26/11/14

Investigação e Tecnologia - Otitest: o primeiro medidor de otites é português e estreia em 2015.



«Otitest: o primeiro medidor de otites é português e estreia em 2015

Otitest deverá começar a ser vendido em farmácias no primeiro trimestre de 2015. O dispositivo, que indica quatro graus de gravidade de infeção, deverá custar cerca de 50 euros.

Em 2015, os kits médicos dos lares portugueses já poderão ter um medidor de otites, «da mesma forma que hoje têm um termómetro». A previsão de Diamantino Lopes, diretor da Metablue, pretende servir o mote para o lançamento do primeiro dispositivo portátil que diagnostica e mede a gravidade de uma otite. O aparelho deverá estrear, em simultâneo, em Portugal, Angola, e Espanha durante o primeiro trimestre de 2015. «O preço andará próximo dos 50 euros», explica Diamantino Lopes.

Na aparência, o Otitest não é muito diferente dos termómetros eletrónicos – mas tem propósitos e modos de funcionamento diferentes: o aparelho foi desenhado para ser inserido no interior do ouvido e incidir um feixe de luz sobre o tímpano. Com o reflexo do feixe de luz, o dispositivo fica em condições de saber se há alguma variação de cor no tímpano e procede a uma comparação com um padrão de cor que está associado a um tímpano saudável. É essa comparação entre padrão do tímpano saudável e medições obtidas com o feixe de luz que permite que o Otitest diagnostique ou não uma infeção e apresente quatro graus de gravidade, nos casos em que a otite é detetada.

Todo o processo é bastante mais rápido que a descrição técnica do Otitest: em três segundos, o dispositivo apresenta um diagnóstico e revela a gravidade de uma eventual infeção, tirando partido daquele que é o primeiro sintoma de uma otite.

Diamantino Lopes recorre aos números para dar largas ao otimismo e reforçar a utilidade do novo produto: «A otite é a segunda doença infecciosa com maior prevalência em crianças até aos sete anos de idade. As otites afetam, pelo menos uma vez, 93% das crianças até aos 7 anos de idade. Além disso, 76% das crianças têm uma média de três otites por ano». 

Aos números que descrevem uma necessidade do mercado, juntam-se outros que figuram como principais referências no roteiro de negócio da Metablue: «Durante o primeiro ano prevemos chager aos 800 mil euros de vendas. No segundo ano deveremos chegar aos cinco milhões de euros», acrescenta o diretor executivo  da Metablue.

Os planos da empresa, que tem vindo a crescer com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto por perto, até poderão ser bem diferentes. O Otitest ainda não chegou ao mercado e a gigante Kaz, que detém as marcas Vicks e Braun, já tentou comprar a tecnologia e a propriedade intelectual associada ao primeiro medidor de otites.

As primeiras negociações não foram bem sucedidas. Pelo que a empresa portuense vai prosseguir com o plano de expansão delineado inicialmente: os medidores de otites vão ser comercializados em farmácias e parafarmácias, através de uma parceria com uma parceria com a Ferraz Lynce.

Com a certificação, que está em fase de conclusão junto do Infarmed, a Metablue poderá abrir a porta do mercado europeu. A este mercado junta-se outros que já estão em perspetiva: «queremos entrar na América Latina e nos EUA até ao final de 2015», prevê Diamantino Lopes.» in http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/hardware/2014-11-26-Otitest-o-primeiro-medidor-de-otites-e-portugues-e-estreia-em-2015

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