27/08/14

Festa da Senhora d'Agonia - Viana do Castelo, são marcadas por vários acontecimentos, que este ano decorreram entre 20 e 24 de agosto, um dos mais aguardados é o desfile das noivas e mordomas.

As Noivas de Viana

«As noivas de Viana

As festas da Senhora D’Agonia, em Viana do Castelo, são marcadas por vários acontecimentos, que este ano decorreram entre 20 e 24 de agosto. Um dos mais aguardados é o desfile das noivas e mordomas.

2

Em 1751 dá-se o início da devoção à Senhora d'Agonia, com a a entrada da imagem na Capela do Bom Jesus. Em 1783, a Sagrada Congregação dos Ritos concedeu a licença para todos os anos se celebrar nesta capela, no dia 20 de agosto, uma Missa Solene. Esta data passaria a ser feriado municipal na cidade de Viana.

3

Mais tarde, em 1861, a Romaria passa a ser uma festa religiosa, um arraial com os descantes ao som das violas, as esturdias e as danças. No ano seguinte, calcula-se que mais de 50 mil pessoas contemplaram o fogo-de-artifício da festa. Dez anos depois, adiciona-se ao programa das festas uma tourada e, alguns anos depois, a Festa do Traje e o cortejo etnográfico.

4

Hoje em dia, as festas da Senhora D’Agonia levam todos os anos centenas de milhares de pessoas a Viana do Castelo, sendo que um dos pontos altos da festa é o Desfile das Mordomas e Noivas de Viana.

Cortejo_Noivos2

O traje de mordoma e de noiva compõe-se de vestido preto, vestido de pano ou vestido de casamento. É composto por saia preta, avental de veludo, casaca preta bordada, algibeira bordada, lenço de seda natural, meias de algodão branco rendadas, chinelas pretas bordadas a branco.

Cortejo_Noivos3

O traje da noiva difere no lenço que segura o ramo da noiva, é “um lenço de amor” bordado a ponto cruz.

Cortejo_Noivos4

Este ano, cerca de 400 mil pessoas assistiram ao cortejo histórico dedicado à vida e obra de Frei Bartolomeu dos Mártires. Do desfile fizeram parte 33 carros alegóricos, distribuídos por 165 números diferentes.

Cortejo_Noivos9

O percurso de 2300 metros demorou mais de três horas a completar, debaixo do sol de agosto.

MordomasJC9

Os trajes típicos de Viana estão diretamente ligados ao mar e à pesca. Destaque para os brincos, em forma de sardinha.

Cortejo_Noivos12

O traje de noiva vianense assemelha-se aos trajes típicos holandeses, também de cor preta e véu branco em renda.

Cortejo_Noivos13

Atualmente, muitas noivas reatam a tradição e escolhem o traje de noiva para subir ao altar.

8

Entre figuras de operários, lenhadores, taberneiros, varinas e pescadores, as mordomas têm destaque. As mulheres surgem trajadas e carregadas de ouro.

MordomasJC_noiva

Cada mordoma leva o ouro de toda a família e, muitas vezes, de outras famílias da mesma aldeia.

MordomasJC12

Os símbolos minhotos como a joalharia de Viana ou os lenços têm sido objeto de destaque na obra da artista plástica Joana Vasconcelos, que foi a convidada de honra deste ano.

MordomaJC

Uma mordoma com traje à lavradeira, que é utilizado em dias de festa ou em dias de dó. O traje de lavradeira difere na cor e nos motivos bordados de acordo com cada uma das freguesias do concelho de Viana.

MordomaJC1

O traje à lavradeira é um dos símbolos mais característicos de Viana do Castelo e um dos trajes mais típicos de Portugal.

MordomaJC2

O traje de lavadeira é composto por uma camisa branca bordada de azul nos punhos, na frente e nos ombros; um colete bordado que exerce a função de espartilho; uma saia rodada com uma larga barra bordada com os mesmos motivos do colete; o avental e uma algibeira em forma de coração, para transporte de dinheiro e do lenço.

MordomaJC5

Mas os elementos mais importantes do traje são os lenços com motivos florais, vegetais e cornucópias.

MordomasJC11

A Romaria d’Agonia recebeu em 2013 a Declaração de Interesse para o Turismo. (Por Joana de Sousa Costa. Fonte: Daniel Sampaio. Fotos cedidas por Jornal Falcão do Minho).» in http://mulher.sapo.pt/em-foco/fotos/galeria/as-noivas-de-viana/open/#imagem-1


(As Mordomas: Beleza, Cor e Simpatia)


(Viana do Castelo - Romaria Srª da Agonia 2012 - Desfile da Mordomia.)


(Viana do Castelo - Romaria Srª da Agonia 2012 - Bombos.)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover