27/08/15

Animais Marinhos - Biologistas marinhos ganharam um verdadeiro jackpot ao deparar-se com a presença de espécies vivas do Allonautilus scrobiculatus, também conhecido como Crusty Nautilus.



«Animal marinho raro avistado pela primeira vez em 30 anos

Biologistas marinhos ganharam um verdadeiro jackpot ao deparar-se com a presença de espécies vivas do Allonautilus scrobiculatus, também conhecido como Crusty Nautilus. Com certeza já viu este gigantesco “caracol” marinho em ilustrações ou fotos antigas, pois há 31 anos que não era fotografado vivo no seu habitat natural – quando em 1984 foi avistado pela primeira vez vivo nas águas da ilha Ndrova, na Papua Nova Guiné. Foi exatamente neste local que os biólogos exploraram e voltaram a encontrá-lo, a cerca de 180 metros de profundidade.  

Esta espécie da família dos Cefalópodes é parente afastada do polvo e o choco e a sua primeira aparição data de há 500 milhões de anos. São considerados autênticos fósseis vivos porque durante estes milhões de anos nunca mudaram de forma. Estes são originários das águas tropicais dos oceanos Pacífico e Índico, Austrália, costa do Japão e ilhas Fiji. Sendo animais são predadores muito lentos, que se alimentam essencialmente de pequenos peixes e crustáceos, capturados com os seus tentáculos.  

A equipa trouxe os animais para a superfície, num reservatório de água fria, pois eles não gostam do calor. Foram retiradas amostras da pele, da concha e muco, depois foram medidos e pesados, antes de serem devolvidos ao seu habitat natural. Com esta informação será possível determinar a idade e o sexo dos animais.

O Crusty Nautilus vive em populações muito reduzidas, e são isolados uns dos outros. A razão é a limitação do seu espaço ideal de habitat, ou seja, vivem a cerca de 800 metros de profundidade, morrendo se forem mais fundo e evitam a superfície pelo calor da água.» in http://querosaber.sapo.pt/ciencia/animal-marinho-raro-avistado-pela-primeira-vez-em-30-anos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover