29/09/14

Amarante Fregim - O Ex.mo Sr. Padre Monteiro, deixou ontem a sua missão evangélica em Fregim, depois de 47 anos de dedicação a esta Freguesia de Amarante e que já foi da Ordem de Malta.



«Ex.mo Sr. Padre Monteiro

O Ex.mo Sr. Padre Monteiro, deixou ontem a sua missão evangélica em Fregim, depois de 47 anos de dedicação a esta Freguesia, de Amarante e que foi da Ordem de Malta. 

Quarenta e sete anos é uma vida e sim, ninguém consegue agradar a toda a gente e ser sempre consensual. Afinal nem o Próprio Cristo, o foi, quem somos nós afinal...

O Ex.mo Padre Monteiro, figura austera, frugal e dedicada plenamente às suas funções e missão clerical, também nunca quis ser consensual, mas o que conta é o balanço global da sua obra que penso ter sido positivo e, diga-se de passagem, quem sou eu para julgar alguém da dimensão do Ex.mo Sr. Padre Monteiro. 

Uma coisa é certa, o Ex.mo Sr. Padre Monteiro seguiu sempre a sua linha de ação estribada na sua mundividência e adaptou-se bem a uma Freguesia que, em grande parte do seu mandato episcopal, teve características de alguma ruralidade, que só há uns anos atrás foi perdendo.

Foi o Ex.mo Padre Monteiro que me consagrou a Primeira comunhão e a Comunhão Solene (que era o que havia naquele tempo), só por isso, aqui fica o meu respeito eterno. O baptismo não, pois fui batizado em Mancelos na Capela da Quinta da Aldeia, que à data ainda era pública.

Em nome da minha costela de Maltês, aqui fica a minha enorme gratidão, expressa em linhas humildes de quem não sabe escrever melhor, nem traduzir por palavras tudo o que pretendia dizer acerca de um verdadeiro Senhor e um verdadeiro Cavalheiro, no trato e convivência gerais.

Jesus Cristo e muitos católicos ao longo da história utilizaram a analogia do "pastor" que guia as suas ovelhas rumo ao melhor pasto (sentido Divino), que as acompanha, e que em última análise, arrisca a sua própria vida, o seu próprio bem estar por elas... ora, quarenta e sete anos é muito ano a apascentar, ovelhas boas e algumas tresmalhadas (é da natureza humana) e que marcam de forma indelével, a sua ação em nós, em toda a comunidade, na paróquia, num percurso intergeracional.

A minha Tia e Madrinha, Justina Timóteo de Barros, "Tininha" da Cidreira, foi uma catequista que desde nova acompanhou e colaborou com o processo de evangelização levado a cabo pelo Ex.mo Sr. Padre Monteiro, motivo que também contribuiu para eu ter acompanhado mais de perto, todo o trabalho que, juntamente com muitas outras pessoas, foram paulatinamente cimentando nesta nobre freguesia de Fregim.

Em suma,

Por tudo que vivenciou connosco, por tudo o que nos ensinou,

Bem Haja, Ex.mo Sr. Padre Monteiro.»


(Agosto de 1979, meninos da Comunhão Solene, junto à antiga residência paroquial de Fregim)

4 comentários:

  1. Boa tarde. Você conhece o nome de todas as crianças que estão na foto

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Não havia nas meninas uma que se chamava isaura

      Eliminar
  3. Havia sim, lembro-me desse nome neste grupo.

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover