31/08/14

F.C. do Porto Andebol: F.C. do Porto Vitalis 32 vs Sporting C.P. 25 - O FC Porto venceu, este domingo, o Sporting, conquistando dessa forma o XVI Torneio Internacional de Viseu, que decorreu sábado e domingo na cidade beirã.



«DRAGÕES VENCEM XVI TORNEIO INTERNACIONAL DE VISEU

Portistas derrotaram o Sporting na final por 32-25.

​O FC Porto venceu, este domingo, o Sporting, por 32-25, conquistando dessa forma o XVI Torneio Internacional de Viseu, que decorreu sábado e domingo na cidade beirã. Os comandados de Ljubomir Obradovic terminaram da melhor forma a preparação para o fim-de-semana de 5 e 6 de Setembro, em que vão disputar a qualificação para a EHF Champions League.

Apesar de ao intervalo estar a perder por 15-12, a equipa portista soube reagir à desvantagem e fez uma segunda parte de grande qualidade, contando com uma prestação de alto nível Alexis Hernandez (7 golos) e Edgar Landim (5 golos).

O FC Porto alinhou e marcou com: Hugo Laurentino (g.r.), Gilberto Duarte (4), Yoel Cuni Morales (3), Nuno Roque, Hugo Santos (4), Ricardo Moreira (3) e Alexis Hernandez (7). Jogaram ainda: Alfredo Quintana (g.r.), Daymaro Salina, Edgar Landim (5), Miguel Martins (2), Nuno Gonçalves (1), Wesley Freitas (3) e Leandro Semedo.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Dragoes-vencem-XVI-Torneio-Internacional-de-Viseu.aspx

F.C. do Porto Sub 15 Futebol: Boavista 0 vs F.C. do Porto 4 - Jovens Dragões iniciam campeonato nacional de juniores C a bater panteras.



«SUB-15 GOLEIAM BOAVISTA NA ESTREIA 

Vitória por 4-0 na jornada inaugural da primeira fase do Campeonato Nacional de Juniores C​.

​Os Sub-15 golearam, este domingo, o Boavista, por 4-0, no Complexo Desportivo Bessa XXI, no encontro inaugural da primeira fase do Campeonato Nacional de Juniores C. Fábio Vieira (3m), João Serrão (11m e 45m, ambos de grande penalidade) e Mesquita (62m) marcaram os golos dos portistas, que se estrearam assim da melhor forma na competição.

Os portistas fizeram uma boa primeira parte, em que se realçou a boa organização e a concentração alta com que a equipa encarou o desafio. 

Gerindo a posse de bola e manietando o adversário com classe, foi com naturalidade que os jovens Dragões marcaram dois golos. 

A entrada forte do Boavista na segunda metade foi inconsequente e os comandados de Luís Gonçalves assumiram novamente o controlo do desafio, marcando mais duas vezes e sentenciando o resultado final em 4-0.

Os Sub-15 alinharam com: João Cardoso; Paulo Moreira, Cláudio Silva, Mesquita e João Serrão (cap.); Romário Báro, Afonso Sousa e Fábio Vieira (Vítor Ferreira, 48m); João Mário (Ruben Teixeira, 60m), Leandro (Vasco Paciência, 36m) e Miguel Magalhães (Ruben Moura, 36m).» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Sub-15-goleiam-Boavista-na-estreia.aspx



Formação: Sub-15 - Campeonato Nacional (1.ª fase, 1.ª j.): Boavista-FC Porto, 0-4 (31-08-2014)

30/08/14

F.C. do Porto Sub 19 Futebol: F.C. do Porto 4 vs Boavista 2 - ​A equipa Sub-19 venceu este sábado o Boavista, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, em jogo a contar para a quarta jornada da primeira fase do Campeonato Nacional de Juniores A.



«SUB-19: TRIUNFO NO DÉRBI COM O BOAVISTA

​Vitória por 4-2 foi a segunda consecutiva no campeonato.

​A equipa Sub-19 venceu este sábado o Boavista (4-2), no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, em jogo a contar para a quarta jornada da primeira fase do Campeonato Nacional de Juniores A.

Depois da goleada à Oliveirense na ronda anterior (5-0), os jovens Dragões somaram a segunda vitória consecutiva num jogo em que, depois de estarem a vencer por 2-0, permitiram aos boavisteiros igualar o resultado, igualdade essa desfeita na etapa complementar. Verdasca (8m), Bruno Costa (12m), Sérgio Ribeiro (75m) e Rui Pedro (79m) foram os marcadores de serviço nos portistas.

A equipa comandada por António Folha alinhou com João Costa (g.r.), Rui Silva (Fernando, 76m), Jorge, Verdasca (cap.), David, Fidelis, Bruno Costa, Clever (João Cardoso, 70m), Rui Pedro, Elvis (Sérgio Ribeiro, 46m) e Ruben Macedo.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Sub-19-Triunfo-no-d%C3%A9rbi-com-o-Boavista.aspx

Arte Poesia - O Meu Amigo e Poeta, Ângelo Ôchoa, interpela-nos com o Poema: "O Equívoco".




"O Equívoco:

Vemos Camus; ceamos num recanto do teatro.
Seguimos atentos o depoimento filmado em vida do autor
reclamando-nos a portugueses e espanhóis
descendentes d’incertos carniceiros, e etc., etc.,
e da importância do por demais debatido bife bovino.
Nem reparamos que o figurão usa bigode.
Rimo-nos muito, quando se supõe não ter graça.
Não entendemos patavina quanto ali acontece.
Desliza o palco até à rua, e continuamos a peça.
Fazemos que nos cumprimentamos, e não dizemos nada."

Ângelo Ochôa, Poeta



Ângelo Ochôa - "O Equívoco"


29/08/14

Amarante - Fabulosas Alminhas implantadas num dos muros do Adro da Igreja de Ôlo, um painel de azulejos muito bonito e bem enquadrado.


(Fabuloso painel de azulejo muito bem enquadrado no local em que foi colocado)

Amarante Arte - É assim a Festa das Artes, que se realiza este sábado a partir das 16h, no antigo Hotel Silva, em Amarante e o acesso às 12 horas de festa custa 12 euros.









«Hotel Silva - Festas das Artes

Pintura, poesia, uma exposição de fotografia, um workshop de hortas mandala e atuações de DJ Vibe, Duarte Bettencourt e Bis Boys Please, entre outros. 

É assim a Festa das Artes, que se realiza este sábado a partir das 16h, no antigo Hotel Silva, em Amarante. O acesso a estas 12 horas de festa custa 12 euros.» in http://observador.pt/2014/08/29/melhores-sugestoes-para-o-fim-de-semana-10/

Desporto Futebol - Cristiano Ronaldo foi esta quinta-feira distinguido com o prémio de Melhor Jogador da Europa, título que lhe escapara nos últimos três anos.



«UEFA Agora sim, Cristiano é o melhor da Europa

Cristiano Ronaldo foi esta quinta-feira distinguido com o prémio de Melhor Jogador da Europa, título que lhe escapara nos últimos três anos.

Cristiano Ronaldo venceu o ‘UEFA Best Player in Europe Award’ da época 2013/2014. Esta é a primeira vez que o jogador português leva esta título para casa, mesmo tendo estado nomeado nas três edições anteriores.

Três grandes nomes do futebol, um único prémio: Neuer, Robben e Ronaldo eram os nomeados ao prémio da UEFA para melhor jogador europeu do ano e todos tinham pontos a favor. A vitória, no entanto, coube ao português. Depois de ter sido considerado o melhor do Mundo, Cristiano Ronaldo volta a ser premiado, num ano em que bateu recordes na Champions.

O guarda-redes alemão e o atacante holandês foram colegas de equipa no Bayern de Munique de Guardiola, que apesar de não ter vencido a Champions voltou a ser o campeão alemão. Ambos contavam também com participações positivas no Mundial2014, no Brasil, ao contrário do português.

Manuel Neuer foi o guarda-redes de serviço dos novos campeões do mundo, que no seu percurso rumo ao título vulgarizam seleções como Portugal e Brasil, com estes últimos a sofrer uma esmagadora goleada (um 7-1 que ficou para a história). Arjen Robben ficou-se pelo terceiro lugar, pela Holanda. Mas o holandês foi para muitos o melhor jogador da Copa, apesar de o prémio ter sido atribuído – não sem polémica – a Messi.

Cristiano Ronaldo, por seu lado, marcou apenas um golo numa participação dececionante da seleção portuguesa e falhou também o título de campeão espanhol. Ainda assim, o português voltou a ser decisivo num Real Madrid que venceu a Copa do Rei e, mais importante, conquistou a almejada 10ª taça, ao vencer em Lisboa a Liga dos Campeões, um título que há muito os ‘merengues’ desejavam. Ronaldo bateu também o recorde de golos na competição, com 17 'tentos', um número que não será fácil bater.» in http://www.noticiasaominuto.com/desporto/268184/agora-sim-cristiano-e-o-melhor-da-europa?utm_source=gekko&utm_medium=email&utm_campaign=daily#/615/0

(CRISTIANO RONALDO MELHOR JOGADOR DA EUROPA 2013/2014 HOJE 28/08/2014)

(Cristiano Ronaldo é eleito melhor jogador da Europa na temporada 2013/2014)

(CR7 é eleito melhor jogador da Europa)


Liga Europa: Rio Ave 1 vs Elfsborg 0 - O Rio Ave assegurou a presença na fase de grupos da Liga Europa de futebol, ao vencer os suecos do Elfsborg por 1-0, tendo o golo da vitória chegou mesmo no fim e foi marcado por Esmael.

Golo ao 'cair do pano' leva Rio Ave para Liga Europa

«Apuramento Golo ao 'cair do pano' leva Rio Ave para Liga Europa

O Rio Ave assegurou a presença na fase de grupos da Liga Europa de futebol, ao vencer os suecos do Elfsborg por 1-0. O golo da vitória chegou mesmo no fim e foi marcado por Esmael.

A equipa vide Vila do Conde entrou em campo a precisar apenas de vencer e sem sofrer golos, depois de ter perdido na primeira mão por 2-1, mas teve de aguardar pelo final do encontro para marcar o golo da vitória e seguir em frente na prova.

Na sexta-feira, o Rio Ave vai marcar presença no sorteio para a fase de grupos, em cerimónia que decorrerá no Mónaco e que já tinha presença assegurada do Estoril-Praia, qualificado diretamente para esta fase em virtude do quarto lugar na última edição da Liga.

O Nacional perdeu hoje com o Dínamo Minsk, por 3-2, no Funchal, resultado que o afastou da fase de grupos da Liga Europa, depois de já ter perdido na primeira mão por 2-0.» in http://www.noticiasaominuto.com/desporto/268401/golo-ao-cair-do-pano-leva-rio-ave-para-liga-europa?utm_source=gekko&utm_medium=email&utm_campaign=daily



2014.08.28 (21h15) - Rio Ave 1-0 Elfsborg (Play-Offs)

28/08/14

Amarante Mancelos - Igreja Românica, Adro, Convento, Monumentalidade do Cemitério, Pessoas que lá estão, Quintas, casas, recordações... Mancelos é uma Freguesia Nobre!

DSC06201

(Imagens da linda e nobre Freguesia de Mancelos, desde o o Adro da sua Igreja Românica)

Vespa Asiática - Os bombeiros de Lordelo, Paredes, localidade a cerca de 10 minutos do Porto, destruíram nas últimas semanas sete ninhos de vespa asiática, um dos quais com um metro de comprimento.

Destruídos ninhos de vespa asiática a 10 minutos do Porto

«Destruídos ninhos de vespa asiática a 10 minutos do Porto

Os bombeiros de Lordelo, Paredes, localidade a cerca de 10 minutos do Porto, destruíram nas últimas semanas sete ninhos de vespa asiática, um dos quais com um metro de comprimento.

Segundo Pedro Alves, comandante dos bombeiros de Lordelo, o caso mais complicado aconteceu na localidade de Parteira, a cerca de seis quilómetros do centro de Lordelo.

Os bombeiros foram alertados para a existência de vespas asiáticas e, à chegada, depararam-se com um ninho com mais de um metro de comprimento e 80 centímetros de largura.

"Nesse caso, tivemos de pedir permissão ao proprietário do terreno para derrubar a árvore", contou Pedro Alves.

Contudo, acrescentou, nessa operação "o ninho partiu-se a meio e algumas vespas fugiriam e começaram a fazer ninhos em habitações das redondezas".

No mesmo dia, a corporação destruiu mais três ninhos. "Conforme somos alertados, procedemos à destruição dos ninhos, mas algumas vespas conseguem fugir e começam a fazer ninho noutros locais", alertou.

De acordo com Pedro Alves, a "situação não está sanada".

Na região do Tâmega e Sousa, outros concelhos têm sido afetados pela vespa asiática.

Em Amarante e Celorico de Basto, vários ninhos já foram destruídos pela proteção civil.

No concelho do Marco de Canaveses, os bombeiros relataram à Lusa uma situação, na freguesia de Constance.

Também em Paredes, os Bombeiros de Baltar foram também acionados para destruir um ninho de vespas asiáticas.

Na quarta-feira, em Penafiel, o secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza avançou à Lusa que, em setembro, serão anunciadas ações concretas para monitorizar e controlar a vespa asiática em Portugal. "Esperamos apresentar as atividades que vão ter lugar no território", explicou Miguel de Castro Neto, acrescentando que o Governo "está a acompanhar a situação", num trabalho que envolve várias secretarias de Estado.

O secretário de secretário de Estado admitiu a necessidade de "dar informação, segurança e proteger pessoas e bens". Defender a atividade económica associada, que é a apicultura, é outro objetivo do plano, assinalou.» in http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Porto&Option=Interior&content_id=4097530&page=-1

Tesouros Portugueses - Por empréstimo do Museu Nacional de Arte Antiga, o Báculo da Abadessa do Mosteiro de São Bento da Avé Maria do Porto encontra-se exposto no Museu Nacional de Soares dos Reis entre o dia 17 de julho e o dia 7 de setembro.

(Aspeto do Porto – Igreja dos Congregados e trecho da Muralha com a porta dos carros, vendo-se do lado direito do observador o antigo Mosteiro de São Bento de Avé Maria, onde atualmente se encontra a Estação de São Bento.)


«BÁCULO DA ABADESSA DO MOSTEIRO DE SÃO BENTO DA AVÉ MARIA
Museu Nacional Soares Dos Reis

Por empréstimo do Museu Nacional de Arte Antiga, o Báculo da Abadessa do Mosteiro de São Bento da Avé Maria do Porto encontra-se exposto no Museu Nacional de Soares dos Reis entre o dia 17 de julho e o dia 7 de setembro. A excecionalidade deste Tesouro Nacional, a importância da sua relação com a História do Porto e a rara oportunidade dos seus conterrâneos poderem observá-lo na sua cidade, são motivos suficientes para abrir uma exceção na apresentação que aqui tem sido feita das coleções do museu.

Atributo da dignidade abacial, este báculo de prata dourada é um magnífico exemplar de ourivesaria portuguesa. Profusamente decorado, surge como símbolo da importância do seu possuidor e como testemunho da riqueza e poder do convento.

A profusa decoração que se expande por toda a peça inspira-se nos motivos maneiristas das ferroneries e enrolamentos de finais do século XVI. O fragmento que liga o nó à base é ornamentado com cariátides e cartelas enroladas nas quais se aplicaram quartzos e vidros coloridos engastados.

Na face exterior de uma pequena voluta que pende do enrolamento da croça foi aposto um brasão, cuja leitura heráldica tem levantado várias questões não só na identificação do encomendante e doador como também na atribuição correta da data da sua feitura, na ausência de qualquer registo documental. Se para alguns autores, será o brasão das famílias Ataídes e Aguiar, relacionando a peça à abadessa D. Guiomar de Ataíde (1578/1612), outra leitura toma estas como as armas das famílias Ferreira e Azevedo, associando assim esta alfaia à abadessa D. Maria Conceição de Azevedo (1694/97).

No sentido da missão pastoral da abadessa, o Báculo segue todos os requisitos da sua tipologia de bastão, com uma vara dividida em anéis sobrepujada por nó a terminar numa croça em voluta.

A complexa estrutura decorativa que apresenta sugere de base um programa iconográfico doutrinal sintetizado na Anunciação do nascimento de Cristo, na Sua morte redentora, na fundação da própria Igreja e na disseminação da Sua Palavra.

O tema da Anunciação surge no interior da voluta da croça com as figuras em vulto do Arcanjo São Gabriel e da Virgem Maria, encimados no exterior da mesma pela albarrada que conteria as flores simbólicas da virgindade coroada pela pomba do Espírito Santo, numa clara alusão à evocação do orago do Mosteiro de São Bento de Avé Maria.

O nó, de estrutura arquitetural organizada em dois registos, com entablamentos sobrepostos e duas ordens de edículas. No registo superior e em cada uma das edículas surgem figuras de anjos sustentando os emblemas da Paixão de Cristo: a cruz, os pregos, a lança, a escada e o martelo.

Inv. 232 Des CMP MNSRAspeto do Porto – Igreja dos Congregados e trecho da Muralha com a porta dos carros, vendo-se do lado direito do observador o antigo Mosteiro de São Bento de Avé Maria, onde atualmente se encontra a Estação de São Bento.
Nas edículas do registo inferior são representados São Pedro, São Paulo e os quatro Evangelistas.

A sua apresentação museográfica é complementada com parte de um núcleo de peças provenientes da demolição deste convento para a construção da atual Estação do Caminho de Ferro de São Bento, expostas na zona exterior do Museu, antiga cerca do Palácio dos Carrancas.

Retirado do texto de Maria de Fátima Pimenta, conservadora da coleção de Ourivesaria do Museu Nacional de Soares dos Reis. Escrito segundo o novo acordo ortográfico.

Ficha:

BÁCULO
Portugal; Século XVI/XVII
Prata dourada, quartzos e vidros coloridos
A. 235 cm
Aquisição: Legado Valmor, 1916
Inv. 536 MNAA» in http://www.porto24.pt/memoria/baculo-da-abadessa-mosteiro-de-sao-bento-da-ave-maria/


Vespa Asiática - Além de Celorico de Basto, a vespa asiática tem sido observada noutros concelhos da região, nomeadamente em Amarante, onde a proteção civil concelhia também tem procedido à destruição de dezenas de ninhos, incluindo alguns na área urbana.



«Proteção civil de Celorico de Basto destrói ninhos de vespa asiática
Publicado em 26/08/2014 por Armindo Mendes em Destaque, Sociedade.

Os ninhos têm sido destruídos com recurso a maçaricos e a outros meios.

A proteção civil de Celorico de Basto tem destruído, nas últimas semanas, vários ninhos de vespa asiática, avançou hoje à Lusa o presidente da câmara.

Segundo Joaquim Mota e Silva, tudo está a ser feito para controlar a situação, evitando que aquele inseto invada zonas onde existem colmeias.

Os ninhos têm sido destruídos com recurso a maçaricos e a outros meios.

Os ninhos têm sido encontrados sobretudo em árvores de grande porte.

O presidente apela à população para que informe a proteção civil se observar sinais de vespa asiática e para que possam ser prontamente destruídos.

Joaquim Mota e Silva alerta ainda para os perigos das picadas daquele inseto de grande dimensão.

Além de Celorico de Basto, a vespa asiática tem sido observada noutros concelhos da região, nomeadamente em Amarante, onde a proteção civil concelhia também tem procedido à destruição de dezenas de ninhos, incluindo alguns na área urbana.

APM.
Lusa/fim» in http://www.tamegasousa.pt/protecao-civil-de-celorico-de-basto-destroi-ninhos-de-vespa-asiatica/


(Vespa asiática detetada no Alto Minho Porto Canal)


(Ninho de vespas em Rio de Moinhos Marinhas Esposende)


Vespa Velutina (vespa asiática)

27/08/14

Segunda Liga - Feirense 1 vs F.C. do Porto B 2 - O FC Porto B venceu o Feirense, esta quarta-feira, em Santa Maria da Feira, com golos de Gonçalo Paciência (g.p.) e de Frédéric, em partida a contar para a quarta jornada da Segunda Liga.



«"BÊS" ESTREIAM-SE A VENCER NA SEGUNDA LIGA

​Dragões alcançam vitória por 2-1 em Santa Maria da Feira.

​O FC Porto B venceu o Feirense, esta quarta-feira, em Santa Maria da Feira, por 2-1, com golos de Gonçalo Paciência (g.p.) e de Frédéric, em partida a contar para a quarta jornada da Segunda Liga. Esta foi a primeira vitória dos comandados de Luís Castro na competição, após duas derrotas e um empate.

Os "bês" assumiram o controlo da partida desde o apito inicial, criando várias oportunidades para se adiantar no marcador, uma das quais a de Víctor García (aos 19 minutos) e duas de Frédéric (tal como no jogo anterior, um dos mais inconformados do FC Porto B) que, com um remate ao poste e um cabeceamento desviado pelo guarda-redes adversário, poderia ter inaugurado o marcador. Esse momento estava reservado, no entanto, para Gonçalo Paciência que, de grande penalidade, fez o 1-0 com que o encontro chegou ao intervalo.

A perder, o Feirense entrou na segunda metade com vontade de dar a volta aos acontecimentos, mas o FC Porto B não se desleixou no ataque: Frédéric correu mais de metade do campo com a bola, tirou Tonel do caminho e rematou colocado, à passagem dos 62 minutos. Foi já à entrada dos dez minutos finais que o Feirense conseguiu reduzir a vantagem dos portistas, com Barge a rematar forte e colocado, sem hipóteses para Kadú.

Até ao final, a equipa da casa pressionou, mas os Dragões conseguiram manter o 2-1 e somaram o primeiro triunfo na competição. A próxima partida dos "bês" é no domingo, com o Santa Clara, às 11h00, no Estádio de Pedroso.

FICHA DE JOGO

Feirense-FC Porto B, 1-2

Segunda Liga, 4.ª jornada
27 de Agosto de 2014
Estádio Marcolino de Castro, em Santa Maria da Feira

Árbitro: Cosme Machado (Braga)
Assistentes: Alfredo Braga e Pedro Fernandes
Quarto árbitro: José Gomes

FEIRENSE: Paiva; Carvalho, Igor, Tiago Jogo, Cafú, Fabinho, Gonçalo Abreu, Tonel, Cris, Fonseca, Barge
Substituições: Cris por Hélder Rodrigues (56m), Gonçalo Abreu por Zé Mário (68m) e Fabinho por Ruben (75m)
Não utilizados: Makandze, Joca, Micael e Leandro
Treinador: Pedro Miguel

FC PORTO B: Kadú; Víctor García, Igor Lichnovsky, Zé António e Kayembe; Tomás Podstawski, Francisco Ramos e Leandro Silva; Frédéric, Gonçalo Paciência e Ivo Rodrigues
Substituições: Leandro Silva por Pavlovski (46m), Kayembe por David Bruno (60m) e Gonçalo Paciência por André Silva (75m)
Não utilizados: Caio, Graça, Leander Siemann e Roniel
Treinador: Luís Castro

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Gonçalo Paciência (40m, g.p.), Frédéric (61m) e Barge (81m)
Disciplina: cartão amarelo para Diogo Fonseca (9m), Paiva (20m), Francisco Ramos (29m), Leandro Silva (32m), Igor Lichnovsky (38m), Carvalho (44m), Barge (57m), Gonçalo Paciência (75m), Kadu (90+3m), André Silva (90+4m) e Hélder Rodrigues (90+5m). Cartão vermelho para Tonel (90+2).» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/bes-feirense.aspx


Futebol: Feirense-FC Porto B, 1-2 (Segunda Liga, 4.ª jornada, 27/08/14)

Desporto Judo - A portuguesa Telma Monteiro conquistou esta quarta-feira a medalha de prata na categoria de -57 kg nos Mundiais de judo, em Cheliabinsk, na Rússia, depois de perder na final com japonesa Nae Udaka.



«Telma Monteiro conquista medalha de prata no Mundial

A portuguesa Telma Monteiro conquistou esta quarta-feira a medalha de prata na categoria de -57 kg nos Mundiais de judo, em Cheliabinsk, na Rússia, depois de perder na final com japonesa Nae Udaka.

Telma Monteiro, de 28 anos, conquistou a medalha de prata pela quarta vez num Mundial, depois de ter sido vice-campeã em 2007, ainda nos -52 kg, e em 2009 e 2010, contando ainda com um bronze em 2005, com apenas 20 anos.

Na final, na Sport Arena Traktor, Telma Monteiro esteve a 32 segundos do título, num combate que controlou até esse momento e viu a sua adversária sofrer um "shido", por posição demasiado defensiva, quando ainda faltavam 2.39 minutos para o fim.

Num combate que até estava controlado, a judoca portuguesa foi penalizada pelo esforço que fez até aos instantes finais, acabando também ela, numa fase que já aparentava cansaço, por sofrer um castigo e voltar à estaca zero.

No "ponto de ouro", sem que nenhuma judoca sobressaísse, talvez Udaka estivesse ligeiramente melhor, mas Telma acabou desqualificada numa situação de ataque da japonesa, em que, no desequilíbrio, instintivamente, levou à mão à perna da asiática.

O júri considerou ser motivo para desqualificação e a portuguesa acabou por não conseguir novamente chegar ao título mundial, numa prova em que provavelmente nunca terá estado tão perto de o fazer em 12 anos de carreira.

Foi a segunda vez que Telma Monteiro defrontou Nae Udaka (13.ª do Mundo), depois de se terem encontrado em 2009 na final do Grand Slam do Rio de Janeiro, com vitória da portuguesa.

Esta quarta-feira, em Cheliabinsk, ao contrário de muitas outras ocasiões, Telma nem estava entre as favoritas, mas o seu judo e persistência, ao longo de uma carreira que tem sido notável, parece nunca admitir outro cenário que não seja o de lutar pelo pódio.

Atualmente a judoca do Benfica ocupa o 11.º lugar do Mundo e nestes Mundiais derrotou a cazaque Sevara Nishanbayeva, por ippon, em apenas 21 segundos, e a norte-americana Marti Malloy (yuko), desforrando-se assim da prematura eliminação nos Jogos Olímpicos Londres2012.

No terceiro combate impôs-se à suíça Fabienne Kocher, em 39 segundos, também por "ippon", depois de um "waza-ari", e nas meias-finais derrotou a mongol Sumiya Dorjsuren igualmente pela vantagem máxima.

Telma Monteiro entrou no circuito internacional do judo ainda júnior, aos 17 anos, mas foi em 2004, aos 18, que começou a somar medalhas importantes e a tornar-se um "caso sério", quando obteve o bronze nos Europeus seniores de Bucareste.

Depois disso somou muito mais de uma década de competição a alto nível: conquistou quatro títulos de campeã europeia, uma medalha de prata e cinco de bronze também a nível continental, e foi quatro vezes vice-campeã mundial, arrecadando ainda o bronze uma vez.

O sucesso da judoca contrasta com o de outros portugueses e esta quarta-feira, também em Cheliabinsk, os judocas André Alves e Jorge Fernandes (ambos em -73 kg) acabaram eliminados ao primeiro combate.

André Alves perdeu, por castigo, frente ao norte-coreano Kuk Hyon Hong, campeão asiático em 2013, e Jorge Fernandes perante o húngaro Miklos Ungvari, vice-Campeão Olímpico em Londres 2012, por ippon.

Na quinta-feira, Portugal terá nestes Mundiais Ana Cachola (59.ª), que defronta a israelita Yarden Gerbi (2.ª), nos -63 kg, Carlos Luz (26.º), com o croata Tomislav Marijanovic (47.º), e Diogo Lima (107.º), frente ao salvadorenho Juan Diego Turcios (80.º), ambos em -81 kg.» in http://www.record.xl.pt/Modalidades/Judo/interior.aspx?content_id=901643 


European Championships 2014 Judo # 57 kg - MONTEIRO, Telma (POR) / FILZMOSER, Sabrina (AUT)

Festa da Senhora d'Agonia - Viana do Castelo, são marcadas por vários acontecimentos, que este ano decorreram entre 20 e 24 de agosto, um dos mais aguardados é o desfile das noivas e mordomas.

As Noivas de Viana

«As noivas de Viana

As festas da Senhora D’Agonia, em Viana do Castelo, são marcadas por vários acontecimentos, que este ano decorreram entre 20 e 24 de agosto. Um dos mais aguardados é o desfile das noivas e mordomas.

2

Em 1751 dá-se o início da devoção à Senhora d'Agonia, com a a entrada da imagem na Capela do Bom Jesus. Em 1783, a Sagrada Congregação dos Ritos concedeu a licença para todos os anos se celebrar nesta capela, no dia 20 de agosto, uma Missa Solene. Esta data passaria a ser feriado municipal na cidade de Viana.

3

Mais tarde, em 1861, a Romaria passa a ser uma festa religiosa, um arraial com os descantes ao som das violas, as esturdias e as danças. No ano seguinte, calcula-se que mais de 50 mil pessoas contemplaram o fogo-de-artifício da festa. Dez anos depois, adiciona-se ao programa das festas uma tourada e, alguns anos depois, a Festa do Traje e o cortejo etnográfico.

4

Hoje em dia, as festas da Senhora D’Agonia levam todos os anos centenas de milhares de pessoas a Viana do Castelo, sendo que um dos pontos altos da festa é o Desfile das Mordomas e Noivas de Viana.

Cortejo_Noivos2

O traje de mordoma e de noiva compõe-se de vestido preto, vestido de pano ou vestido de casamento. É composto por saia preta, avental de veludo, casaca preta bordada, algibeira bordada, lenço de seda natural, meias de algodão branco rendadas, chinelas pretas bordadas a branco.

Cortejo_Noivos3

O traje da noiva difere no lenço que segura o ramo da noiva, é “um lenço de amor” bordado a ponto cruz.

Cortejo_Noivos4

Este ano, cerca de 400 mil pessoas assistiram ao cortejo histórico dedicado à vida e obra de Frei Bartolomeu dos Mártires. Do desfile fizeram parte 33 carros alegóricos, distribuídos por 165 números diferentes.

Cortejo_Noivos9

O percurso de 2300 metros demorou mais de três horas a completar, debaixo do sol de agosto.

MordomasJC9

Os trajes típicos de Viana estão diretamente ligados ao mar e à pesca. Destaque para os brincos, em forma de sardinha.

Cortejo_Noivos12

O traje de noiva vianense assemelha-se aos trajes típicos holandeses, também de cor preta e véu branco em renda.

Cortejo_Noivos13

Atualmente, muitas noivas reatam a tradição e escolhem o traje de noiva para subir ao altar.

8

Entre figuras de operários, lenhadores, taberneiros, varinas e pescadores, as mordomas têm destaque. As mulheres surgem trajadas e carregadas de ouro.

MordomasJC_noiva

Cada mordoma leva o ouro de toda a família e, muitas vezes, de outras famílias da mesma aldeia.

MordomasJC12

Os símbolos minhotos como a joalharia de Viana ou os lenços têm sido objeto de destaque na obra da artista plástica Joana Vasconcelos, que foi a convidada de honra deste ano.

MordomaJC

Uma mordoma com traje à lavradeira, que é utilizado em dias de festa ou em dias de dó. O traje de lavradeira difere na cor e nos motivos bordados de acordo com cada uma das freguesias do concelho de Viana.

MordomaJC1

O traje à lavradeira é um dos símbolos mais característicos de Viana do Castelo e um dos trajes mais típicos de Portugal.

MordomaJC2

O traje de lavadeira é composto por uma camisa branca bordada de azul nos punhos, na frente e nos ombros; um colete bordado que exerce a função de espartilho; uma saia rodada com uma larga barra bordada com os mesmos motivos do colete; o avental e uma algibeira em forma de coração, para transporte de dinheiro e do lenço.

MordomaJC5

Mas os elementos mais importantes do traje são os lenços com motivos florais, vegetais e cornucópias.

MordomasJC11

A Romaria d’Agonia recebeu em 2013 a Declaração de Interesse para o Turismo. (Por Joana de Sousa Costa. Fonte: Daniel Sampaio. Fotos cedidas por Jornal Falcão do Minho).» in http://mulher.sapo.pt/em-foco/fotos/galeria/as-noivas-de-viana/open/#imagem-1


(As Mordomas: Beleza, Cor e Simpatia)


(Viana do Castelo - Romaria Srª da Agonia 2012 - Desfile da Mordomia.)


(Viana do Castelo - Romaria Srª da Agonia 2012 - Bombos.)

Pin It button on image hover