05/07/15

Trabalho - É difícil perceber qual a pior profissão do mundo – há muitas, infelizmente, e escolher entre uma e outra não é racional, no entanto, uma das grandes concorrentes a este epíteto é a de mineiro de enxofre na Indonésia.



«A PIOR PROFISSÃO DO MUNDO? 

É difícil perceber qual a pior profissão do mundo – há muitas, infelizmente, e escolher entre uma e outra não é racional. No entanto, uma das grandes concorrentes a este epíteto é a de mineiro de enxofre na Indonésia.

Estes homens trabalham turnos de 12 horas dentro da cratera de um vulcão e, como o próprio nome indica, partem enxofre solidificado e levam-no para fora da cratera. Durante todo este tempo, eles inalam fumos tóxicos e arriscam as suas vidas por €4,2 ao dia.

Para além disso, os mineiros de enxofre de Java do Leste, Indonésia, têm que escalar rochas afiadas e sujeitarem-se a uma eventual erupção do vulcano.

O fotógrafo russo Gleb Tarro, que vive em San Diego, nos Estados Unidos, testemunhou a vida destes trabalhadores desconhecidos e invisíveis. “Visitei o vulcão Ijen para fotografar as suas belas cores, mas quando vi várias pessoas no nevoeiro tóxico do local, com cestos enormes, percebi que as minhas fotos precisavam de foco”, explicou ao Daily Mail.

“Cerca de 200 mineiros estavam a partir enxofre sólido em peças enormes e a levá-lo, em cestos, para fora da cratera. O enxofre é depois vendido para uma refinaria de açúcar próxima”, explicou Tarro.

“Quase não consegui respirar na cratera e não consigo imaginar estes homens a carregar cestos pesados do dia inteiro. Entre 75 e 90 quilos. Vivemos numa sociedade urbana e nunca pensamos nestas condições de trabalho”, concluiu.» in http://greensavers.sapo.pt/2015/07/05/a-pior-profissao-do-mundo-com-fotos/


(Mineradores de Enxofre do Vulcão Kawah Ijen em Java - Viagem Mundial)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover