20/08/14

Liga dos Campeões: Lille 0 vs F.C. do Porto 1 - Com uma exibição personalizada, com muita classe, chegando a rondar o brilhantismo em algumas combinações (da qual é exemplo maior o golo de Herrera), o FC Porto deu um grande passo rumo à fase de grupos da competição.

Herrera festeja o golo marcado

«HERRERA DESATOU O NÓ EM LILLE

​Vitória por 1-0 aproximou os Dragões da fase de grupos da Champions.

​O FC Porto derrotou, esta quarta-feira, o Lille, por 1-0, em jogo da primeira mão do play-off da Champions League, disputado no Estádio Pierre-Mauroy, em Lille, França. Com uma exibição personalizada, com muita classe, chegando a rondar o brilhantismo em algumas combinações (da qual é exemplo maior o golo de Herrera), o FC Porto deu um grande passo rumo à fase de grupos da competição.

Os Dragões entraram no jogo numa aposta clara na posse de bola, com Óliver na esquerda, Brahimi na direita e um trio de meio-campo composto por Herrera, Rúben Neves e Casemiro. E os primeiros 15 minutos foram uma demonstração disso mesmo: a bola rolou maioritariamente pelos pés de jogadores do FC Porto, com o Lille a jogar com “tracção atrás” – contrariando René Girard, treinador dos franceses, que dizia na conferência de imprensa do dia anterior que ia ser “um jogo aberto”. O primeiro momento alto do desafio foi, apesar de tudo, dado pelo estreante Rúben Neves, com um grande remate para defesa apertada de Eneyama (12m).

Caso no jogo, com 30 minutos decorridos. Caso para penálti: Jackson foi puxado na área, por Béria, após um livre cobrado por Rúben Neves, tendo o holandês Bjorn Kuipers mandado seguir. A posse de bola, essa, mantinha-se avassaladora: 70% para o FC Porto, com 183 passes efectuados contra apenas 58 dos franceses, remetidos para uma autêntica “camisa-de-forças” da qual saíam muito raramente. Nos últimos 10 minutos da primeira metade, o Lille subiu mais no terreno, mas apenas um remate de Corchia, após uma jogada algo fortuita, levou perigo à baliza de Fabiano. O marcador mostrava 0-0 ao intervalo.

Os cerca de 2.000 adeptos portistas que se deslocaram ao Pierre-Mauroy assistiram a um início da segunda parte com o FC Porto a tentar sair mais rapidamente após as recuperações de bola. A partida, no entanto, estava mais dividida, com os franceses a assumirem mais o risco, e o encontro só se decidiu após a entrada de Tello (60m) e com uma jogada brilhante: aos 61 minutos, entendimento entre Rúben Neves e ex-Barcelona no lado direito, com um passe fantástico do português a fazer toda a diferença e um cruzamento bem medido de Tello para um cabeceamento de Jackson Martínez que Eneyama só pôde parar. Herrera, oportuníssimo, a surgiu a fazer o 1-0.

Em vantagem, o FC Porto desacelerou um pouco o ritmo de jogo, num exercício de gestão perfeitamente justificável  (aos 75 minutos, havia uma diferença de 10 quilómetros no espaço percorrido por ambas as equipas, favorável aos Dragões). A correr atrás do resultado, a formação francesa pressionou mais, mas a defesa e o meio-campo dos Dragões mantiveram-se impenetráveis, revelando uma maturidade competitiva muito elevada – com destaque para um corte de Maicon, aos 90+3m, a segurar a vantagem dos Dragões, e para os laterais Danilo e Alex Sandro, com a motivação extra do regresso agendado à selecção brasileira a funcionar também como catalisador.

O jogo de Lille permitiu ao FC Porto vencer na Europa pela primeira vez desde o jogo com o Áustria de Viena da época passada, em que Lucho González marcou o único golo dos Dragões, e Rúben Neves tornou-se o mais jovem jogador de sempre de uma equipa portuguesa a disputar um encontro na Champions League. Na próxima terça-feira, às 19h45, no Dragão, joga-se a segunda mão do play-off da competição, com 90 minutos a separar os Dragões da fase de grupos da Champions League.» in http://www.fcporto.pt/pt/futebol/fichas-de-jogo/Pages/Lille-FC-Porto.aspx~



2014.08.20 (19h45) - Lille 0-1 FC Porto (Play-Offs)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover