31/01/14

Amarante Literatura - A Pastelaria Studios Editora, apresenta a Obra da Escritora Amarantina de Telões, Professora Anabela Borges, "Até Ser Primavera", apresentação a cargo de António Patrício.


(A Escritora Amarantina de Telões, Amarante, apresenta a sua mais recente Obra Literária, "Até ser Primavera")

«Conto “Fragmentos de uma Existência” (excerto), em "ATÉ SER PRIMAVERA": 


No ar, as primeiras brisas do outono antecipavam um sopro frio. Os piares das aves ouviam-se longínquos e vagarosos como uma súplica, à medida que se enchia a mala do táxi com a bagagem e as portas se batiam e se ouvia o barulho metálico dos pneus a roçarem as grades do caminho atravessando os portões deixados abertos, um pó levantado, espesso, a ficar para trás. O portão escancarado e o lugar a fechar-se em si mesmo, sombrio e esguio. A Celeste entrou no táxi e abandonou-se a um último pensamento confinado ao Chico, como ouvira dizer nos filmes: Já não sou a mulher a quem lambias o sangue dos nós dos dedos. Por isso, acho que terás de ser outro homem também. E aquilo ficava para trás. E tudo o que pendia das árvores talvez fosse um sangue também, talvez que as árvores sofressem também. ANABELA BORGES — com Pastelaria Estudios Editora.» in https://www.facebook.com/events/627969627270952/ 


(Até ser Primavera, Anabela Borges)

Fotografia - A «bola de ouro» para o melhor rabo na rede social de fotos Instagram atende pelo nome de Jen Selter. A jovem de 20 anos mora em Nova Iorque, é adepta de uma vida saudável e conquistou quase 2 milhões de seguidores na rede social principalmente por causa do seu…rabo.

Jovem de Nova Iorque ganha título de «rabo mais famoso do Instagram»

«Jovem de Nova Iorque ganha título de «rabo mais famoso do Instagram»

A «bola de ouro» para o melhor rabo na rede social de fotos Instagram atende pelo nome de Jen Selter. A jovem de 20 anos mora em Nova Iorque, é adepta de uma vida saudável e conquistou quase 2 milhões de seguidores na rede social principalmente por causa do seu…rabo.

A sua popularidade foi catapultada quando, no dia 2 de Janeiro, o New York Post publicou uma entrevista com Jen – desde então ela ganhou cerca de 600 mil seguidores (entre elas, garante a jovem, a cantora Rihanna).

Com a fama do perfil fitness criado em Março de 2012, a jovem decidiu não ir para a faculdade: o patrocínio de suplementos alimentares e empresas desse género garantem o seu sustento. A jovem não revela quanto ganha, mas o guarda-roupa indica um bom montante. Ao New York Post, ela revelou ter mais de 150 calças de ginástica e disse facturar «muito mais do que ganharia se tivesse tirado uma licenciatura».

Aos que a acusam de recorrer ao Photoshop e procedimentos cirúrgicos, Jen garante que o seu corpo é natural. Ela admite ter feito plásticas apenas no nariz, que era muito grande. Não que isso realmente importe: «Não coloco muitas fotos do meu rosto. Geralmente, faço selfies do meu corpo. Não ligo ao que as pessoas pensam [...], mas eles não querem ver o meu rosto», admitiu.» in http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=680453


(JOVEM DE NOVA IORQUE GANHA TÍTULO DE «RABO MAIS FAMOSO DO INSTAGRAM»)

Amarante Gondar - No âmbito da iniciativa Palcos do Românico, vai realizar-se na Igreja de Gondar, nos dias 21 e 22 de fevereiro o espetáculo de dança e teatro de sombras “Catabrisa”, da Companhia Instável.



«Igreja de Gondar acolhe espetáculo de dança e teatro de sombras "Catabrisa"

No âmbito da iniciativa Palcos do Românico, vai realizar-se na Igreja de Gondar, nos dias 21 e 22 de fevereiro o espetáculo de dança e teatro de sombras “Catabrisa”, da Companhia Instável.

Destinado a crianças dos quatro aos dez anos, “Catabrisa” resulta de um jogo coreográfico que dança entre o texto, a música, a luz e a sombra. Um conjunto de imagens e sensações que se resumem num espetáculo de emoções sobre o vento, pois é com o vento que vêm as ideias e a vontade de mudar o mundo.

As sessões do dia 21 de fevereiro, às 10:00 e às 15:00, são dirigidas à comunidade escolar. O espetáculo regressa no dia seguinte, 22, sábado, para mais duas apresentações, abertas às famílias, às 10.00 e às 15.00.

Sinopse do espetáculo

Um menino, em tudo igual a todos os meninos, vive as maiores aventuras de sempre: a aventura da curiosidade, do desejo, da descoberta, do espanto, da invenção, de quem nasce e cresce com o corpo e a mente aos rodopios.

Do livro Catavento (editado pelas Edições Eterogémeas), nasceu um espetáculo: Joana Providência encenou e coreografou, Manel Cruz musicou, Luís Mendonça desenhou cenografia e figurino, Emílio Remelhe escreveu e Filipe Caldeira interpretou.

Juntos criaram um espaço de ideias em forma de sensação, um lugar de sensações em forma de gesto, um sítio de gestos em forma de som, um mapa de sons em forma de sombra, um mundo de sombras em forma de história para todos. Para todos verem, ouvirem, sentirem e pensarem com a forma de ver, ouvir, sentir e pensar cada um.

Texto

Eugénio Roda, a partir do livro Catavento (Edições Eterogémeas), de Gémeo Luís e Eugénio Roda

Conceção e Direção Coreográfica

Joana Providência

Dramaturgia

Eugénio Roda (Emílio Remelhe)

Criação, Cenografia e Figurinos

Gémeo Luís

Interpretação

Filipe Caldeira

Música

Manel Cruz

Direção Técnica

Ricardo Alves

Produção Executiva

Companhia Instável

Uma encomenda

Maria Matos - Teatro Municipal

Coprodução

Centro Cultural Vila Flor, Cinema-Teatro Joaquim D'Almeida, Comédias do Minho. Companhia Instável, Fundação Casa da Música, Fundação Lapa do Lobo e Maria Matos - Teatro Municipal

Companhia Instável

É um projeto cujos objetivos se centram no desenvolvimento da dança contemporânea e na criação de oportunidades profissionais a intérpretes de dança contemporânea.

O seu projeto Lugar Instável - Campo para as Artes Performativas, sedeado no Teatro do Campo Alegre, é um espaço que pretende constituir-se como um local de encontro, partilha e reflexão em torno das práticas artísticas onde é disponibilizada uma oferta formativa na área da dança e complementares. Neste espaço são também desenvolvidas residências artísticas para jovens criadores, sendo, alguns deles, incentivados a apresentar o seu trabalho no Ciclo Palcos Instáveis, também no Teatro do Campo Alegre.

O seu projeto de companhia tem como objetivo criar oportunidades de desenvolvimento artístico e profissional a intérpretes na área da dança. Uma companhia que é, como o nome indica, instável. A cada ano e com cada criador se constitui, através de audições, cria, faz circular o trabalho desenvolvido e depois se dissolve dando lugar a outro criador e a novos intérpretes. Trabalharam com a Companhia Instável, entre outros, Nigel Charnock, Bruno Listopad, Ronit Ziv, Javier de Frutos, Wim Vandekeybus, Rui Horta, Madalena Victorino, Victor Hugo Pontes, Hofesh Shechter e, em 2012, Tiago Rodrigues.» in http://www.cm-amarante.pt/index.php?info=YTozOntzOjQ6Im1lbnUiO3M6MzoiY2FtIjtzOjU6ImFjY2FvIjtzOjEyOiJub3RpY2lhc19sZXIiO3M6MjoiaWQiO3M6NDoiMTM2NiI7fQ==


Pontos Cardeais - Gondar (Amarante) - Parte 1


Pontos Cardeais - Gondar (Amarante) - Parte 2


Pontos Cardeais - Gondar (Amarante) - Parte 3

Arte Poesia - O Meu Amigo e Poeta, Ângelo Ochôa, interpela-nos com o Poema: "Reatam-se-nos diálogos".

 

"Reatam-se-nos
diálogos
de entre banho
e praia:
‘Quereis outro achamento
além dessas ventanias
tão tristes tão alegrias?’
Como se voltássemos
ao Norte."


Manuel Ângelo Ochôa, Poeta


Tecnologia e Ciência - Um conjunto de investigadores japoneses liderados por Mashira Hotta propôs uma nova forma de teletransportar energia a longas distâncias.



«Cientistas propõem método para teletransportar energia

Por enquanto é apenas um trabalho teórico, mas se conseguirmos passá-lo à prática podemos vir a ter um futuro onde não há cabos de alta tensão e a energia é teletransportada para onde for necessário.

Um conjunto de investigadores japoneses liderados por Mashira Hotta propôs uma nova forma de teletransportar energia a longas distâncias. Para já é apenas uma teoria publicada na Physical Review A, mas os cientistas pretendem começar a fazer testes em laboratório para ver até que ponto é viável.

De acordo com o PhysOrg, os cientistas descrevem uma técnica que tira partido das propriedades de luz “comprimida” ou de diferentes estados de vácuo que permitem “teletransportar” informação sobre os estados energéticos das partículas a longa distância.

Na sua proposta, os cientistas tiram partido do entrelaçamento quântico das partículas, um fenómeno onde duas partículas parecem estar ligadas e refletir as mudanças que ocorrem na outra partícula, sem haver uma ligação aparente e independentemente da distância a que estão uma da outra.

O io9 indica que ao efetuar uma medição na primeira partícula injeta-se energia quântica no sistema. Depois, ao escolher cuidadosamente a medição na segunda partícula é possível extrair a energia injetada e, deste modo, “teletransportar” energia.

Os cientistas pretender, agora, colocar a sua teoria em prática no laboratório, para perceber até que ponto isto é prático e quais as dificuldades envolvidas no processo. Hotta dá a entender que a equipa está exatamente a começar os trabalhos de laboratório.» in http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/ciencia/2014-01-30-Cientistas-propoem-metodo-para-teletransportar-energia?utm_source=newsletter&utm_medium=mail&utm_campaign=newsletter&utm_content=2014-01-31

Amarante Política Local - O independente Fernando Gonçalves foi escolhido pelos conterrâneos de Vila Chã do Marão para presidir à junta desta freguesia do concelho de Amarante, mas não tem tido um início de mandato fácil, bem pelo contrário.



«Autarca de Vila Chã do Marão ainda não conseguiu entrar no gabinete
MARGARIDA GOMES 30/01/2014 - 07:45

Fernando Gonçalves é que é o presidente da junta, mas ainda não se sentou na cadeira do gabinete. Acusa o antecessor de não lhe entregar a chave. Caso seguiu para o Ministério Público.

O independente Fernando Gonçalves foi escolhido pelos conterrâneos de Vila Chã do Marão para presidir à junta desta freguesia do concelho de Amarante. Mas não tem tido um início de mandato fácil, bem pelo contrário.

O antecessor no cargo, o também independente Rui Coelho – que foi impedido de se recandidatar por decisão do Tribunal Constitucional – não tem facilitado a vida ao novo inquilino da junta de freguesia, que ainda não conseguiu ocupar o gabinete que lhe está reservado. O contacto com a população, contou Fernando Gonçalves ao PÚBLICO, só pode ter lugar na sala de atendimento de que a junta dispõe, dado que, alega, Rui Coelho mantém em seu poder as chaves do gabinete que ocupou durante vários anos. Fernando Gonçalves acrescenta que o ex-presidente “se recusa a devolver as chaves” do edifício da junta, onde “é visto frequentemente”, e queixa-se de outras dificuldades com que se deparou e que o levaram a fazer uma exposição ao Ministério Público.

Várias pessoas ouvidas pelo PÚBLICO asseguram que Rui Coelho se comporta “como se ainda fosse o presidente da junta e diz que quem manda é ele”. Fernando Gonçalves garante que, há cerca de duas semanas, a mulher do antecessor entrou na junta de freguesia e lhe dirigiu um “conjunto de impropérios”, que o novo autarca diz preferir não reproduzir, "por uma questão de decência". “Pediu-me se podia entrar na sala e depois insultou-me. Disse que o marido é que era o presidente, e não eu. Não lhe respondi e virei-lhe as costas, porque tenho mais juízo e paciência do que eles”, relata Fernando Gonçalves.

O presidente da Junta de Freguesia de Vila Chã do Marão fala de uma “grande pressão” de que estará a ser alvo por parte do seu antecessor, que pretenderá forçá-lo a abandonar o cargo. Mas Fernando Gonçalves garante que não vai renunciar e que respeitará a vontade expressa pelos eleitores, ficando até ao final do mandato. O facto de não poder ocupar o gabinete a que tem direito aborrece-o e diz que já pediu as chaves ao antecessor, sem sucesso.

"Eu era o presidente da junta..."

Contactado pelo PÚBLICO, Rui Coelho negou manter em seu poder as chaves das instalações da junta, mas acabou por admitir que vai lá “frequentemente”, já depois de ter declarado “ser mentira” que visitasse a junta. “Isso é mentira", começou por dizer em relação às chaves. "Eu nem frequento a junta”, chegou a dizer.

O independente que os eleitores de Vila Chá do Marão escolheram a 29 de Setembro para dirigir a freguesia dá conta de que os outros dois elementos do seu executivo, a secretária Margarida Machado e a tesoureira Sílvia Marlene, estão ao lado do anterior presidente e entendem que aquele deve continuar a ter as chaves da sede da junta.

Refutando as acusações de estar a impedir que o presidente eleito assuma a gestão da junta de forma tranquila, Rui Coelho não esconde o orgulho pela influência que considera ter mantido na freguesia e proclama: “A equipa que está na junta é minha. Fui eu que pus lá o presidente. Podia nomear outra pessoa, porque eu era o presidente da junta…”

Quanto ao facto de o gabinete que ocupou enquanto autarca estar inacessível ao sucessor, limita-se a comentar: “O gabinete está lá, eu não o trouxe comigo. Se não está ocupado, é porque o senhor presidente não o ocupa ou não tem capacidade para o ocupar”.

Eleito duas vezes presidente de junta, uma pelo PSD, em 2005, e outra como independente, em 2009, liderando o Movimento Sempre Vila Chã do Marão, Rui Coelho foi impedido de disputar as eleições do ano passado. O PS apresentou uma queixa em tribunal, alegando que Rui Coelho não reunia as condições para ser candidato, por se encontrar em situação de insolvência. O tribunal deu razão ao PS, o ex-presidente da junta ainda recorreu para o Tribunal Constitucional, mas perdeu. Com Rui Coelho afastado da corrida autárquica, Fernando Gonçalves acabou por ser indigitado para encabeçar a lista do movimento independente e conquistou a junta. Mas não a cadeira de presidente.» in http://www.publico.pt/local/noticia/autarca-de-vila-cha-do-marao-ainda-nao-conseguiu-entrar-no-gabinete-1621602

Poesia - O Meu Colega e Amigo, Professor Eugénio Mourão, interpela-nos com o Poema: "À minha procura..."

Foto: À MINHA PROCURA…

Às vezes vou à minha procura,
E pergunto por mim,
Para me encontrar,
E se não dou comigo,
Ali fico voltado para mim,
À espera que chegue.
Às vezes encontro-me,
Outras vezes digo-me que não estou,
E fico triste porque gosto de me ver,
E de falar comigo.
Sou o meu melhor amigo,
Porque sei o que sinto e penso,
Rio e choro comigo,
E nada me escondo.
Tenha tantas saudades de mim!
Um dia quando for embora quero levar-me, 
E ser feliz comigo para sempre.

Eugénio Mourão.

(imagem da Google)



"À MINHA PROCURA…

Às vezes vou à minha procura,
E pergunto por mim,
Para me encontrar,
E se não dou comigo,
Ali fico voltado para mim,
À espera que chegue.
Às vezes encontro-me,
Outras vezes digo-me que não estou,
E fico triste porque gosto de me ver,
E de falar comigo.
Sou o meu melhor amigo,
Porque sei o que sinto e penso,
Rio e choro comigo,
E nada me escondo.
Tenha tantas saudades de mim!
Um dia quando for embora quero levar-me, 
E ser feliz comigo para sempre."

Eugénio Mourão.

30/01/14

Amarante Religião - A Associação Viver Canadelo e Serra do Marão em colaboração com a União das Freguesias de São Gonçalo, Madalena, Cepelos e Gatão, vai realizar, no dia 2 de fevereiro, a Marcha de S. Sebastião, seguida de uma caminhad



«Caminhada de São Sebastião em Amarante

A Associação Viver Canadelo e Serra do Marão em colaboração com a União das Freguesias de São Gonçalo, Madalena, Cepelos e Gatão, vai realizar, no dia 2 de fevereiro, a Marcha de S. Sebastião, seguida de uma caminhada. A título excecional, este ano, a marcha realizar-se-á nesta data, dia da Festa de Nossa Senhora da Piedade em S. Veríssimo - Amarante.

Pretende-se com esta iniciativa recuperar a antiga tradição amarantina, designada de "Marcha de S. Sebastião" que a paróquia e a antiga freguesia de S. Veríssimo realizavam na cidade de Amarante, no dia 19 de janeiro ou no Domingo seguinte. Esta antiga tradição relacionada com o culto e a devoção ao mártir S. Sebastião, tinha por objetivo afastar a peste, a fome e a guerra.

A concentração far-se-á no Largo da Igreja de S. Veríssimo às 9 horas. A participação na iniciativa tem um custo de cinco euros, que inclui marcha, caminhada, seguro e almoço, ou dois euros e cinquenta cêntimos, que inclui marcha, caminhada e seguro.

Da ementa do almoço constam as tradicionais papas de S. Veríssimo (também designadas de papas da peste), acompanhadas de rojões. Para quem não gostar ou não apreciar papas terá em sua substituição arroz com rojões.» in http://www.cyberjornal.net/index.php?option=com_content&view=article&id=217:caminhada-de-sao-sebastiao-em-amarante&catid=88:passeios-pedestres-e-outros&Itemid=69

F.C. do Porto Andebol: A.D. Fafe 21 vs F.C. do Porto Vitalis 29 - Dragões batem homens de Fafe e assumem a liderança provisória da Liga de Andebol.



«DRAGÕES VENCEM EM FAFE E ASSUMEM LIDERANÇA PROVISÓRIA
29-01-2014

​O FC Porto Vitalis venceu, esta quarta-feira, o Fafe, por 29-21, em jogo antecipado da 21.ª jornada da primeira fase do Andebol 1, alcançando assim a liderança provisória da prova. Ao intervalo, os campeões nacionais já venciam por 13-10, tendo os melhores marcadores dos Dragões sido Mick Schubert, Gilberto Duarte e João Ferraz, com seis golos cada.

​Com a ajuda deste trio, inspirado na hora de rematar à baliza, o FC Porto conseguiu o início ideal para um período verdadeiramente infernal em termos de encontros para competições nacionais, com três jogos em cinco dias. Os portistas estiveram sempre em vantagem no marcador, alcançando desta forma um resultado que lhes permite serem líderes, ainda que provisórios, da prova, contando com 53 pontos, mais um do que o Sporting e três que o Benfica.

É a segunda vitória consecutiva dos comandados por Ljubomir Obradovic, após terem derrotado o Madeira SAD (29-27), no Funchal, em encontro da 19.ª jornada do Andebol 1. Os próximos jogos dos Dragões são ambos contra o Passos Manuel: sábado, para a Taça de Portugal, no Pavilhão da Escola Quinta de Marrocos, em Lisboa (18h00), e domingo, para o Andebol 1, pelas 18h30, no Dragão Caixa.

O FC Porto alinhou com: Alfredo Quintana (g.r.); Mick Schubert (6), Gilberto Duarte (6), Wilson Davyes (1), João Ferraz (6), Miguel Sarmento (4) e Alexis Hernandez. Jogaram ainda: Hugo Laurentino (g.r.), Hugo Santos (2), Belmiro Alves (1), Miguel Martins, Nuno Carvalhais e Pedro Spinola (3).» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Dragoes-vencem-Fafe-e-assumem-lideran%C3%A7a-provisoria.aspx?p_page=1

Desporto Futebol - A Comissão Disciplinar da Liga multou Benfica e Sporting por terem iniciado os jogos da primeira jornada da terceira fase da Taça da Liga, face a Nacional e Sp. Braga, com atraso.

Taça da Liga: Sporting e Benfica multados

«Taça da Liga: Sporting e Benfica multados

Lisboetas pagam por início de jogo atrasado.

A Comissão Disciplinar da Liga multou Benfica e Sporting por terem iniciado os jogos da primeira jornada da terceira fase da Taça da Liga, face a Nacional e Sp. Braga, com atraso. 

Os dois clubes são reincidentes e, assim, os encarnados pagam 850 euros enquanto os leões desembolsam 600. Porém, o Sporting foi punido ainda com coima de 400 euros, por mau comportamento do público e uma repreensão escrita, tal como acontece com o Sp. Braga.

Em relação a jogadores, o único suspenso é Lulinha, brasileiro do Estoril que foi expulso na partida frente à Académica. Vai cumprir um jogo de castigo.» in http://www.maisfutebol.iol.pt/benfica-sporting-taca-da-liga-multa-maisfutebol-castigos/520b55093004bc615fd1dbae.html

29/01/14

Amarante - A Associação Viver Canadelo e Serra do Marão, no âmbito do seu projeto de desenvolvimento rural através da arte, EnRed'Arte, vai promover, no dia 31 de janeiro, a partir das 21.00, uma noite cultural, que terá lugar no Centro Interpretativo e Cultural do Marão, em Aboadela.



«Teatro e música tradicional vão animar Centro Interpretativo do Marão
A Associação Viver Canadelo e Serra do Marão, no âmbito do seu projeto de desenvolvimento rural através da arte, EnRed'Arte, vai promover, no dia 31 de janeiro, a partir das 21.00, uma noite cultural, que terá lugar no Centro Interpretativo e Cultural do Marão, em Aboadela.
Depois de um mês a morar na aldeia de Aboadela, o grupo de teatro francês “La Langue Merveille” vai apresentar o seu trabalho, resultado de dois anos e de três residências artísticas em França, Espanha e em Aboadela, Amarante. O grupo vai exibir o conto "Barba Azul", sob uma visão erótica, madura e transformada.
A noite cultural começa com a atuação do grupo Própagode Música Tradicional. Como representante da riqueza patrimonial Amarantina, este grupo irá partilhar algum do seu repertório.
A entrada é gratuita e o espetáculo (de teatro, conta-histórias e dança) é para maiores de 13 anos. Será disponibilizado um autocarro, às 20:45, em frente à Casa da Juventude de Amarante, que fará a viagem de ida e volta. Os interessados devem fazer a sua inscrição para o seguinte email: info@enredarte.pt .
Esta iniciativa é integrada no projeto EnRed´Arte. Para mais informações basta consultar o sítio da internet em: www.enredarte.pt» in http://www.cm-amarante.pt/index.php?info=YTozOntzOjQ6Im1lbnUiO3M6MzoiY2FtIjtzOjU6ImFjY2FvIjtzOjEyOiJub3RpY2lhc19sZXIiO3M6MjoiaWQiO3M6NDoiMTM2NSI7fQ==


Amarante Emprego - Vamos fazer com que esta iniciativa da Junta de Rebordelo avance com o sucesso e entusiasmo, que a sua Jovem, mas valorosa Presidente, sempre impõe na sua Praxis!

28/01/14

Amarante - Vale da Ribeira de Fregim, num intervalo das chuvas deste Inverno pesado de 2014, pela Quintas do Moinhos, em Fregim!

Fotografia0588
Fotografia0587
(Quinta dos Moinhos e Ribeira de Fregim, vista de Rio, Fregim, Amarante)

F.C. do Porto Basquetebol - ​A equipa Sub18 do Dragon Force sagrou-se campeã distrital de basquetebol ao fazer o pleno na “final four” da categoria, que se disputou no Pavilhão do Formigueiro, na Maia.



«DRAGON FORCE É CAMPEÃO DISTRITAL DE SUB18
27-01-2014

​A equipa Sub18 do Dragon Force sagrou-se campeã distrital de basquetebol ao fazer o pleno na “final four” da categoria, que se disputou no Pavilhão do Formigueiro, na Maia.

​No caminho para a conquista do troféu, o jovem conjunto azul e branco superou Maia Basket (95-65), Vasco da Gama (60-52) e Desportivo de Leça (85-80). João Lucas, atleta do Dragon Force, foi eleito MVP da “final four” e escolhido para o cinco ideal.

O Dragon Force terá os seguintes adversários na Fase Zonal Norte do Campeonato Nacional de Sub18: Ginásio Figueirense, Ovarense, Gumirães, Académica, Basquete de Viana, Desportivo de Leça e Maia Basket.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Dragon-Force-campe%C3%A3o-distrital-de-Sub18.aspx?p_page=1

Liga2 Cabovisão: Moreirense 1 vs F.C. do Porto 2 - Os dragões venceram esta terça-feira o Moreirense, em Moreira de Cónegos, em jogo da 27.ª jornada da Segunda Liga.



«FC PORTO B DÁ A VOLTA EM MOREIRA DE CÓNEGOS
28-01-2014

​O FC Porto venceu esta terça-feira o Moreirense (2-1), em Moreira de Cónegos, em jogo da 27.ª jornada da Segunda Liga. Os golos surgiram na segunda parte, com Wagner a adiantar os anfitriões no marcador (50m), mas Rafa, de livre directo (73m), e Mikel (89m) consumaram a reviravolta portista.

Numa primeira parte muito disputada, as melhores oportunidades de golo pertenceram ao FC Porto B, que por três vezes esteve perto de abrir o marcador, por intermédio de Victor Garcia (26m), Ricardo (41m) e Herrera, já em cima do intervalo. Mas o melhor estava guardado para os segundos 45 minutos.

Já depois de Ricardo ter desperdiçado nova oportunidade de golo (46m), Wagner deu vantagem ao Moreirense na recarga a um remate travado por Kadú (50m), mas a reacção azul e branca foi forte. Rafa, na cobrança exímia de um livre directo (73m), restabeleceu a igualdade no marcador e, Mikel, no seguimento de um canto cobrado por Tozé, cabeceou para o triunfo portista (89m).

Com esta vitória, o FC Porto B regressa provisoriamente ao segundo lugar, com 47 pontos, a apenas dois do líder Moreirense. Na próxima jornada, a 28.ª, o conjunto orientado por Luís Castro defronta o Marítimo B, no Estádio de Pedroso, em jogo marcado para 2 de Fevereiro, às 16h00, com transmissão em directo no Porto Canal.

FICHA DE JOGO

Moreirense-FC Porto B, 1-2
Segunda Liga, 27.ª jornada
28 de Janeiro de 2014
Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos

Árbitro: Jorge Tavares (Aveiro)

MOREIRENSE: Ricardo Silva; Paulinho, Ricardo Nascimento, Stéphane e Elízio; Filipe Melo, André Simões e Diogo Cunha; Wagner, Rui Miguel e Pires (cap.)
Substituições: Rui Miguel por Luís Aurélio (66m), Diogo Cunha por Arsénio (66m) e Wagner por Mendy (74m)
Não utilizados: Ferreira, Anilton, Idris e Tarcísio
Treinador: Vítor Oliveira

FC PORTO B: Kadú; Victor Garcia, Mikel, Tiago Ferreira e Rafa; Pedro Moreira (cap.), Herrera e Tozé; Ricardo, Kayembe e Gonçalo Paciência
Substituições: Victor Garcia por Ivo (60m), Gonçalo Paciência por André Silva (74m) e Kayembe por Tomás Podstawski (89m)
Não utilizados: Caio, Leandro, Pavlovski e Frederic
Treinador: Luís Castro

Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Wagner (50m), Rafa (73m) e Mikel (89m)
Cartões amarelos: Ricardo (59m), Ricardo Nascimento (63m), Elízio (75m), Tiago Ferreira (82m), Paulinho (90m+1) e Kadú (90m+4)» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Moreirense-FC-Porto-B.aspx


(Futebol, FC Porto B - Segunda Liga (27.ª j): Moreirense-FC Porto)

Amarante Pintura - No Museu Nacional de Soares dos Reis está patente ao público, até ao dia 23 de fevereiro, a exposição “António Cardoso | Em paralelo - Arte, Memórias, Referências e Contextos”, da autoria do Diretor do Museu Amadeo de Souza-Cardoso



«Museu Nacional de Soares dos Reis mostra exposição de pintura de António Cardoso

No Museu Nacional de Soares dos Reis está patente ao público, até ao dia 23 de fevereiro, a exposição “António Cardoso | Em paralelo - Arte, Memórias, Referências e Contextos”, da autoria do Diretor do Museu Amadeo de Souza-Cardoso. A mostra pretende ser um tributo à arte de António Cardoso.


A organização da exposição de pintura nasceu de uma iniciativa levada a cabo por um grupo de antigos alunos do Professor Doutor António Cardoso que teve como finalidade exprimir um gesto de amizade, consideração e reconhecimento, mas também, expressar a admiração pelo pedagogo, pelo investigador, pelo museólogo e pelo artista que de maneira genuína e rara o Professor António Cardoso nunca deixou de ser, culminando num percurso de vida notável que logrou transfigurar aquela quadratura, numa circularidade fundadora e intensificadora de sentido.

A exposição pode ser visitada à terça-feira, das 14:00 às 18:00 e de quarta-feira  a Domingo das 10:00 às 18:00.

António Cardoso Pinheiro de Carvalho nasceu em Amarante em 1932. Concluiu o Curso do Magistério Primário em 1951. A sua formação artística iniciou-se com a frequência da Academia Alvarez (anos 50) e da Escola Superior de Belas Artes do Porto (1965-1966).

A sua ligação a Amarante e ao Museu Amadeo de Souza-Cardoso determina o convívio, nos anos 50, com Albano e Victor Sardoeira. Foi através dele que se realizaram em Amarante exposições de Arte Moderna, organizadas pela Galeria Alvarez e que se realizaram no Porto exposições de Amadeo de Souza-Cardoso, num intercâmbio cultural que se prolongaria tempo fora.

Nos anos 60 integrou o Instituto de Meios Audiovisuais e o Instituto de Tecnologia Educativa, apresentando programas de Televisão Escolar entre 1963 e 1965. Entre este ano e 1974, foi realizador da Televisão Educativa e da Telescola/ITE. Foi diretor do Curso do CPTV / ITE (1977-1981) e coordenou diversas ações de formação de Professores do Ensino Básico e Secundário, e de Professores do CPTV, difundidas pela RTP do Instituto de Tecnologia Educativa.

Paralelamente, frequentava a Faculdade de Letras da Universidade do Porto onde se licenciou em História, em 1974.

A partir de 1981 integrou o quadro de docentes do Curso de História, variante de Arte, da Faculdade de Letras, tendo lecionado, entre outras, as cadeiras de Sociologia da Arte e História da Arte do século XX. Lecionou ainda no Mestrado de História de Arte do Departamento de Ciências e Técnicas do Património, nos Seminários de Verão orientou teses de mestrado e de doutoramento e coordenou diversas visitas guiadas e exposições.

Em 1982, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, visitava a Bienal de Veneza e a Documenta 7, de Kassel.

Doutorou-se em História da Arte com uma tese que viria a ser editada com o título "O Arquitecto José Marques da Silva e a arquitectura no Norte do país na primeira metade do século XX" (Faup Publicações, 1997). O trabalho desenvolvido para a tese de doutoramento conduziu à doação do legado de Marques da Silva à Universidade do Porto, que viria a dar origem ao Instituto Arquiteto José Marques da Silva, em 1994.

Representou a Faculdade de Letras da Universidade do Porto na Comissão do Património da Câmara Municipal do Porto, entre 1996 e 2001.

O seu interesse pelo património artístico e arquitetónico também tinham já determinado que ocupasse o lugar de delegado da Junta Nacional da Educação, em Amarante, tendo estado ligado à classificação do património arquitetónico daquela localidade.

É investigador na área da história da arquitetura e da pintura, tendo publicado numerosos textos e ensaios em catálogos de exposições. Foi responsável científico de importantes exposições na cidade do Porto: Marques da Silva/Arquiteto 1896/1947 (Casa do Infante, 1986); Casa de Serralves, retrato de uma época (Casa de Serralves 1988); e Aguarelas de Marques da Silva (Instituto Marques da Silva, 2001). Tem divulgado particularmente a obra de Amadeo de Souza-Cardoso, em Portugal e no estrangeiro.

Diretor do Museu Amadeo de Souza Cardoso, em Amarante, a partir dos anos 90, tendo sido responsável pelo catálogo da coleção do Museu, editado em 1997.

Realizou exposições individuais na Galeria Divulgação, em 1967, no Porto, e no Museu Amadeo de Souza-Cardoso, em 1979, em Amarante.

Participou em numerosas exposições coletivas. Recebeu o Prémio dos Críticos de Arte para a Representação Portuguesa na I Bienal de Paris, de 1959.

A sua atividade profissional é vasta e invulgar, uma vez que se reparte pelas áreas do ensino, da investigação histórica e da prática artística. Embora o seu empenho na área das humanidades possa ter ofuscado a sua atividade artística, António Cardoso nunca deixou de desenhar e de pintar, sendo certo que esta prática continuada que manteve foi, a partir de certa altura, menos divulgada do que o seu trabalho de professor universitário.

Professor, museólogo, conferencista e crítico de arte, António Cardoso foi membro da APOM (Associação Portuguesa de Museologia), da ARPPA (Associação Regional do Património Cultural e Natural) e é membro da Associação Internacional dos Críticos de Arte (Secção Portuguesa).» in http://www.cm-amarante.pt/index.php?info=YTozOntzOjQ6Im1lbnUiO3M6MzoiY2FtIjtzOjU6ImFjY2FvIjtzOjEyOiJub3RpY2lhc19sZXIiO3M6MjoiaWQiO3M6NDoiMTM2MyI7fQ==

F.C. do Porto Natação - ​A nadadora Diana Durães alcançou, no domingo, a medalha de prata no Meeting de Uster, disputado a 25 e 26 de Janeiro, em Zurique, na Suíça.



«NADADORA DIANA DURÃES CHEGA À PRATA EM ZURIQUE
27-01-2014

​A nadadora Diana Durães alcançou, no domingo, a medalha de prata no Meeting de Uster, disputado a 25 e 26 de Janeiro, em Zurique, na Suíça. A atleta portista competiu na prova integrada na seleção nacional jovem portuguesa.

​Recorde-se que, no passado 21 de Dezembro, a atleta do FC Porto estabeleceu um novo recorde nacional absoluto dos 200 metros livres, sendo a primeira portuguesa a nadar essa distância abaixo dos dois minutos.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Nadadora-Diana-Duraes-chega-a-prata-em-Zurique.aspx?p_page=1

F.C. do Porto Sub 15 Futebol: União Micaelense 0 vs F.C. do Porto 4 - A equipa Sub15 do FC Porto goleou este domingo o União Micaelense, nos Açores, em encontro da primeira jornada da segunda fase (zona Norte) do Campeonato Nacional de Juniores C.



«SUB15 GOLEIAM NO ARRANQUE DA SEGUNDA FASE
26-01-2014

A equipa Sub15 do FC Porto goleou este domingo o União Micaelense, por 4-0, nos Açores, em encontro da primeira jornada da segunda fase (zona Norte) do Campeonato Nacional de Juniores C. Os golos de Diogo Fernandes (14m), João Rodrigues (17m) e João Félix (43m e 50m) valeram aos Dragões a 19.ª vitória em 19 jogos oficiais disputados esta época.

​No relvado sintético do Estádio Municipal Jacomé Correia, em Ponta Delgada, o encontro foi de sentido único, com os Dragões a criarem várias situações de golo e a realizarem uma boa exibição. Relembre-se que o FC Porto têm por adversários, para além dos açorianos, Vitória de Guimarães, Sporting de Braga, Feirense e Leixões, numa fase disputada em regime de todos contra todos, a duas voltas.

O FC Porto alinhou com Mário Évora, Diogo Dalot, Diogo Queirós (cap., Jorge Silva, 47m), Diogo Leite, Nuno Esgueirão (Diogo Bessa, intervalo), João Lameira, Jorge Teixeira (Daniel Teixeira, 47m), Diogo Fernandes, Hélder Silva, Fábio Borges (Paulo Estrela, intervalo) e João Rodrigues (João Félix, intervalo).» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Sub15_goleiam_no_arranque_da_segunda_fase_Uniao_Micaelense.aspx?p_page=2

F.C. do Porto Basquetebol: S.L. Benfica 55 vs Dragon Force 66 - A equipa Dragon Force obteve esta segunda-feira uma difícil vitória no Pavilhão n.º 1 da Luz, frente ao Benfica, em encontro da 14.ª jornada da Proliga.



«DRAGON FORCE DOMINA AS TABELAS E VENCE NA LUZ
27-01-2014

Com um resultado de 55-61, o Dragon Force obteve esta segunda-feira uma difícil vitória no Pavilhão n.º 1 da Luz, frente ao Benfica, em encontro da 14.ª jornada da Proliga. Os Dragões alicerçaram o triunfo no domínio da luta das tabelas e tiveram como destaque o MVP Miguel Queiroz (18 pontos, 13 ressaltos e três assistências). Com este resultado, a equipa mantém-se isolada no primeiro lugar, com 27 pontos, mais dois do que o Illiabum, que tem menos um jogo.

O Dragon Force começou bem o encontro, liderando até meados do primeiro período (7-12). Porém, devido a várias perdas de bola e a uma grande permissividade defensiva, os azuis e brancos sofreram um parcial de 16-0 e chegaram ao final do primeiro período a perder por 23-12.

No segundo período, os portistas recompuseram-se e diminuíram a desvantagem para 36-30. De qualquer forma, os números que mostravam um Dragon Force abaixo das suas potencialidades, nomeadamente no lançamento exterior (um triplo em dez tentativas). Na luta das tabelas, a superioridade foi sempre dos azuis e brancos, que terminaram com 45 ressaltos (17 deles ofensivos), contra 29 dos lisboetas.

Em meados do terceiro período, o Dragon Force concretizou a reviravolta com dois triplos consecutivos, de Ferrán Ventura e Pedro Bastos (41-43). Na entrada para o último período, os Dragões lideravam por 44-48. Nos derradeiros dez minutos, três triplos consecutivos de Miguel Queiroz e João Torrie deram aos portistas uma decisiva vantagem de nove pontos, a menos de cinco minutos do final (50-59).

O resultado final cifrar-se-ia em 55-61, com o Dragon Force a alicerçar a vitória no jogo interior (46 por cento de eficácia contra 32 do Benfica), a ter números abaixo do habitual no lançamento exterior (24 por cento de eficácia contra 29 do Benfica) e a ser perdulário na linha de lance livre (apenas 58 por cento de eficácia).

A equipa treinada por Moncho López alinhou e marcou da seguinte forma: Pedro Bastos (12), Ferrán Ventura (5), João Gallina (2), João Torrie (9) e Miguel Queiroz (18). Jogaram ainda Hugo Sotta (8), André Bessa, João Grosso (3), Eduardo Guimarães (4), José Miranda e Pedro Figueiredo.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Dragon_Force_domina_as_tabelas_vence_na_Luz.aspx

VILA NOVA DE CERVEIRA – Com cerca de centena e meia de participantes, a V edição da Taça Ibérica de Slalom, realizada no passado domingo, em Covas, marcou o arranque oficial da temporada de 2014.

Temporada 2014 de slalom arrancou domingo em Covas

Temporada 2014 de slalom arrancou domingo em Covas

Temporada 2014 de slalom arrancou domingo em Covas

«TEMPORADA 2014 DE SLALOM ARRANCOU DOMINGO EM COVAS

VILA NOVA DE CERVEIRA – Com cerca de centena e meia de participantes, a V edição da Taça Ibérica de Slalom, realizada no passado domingo, em Covas, marcou o arranque oficial da temporada de 2014. O Águas Bravas Clube, de Amarante, foi o grande vencedor. Em segundo lugar terminou o Clube Deportivo Miño – Teixugos e o terceiro lugar no pódio foi para o Club Tea de Mondariz – Pontevedra, ambos de Espanha.

A edição 2014 da Taça Ibérica, que decorreu nos dias 25 e 26 de janeiro, assinalou o início das competições do calendário nacional para este ano da Canoagem Portuguesa. A prova foi promovida pela Federação Portuguesa de Canoagem, Darque Kayak Clube e Clube Desportivo Teixugos de Espanha. A competição contou também com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Junta de Freguesia de Covas, Federação Portuguesa de Canoagem e Federação Galega de Piraguismo.

No sábado, dia 25 de janeiro realizaram-se os treinos livres, enquanto a prova foi agendada para as 10h00 horas de domingo, dia 26 de janeiro. Foram realizadas duas mangas, uma eliminatória durante a manhã e uma final da parte da tarde.

A participação de canoístas e clubes foi bastante forte, com quase centena e meia de atletas a competir, oriundos de cerca de uma dezena de clubes. A Taça Ibérica de Slalom é um evento internacional de grande prestígio que junta atletas de referência internacional.» in http://local.pt/portugal/norte/temporada-2014-de-slalom-arrancou-domingo-em-covas/

27/01/14

F.C. do Porto Sub 17 Futebol: F.C. do Porto 1 vs Rio Ave 0 - A equipa Sub17 do FC Porto venceu este domingo os vilacondenses, em encontro da primeira jornada da segunda fase (zona Norte) do Campeonato Nacional de Juniores B.



«GOLO DE JOSÉ PEDRO DÁ VITÓRIA AOS SUB17

A equipa Sub17 do FC Porto venceu este domingo o Rio Ave, por 1-0, em encontro da primeira jornada da segunda fase (zona Norte) do Campeonato Nacional de Juniores B. No centro de treinos portista, o suplente José Pedro apontou o único golo da partida, aos 57 minutos, materializando assim o domínio dos Dragões, que enviaram três bolas aos postes.

​Após esta vitória – frente a uma das equipas que roubou pontos aos Dragões na primeira fase –, a formação orientada por José Guilherme é uma das líderes da zona Norte, a par de Vitória de Guimarães e Sporting de Braga, que derrotaram, respectivamente, Académica e Santa Clara. No próximo domingo, os azuis e brancos deslocam-se ao terreno dos bracarenses.

O FC Porto alinhou com Nico, Fernando, Sandro, Jorge, David, Rúben Neves (cap.), Bruno Costa, Paulo Alves (João Cardoso, 72m), Generoso (José Pedro, 53m), Moreto (Madiu Bari, 64m) e Luís Mata.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Golo_de_Jose_Pedro_da_vitoria_aos_Sub17.aspx


Formação: Sub17 - Campeonato nacional (1.ª J, 2.ª Fase)

Amarante Cultura - "Tertúlias do Marão" - Património, Cultura e Identidade(s) Amarantina(s), a 1 de fevereiro, pelas 21 Horas, no café bar em Amarante!


(Aqui está mais uma iniciativa muito positiva para o Mundo Cultural Amarantino, com a garantia de qualidade da Associação "Viver Canadelo")

Holocausto - Realiza-se esta noite um concerto intitulado “os violinos da esperança”, que será executado por músicos judeus, com 12 violinos e um violoncelo que foram usados nos campos de concentração.



«Holocausto foi “vergonha para a humanidade” diz o Papa

Realiza-se esta noite um concerto intitulado “os violinos da esperança”, que será executado por músicos judeus, com 12 violinos e um violoncelo que foram usados nos campos de concentração.

Os horrores do Holocausto são assinalados esta segunda-feira em todo o mundo com uma Jornada da Memória. 

O Papa Francisco considera que aquele evento foi “uma vergonha para a humanidade” e disse-o numa carta ao seu amigo argentino, o rabino Abraão Skorka. 

Essa carta será lida publicamente esta tarde em Roma, num concerto especial em honra das vítimas do holocausto. 

O concerto, intitulado “os violinos da esperança”, será executado por músicos judeus, com 12 violinos e um violoncelo que foram usados nos campos de concentração. 

Na carta que escreveu, o Papa espera que os que ouvirem esta música, “escutem o som silencioso das lágrimas históricas que deixam marcas na alma e no corpo dos povos” e permita que “nunca mais se repitam tais horrores”.» in http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=29&did=137047


(Entenda o Holocausto)


(HOLOCAUSTO - IMAGENS RARAS E INÉDITAS EM CORES)


(Auschwitz - O Campo da Morte)

Amarante Gatão – Gatão dispõe, desde 25 de janeiro, de um novo equipamento, que José Luís Gaspar, Presidente da Edilidade de Amarante, inaugurou, na presença de autarcas locais e de habitantes da freguesia.

José Luís Gaspar inaugurou Casa Mortuária de Gatão

José Luís Gaspar inaugurou Casa Mortuária de Gatão

José Luís Gaspar inaugurou Casa Mortuária de Gatão

«JOSÉ LUÍS GASPAR INAUGUROU CASA MORTUÁRIA DE GATÃO

AMARANTE – Gatão dispõe, desde 25 de janeiro, de um novo equipamento, que José Luís Gaspar, Presidente da Edilidade de Amarante, inaugurou, na presença de autarcas locais e de habitantes da freguesia.

Na intervenção que proferiu após a cerimónia religiosa e depois do descerramento da placa evocativa da inauguração, José Luís Gaspar congratulou-se com o aproveitamento que foi feito das antigas instalações do Jardim de Infância de Gatão “cuja transformação, disse, confere dignidade à partida dos cidadãos para a sua última morada e ajuda a aliviar a dor dos seus ente-queridos”.

O Presidente da Câmara de Amarante elogiou também “o trabalho feito nos últimos anos para dotar as freguesias do Município de casas mortuárias”, lembrando que apenas duas, num total de quarenta, não dispõem daquele equipamento. “Cabe-nos concluir este processo, o que não deixaremos de fazer”, referiu.

A casa mortuária de Gatão, situada nas proximidades da igreja paroquial e do cemitério, resulta de uma adaptação das antigas instalações do infantário daquela freguesia, tendo ficado dotada de vestíbulo, sala mortuária, instalações sanitárias, copa, sala e circulações.

A adaptação operada resultou de um protocolo estabelecido entre a freguesia e o Município, do qual resultou o financiamento das obras em 50 mil euros.» in http://local.pt/portugal/norte/jose-luis-gaspar-inaugurou-casa-mortuaria-de-gatao/

Desporto Futebol Violência - O talho do árbitro Manuel Mota, em S. Martinho de Sande, Guimarães, foi apedrejado, na noite de sábado para domingo, sendo que as montras foram partidas com dezenas de pedras.

Talho do árbitro do jogo F.C. Porto-Marítimo vandalizado esta noite

«Talho do árbitro do jogo F.C. Porto-Marítimo vandalizado esta noite

O talho do árbitro Manuel Mota, em S. Martinho de Sande, Guimarães, foi apedrejado, na noite de sábado para domingo. As montras foram partidas com dezenas de pedras. A GNR esteve no local e vedou o acesso ao estabelecimento comercial.

O árbitro esteve, esta manhã, no talho de que é proprietário mas não prestou declarações. Junto ao estabelecimento estava ainda um saco de plástico cheio de pedras que não terão sido usadas, ao que tudo indica, porque os vizinhos alertaram as autoridades cerca da uma hora da manhã.

Saco de pedras não chegou a ser usado

Manuel Mota arbitrou, no sábado à noite, o jogo F. C. Porto-Marítimo, para a Taça da Liga, que o FCP venceu com um penálti marcado no último minuto da partida. Com a vitória portista, o Sporting ficou afastado das meias-finais da Taça da Liga e Bruno Carvalho, presidente sportinguista, teceu fortes criticas ao árbitro.

Manuel Mota é proprietário de vários talhos no Minho, um dos quais em Vila Verde, que também foi alvo de atos de vandalismo após o jogo que o Sporting empatou em casa com o Nacional da Madeira.

Na altura, na parede do talho apareceu pintada a frase "Mota lampião, não prejudiques o leão".» in http://www.jn.pt/PaginaInicial/Seguranca/Interior.aspx?content_id=3652300

26/01/14

Poesia - O Meu Amigo e Poeta, Ângelo Ochôa, interpela-nos com o Poema: "Duras Pedras Demoradas"



"Duras pedras demoradas
quisera meus versos,
essência da luz
saudosos;...
a embalo de ouvi-los
morreria
p’la memória que dormem animados.
Na praça única os saboreei divinos:
Mel no céu da boca dum bambino."

Manuel Ângelo Ochôa, Poeta

F.C. do Porto Andebol: Madeira SAD 27 vs F.C. do Porto Vitalis 29 - Dragões conseguiram vitória difícil no reduto do Madeira SAD.



«SCHUBERT DECIDE NA MADEIRA
25-01-2014

O FC Porto Vitalis venceu, este sábado, o Madeira SAD, por 29-27, na 19.ª jornada do Andebol 1. Numa partida equilibrada e com várias exclusões para ambos os lados, os Dragões estiveram apenas duas vezes em desvantagem e contaram com um inspiradíssimo Mick Schubert, que marcou nove golos. Ao intervalo, os azuis e brancos lideravam por 14-12.

​Também Gilberto Duarte (sete golos) e Wilson Davyes (seis) estiveram em destaque nos Dragões. No entanto, a grande figura foi mesmo o dinamarquês Mick Schubert, convertendo todos os livres de sete metros que teve ao dispor e mostrando que, como havia dito na antevisão da partida, a equipa sabia “o que tinha a fazer”. Pelo menos provisoriamente, os Dragões avançam para a segunda posição, com 50 pontos, menos dois do que o líder Sporting.

O FC Porto, treinado por Ljubomir Obradovic, alinhou com: Alfredo Quintana e Hugo Laurentino (g.r.); Nuno Carvalhais, Gilberto Duarte (7), João Ferraz (2), Belmiro Alves, Pedro Spínola (2), Ricardo Moreira (2), Alexis Hernandez (1), Wilson Davyes (6), Hugo Santos, Miguel Sarmento e Mick Schubert (9).» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Mick-Schubert-decide-na-Madeira.aspx?p_page=1

F.C. do Porto Sub 19 Futebol - Paços de Ferreira 1 vs F.C. do Porto 4 - Dragões terminam a primeira fase do campeonato Nacional de Juniores A, com uma vitória folgada em Paços de Ferreira.



«SUB19 GOLEIAM EM PAÇOS DE FERREIRA
25-01-2014

​A equipa Sub19 do FC Porto venceu este sábado em Paços de Ferreira (4-1), na 22.ª e derradeira jornada da primeira fase do Campeonato Nacional de Juniores A. André Ribeiro (9m), Ruben Alves (23m e 64m, de grande penalidade) e Jonathan (86m) foram os marcadores de serviço nos Dragões.

​Com uma entrada forte em jogo, os azuis e brancos chegaram ao intervalo a vencer por 2-0, construindo a goleada na etapa complementar. Os pacenses, que terminaram a primeira fase na sétima posição, apontaram o tento de honra aos 87 minutos. Já os portistas fecharam esta etapa da prova na liderança, com 59 pontos, mais 23 do que o Leixões, segundo classificado.

A equipa comandada por Nuno Capucho alinhou com João Costa; Marcelo, André Ribeiro, Ricardo Tavares e Tomás Mota; Vítor Andrade (cap.), Sérgio Ribeiro (Raul, 72m) e Belinha; Francisco Ramos (Rui Moreira, 64m), Ruben Macedo e Ruben Alves (Jonathan, 65m).» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Sub19-FC-Porto-goleia-em-Pa%C3%A7os-de-Ferreira.aspx

Taça da Liga - F.C. do Porto 3 vs Marítimo 2 - Dragões a jogar mal, sem El Comandante que nos deixou, marcaram golo da vitória no fim e apuraram-se pata as meias finais da competição.



«REVIRAVOLTA PÕE DRAGÕES NAS "MEIAS" DA TAÇA DA LIGA

​Um penálti convertido por Josué, nos últimos segundos do tempo de compensação, permitiu ao FC Porto vencer por 3-2 o Marítimo e avançar para as meias-finais da Taça da Liga. Os Dragões, que estavam a perder por 2-1 aos 85 minutos, tiveram o mérito de nunca desistir e superiorizaram-se assim ao Sporting no grupo B, com o mesmo número de pontos (sete) e diferença de golos, mas mais golos marcados. O adversário será agora o Benfica, em encontro agendado para 12 ou 13 de Fevereiro.

A primeira parte do FC Porto não foi bem conseguida, tendo sido o Marítimo - que apresentou um “onze” renovado e que nada tinha a perder - a estar mais perto da baliza contrária nos minutos iniciais. No entanto, os Dragões marcaram primeiro, aos 20 minutos: Defour fez uma desmarcação de ruptura, isolou-se e rematou, forçando Welligton a defender para a frente. Jackson, oportuno como quase sempre, estava lá para a recarga.

O Marítimo não se perturbou e teve a felicidade de empatar logo no minuto seguinte, num lance similar ao do golo portista: remate de Fidélis, Fabiano defendeu para a frente e João Diogo chegou primeiro para a recarga. Curiosamente, o FC Porto até melhorou após o 1-1: Varela, Danilo e Defour tiveram remates perigosos, mas o contra-ataque madeirense respondeu na perfeição. Danilo Dias avançou pela direita e serviu Artur para o 2-1, aos 34 minutos.

Já com Josué no lugar de Fernando (saiu tocado, aos 42 minutos), os Dragões entraram mais pressionantes no segundo tempo. Bem mais agressivos nos duelos individuais, encostaram o Marítimo às cordas, mas os golos não surgiam. Aos 59, Ghilas entrou para o lugar de Defour e o FC Porto passou a alinhar com dois pontas de lança. Aos 73, Maicon deu lugar a Quintero e os azuis e brancos passaram a jogar no risco total. Os insulares passaram a ter espaço para o contra-ataque e assustaram por algumas vezes Fabiano, mas a sua prioridade parecia ser “queimar” tempo, tal o número de vezes em que solicitaram assistência média. O anti-jogo nunca foi devidamente castigado pelo árbitro Manuel Mota, que também ignorou um claro empurrão para penálti nas costas de Carlos Eduardo.

Tantas vezes foi o cântaro à fonte que o empate acabou por surgir: um canto de Josué na esquerda do ataque encontrou a cabeça de Carlos Eduardo, aos 86 minutos. Face à vitória por 3-1 do Sporting em Penafiel, bastava um golo para o FC Porto passar para a frente do jogo. Tal surgiu mesmo já nos descontos, com Ghilas a ser agarrado por Igor Rossi, quando se encontrava isolado face ao guardião maritimista. Josué não vacilou e atirou com convicção para o 3-2, num momento que fez relembrar - salvaguardando as devidas diferenças, porque a importância da Taça da Liga é bem menor - o pontapé mágico de Kelvin.» in http://www.fcporto.pt/pt/futebol/fichas-de-jogo/Pages/FC-Porto-Mar%C3%ADtimo0119-1569.aspx

2014.01.25 (20h45) - FC Porto 3-2 Marítimo - (Taça da Liga)



Amarante Fregim - Fazia 85 anos hoje o Tininho da Cidreira, se fosse vivo, até já Pai!





"Father And Son" - Cat Stevens - (Yusuf Islam)


"Father And Son
Cat Stevens

It's not time to make a change
Just relax, take it easy
You're still young, that's your fault
There's so much you have to know
Find a girl, settle down
If you want, you can marry
Look at me, I am old
But I'm happy

I was once like you are now
And I know that it's not easy
To be calm when you've found
Something going on
But take your time, think a lot
I think of everything you've got
For you will still be here tomorrow
But your dreams may not

How can I try to explain
When I do he turns away again
And it's always been the same
Same old story
From the moment I could talk
I was ordered to listen
Now there's a way and I know
That I have to go away
I know I have to go

It's not time to make a change
Just sit down and take it slowly
You're still young that's your fault
There's so much you have to go through
Find a girl, settle down
If you want, you can marry
Look at me, I am old
But I'm happy

All the times that I've cried
Keeping all the things I knew inside
And it's hard, but it's harder
To ignore it
If they were right I'd agree
But it's them they know, not me
Now there's a way and I know
That i have to go away

I know I "


Pin It button on image hover