19/09/14

Acidentes - Uma forte explosão, seguida de vários rebentamentos, destruiu esta manhã dois pavilhões numa empresa de pirotecnia de Penafiel e causou avultados prejuízos.

Imagem Activa

«Explosão violenta fere duas pessoas em Rio de Moinhos, Penafiel

Uma forte explosão, seguida de vários rebentamentos, destruiu esta manhã dois pavilhões numa empresa de pirotecnia de Penafiel e causou avultados prejuízos. Dois operários sofreram ferimentos ligeiros. O estrondo obrigou à evacuação de um jardim-de-infância e foi sentido a quilómetros de distância.

A empresa GJR – Pirotecnia e Explosivos, SA , de Paredes, Penafiel, ia começar mais um dia de trabalho, quando, cerca das 8 horas, ocorreu uma forte explosão, no edifício da linha de produção. O pavilhão estava fechado e dois operários que passavam naquele instante foram afectados com o rebentamento, sofrendo pequenas escoriações. 

Imagem Activa

Manuel Moreira, de 61 anos, (na foto) foi um dos feridos. Contou que começou a correr, mas escorregou, sofrendo pequenas escoriações numa perna e num braço. “A fábrica nem sequer estava a trabalhar quando se deu a explosão. A minha reação foi fugir e graças a Deus não me aleijei com gravidade”, explicou o operário. A colega, Carla Rangel, de 34 anos, estava próxima e também fugiu. O rebentamento foi sentido a vários quilómetros de distância.

Cerca de hora e meia depois, já com a situação que parecia estar controlada, começaram a estoirar novos petardos. Um pequeno foco de incêndio deflagrou num pavilhão de armazenamento de efeitos pirotécnicos e o caos instalou-se, obrigando à evacuação da fábrica e à instalação de uma zona de segurança.

Imagem Activa

Sucessivas explosões provocaram nuvens de fumo e criaram o pânico. A GNR mandou evacuar um jardim de infância, situado perto da fábrica, e pediu aos moradores mais próximos para desligarem a energia elétrica e retirarem botijas de gás das moradias.

Foram acionadas todas as corporações de bombeiros de Penafiel (Entre-os-Rios, Penafiel e Paço de Sousa) Freamunde e Cête. A PSP mobilizou peritos de armas e explosivos, foi chamada a Polícia Judiciária e uma equipa da Emergência Médica manteve-se no local em estado de prevenção. Inspetores da Autoridade Para as Condições do Trabalho também estiveram no local. Não houve queixa de habitações afectadas com o estrondo.» in http://www.jornalaberto.com/index.php?option=com_content&task=view&id=2842&Itemid=1

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover