03/09/15

Cidade de Marco de Canaveses - Desde amanhã (4 de setembro) até ao próximo domingo (dia 6), a zona envolvente à Igreja de S. Nicolau vai acolher o V Mercado Medieval, onde não vão faltar jogos de destreza e habilidade, torneios de valentes, serpentes, falcoaria, cães medievais, atividades cerimoniais, cortejos, danças e cuspidores de fogo.



«Marco de Canaveses: O V Mercado Medieval em S. Nicolau começa amanhã
03/09/2015, 14:20

Desde amanhã (4 de setembro) até ao próximo domingo (dia 6), a zona envolvente à Igreja de S. Nicolau vai acolher o V Mercado Medieval, onde não vão faltar jogos de destreza e habilidade, torneios de valentes, serpentes, falcoaria, cães medievais, atividades cerimoniais, cortejos, danças e cuspidores de fogo.

Junto à ponte de Canaveses, os apreciadores da história vão recuar ao tempo da Rainha D. Mafalda. A Feira de Santa Luzia, um episódio da história local, vai ser recriada com a presença de mercadores e artesãos.

Na edição deste ano, destaque para uma novidade: os torneios de cavalos. Um fator que vai “alargar a área do evento e potenciar mais animação. É uma forma de tornar o mercado mais atrativo”, divulgou António Santana, presidente da junta de freguesia do Marco, entidade organizadora da iniciativa.

Na realização deste evento, a junta de freguesia conta ainda com o apoio da Câmara Municipal e a parceria de instituições e grupos locais.

O público “pode esperar muita cor, música, animação, boa gastronomia e muita variedade de artesanato”, garantiu Paula Vasconcelos, a impulsionadora desta iniciativa que “nasceu” quando era a presidente da extinta junta de freguesia de S. Nicolau.

Para a mentora do evento, é “um orgulho” assistir à afirmação do Mercado Medieval, que se vai realizar pelo quinto ano consecutivo, e não vão faltar motivos para que seja um sucesso mais uma vez.

“Este evento é uma mais-valia para a nossa terra e este ano promete. O cenário natural do local é um dos pontos fortes e além disso temos surpresas muito interessantes”, garante Paula Vasconcelos.

Também António Santana considera que a ideia de criar o Mercado Medieval em S. Nicolau “foi uma ideia muito feliz”. Para o presidente de junta, “o núcleo de S. Nicolau é lindíssimo e o património histórico tem que ser protegido e trabalhado mas também tem de ser divulgado”.

Valorização do património e dinamismo económico são os objetivos

Para a junta de freguesia do Marco, o principal objetivo do Mercado Medieval, tal como no Mercado Romano, é “a divulgação do património, da história da freguesia e do concelho”. É igualmente “uma forma de atrair pessoas, com vista ao dinamismo económico”, destacou António Santana.

“Temos de incentivar as pessoas a visitar-nos não só nos mercados mas no ano inteiro, para que façam aqui as suas compras, as suas refeições e assim dinamizem a nossa economia. Só assim é que faz sentido”, salienta o presidente de junta que identifica, no entanto, a falta de alojamento como a principal lacuna.

A quinta edição do Mercado Medieval do Marco de Canaveses que vai iniciar com um cortejo, pelas 19h30.

No dia inaugural o mercado fecha portas às 24h00. No sábado, o horário de funcionamento é das 16h00 às 24h00. No domingo o mercado irá funcionar das 16h00 às 23h00.» in http://www.averdade.com/pagina/seccao/2/noticia/11100?utm_source=sendinblue&utm_campaign=NEWSLETTER_A_VERDADE&utm_medium=email


(Marco de Canaveses: São Nicolau viajou no tempo com mais um mercado medieval)


(Teaser Mercado Medieval S. Nicolau 2014 - Marco de Canaveses)


(Mercado Medieval em S. Nicolau, Marco de Canaveses)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover