15/04/14

Cidade de Felgueiras - O Festival do Pão de Ló e Doces Tradicionais, realizado no passado fim-de-semana, no Mosteiro de Pombeiro, em Felgueiras, atraiu mais de 30 mil visitantes, um sucesso traduzido também no aumento do número de vendas dos agentes económicos que participaram no evento.

Imagem Activa

«Festival do Pão-de-Ló atraiu mais de 30 mil visitantes

Gabinete de Comunicação da Câmara de Felgueiras   

O Festival do Pão de Ló e Doces Tradicionais, realizado no passado fim-de-semana, no Mosteiro de Pombeiro, em Felgueiras, atraiu mais de 30 mil visitantes, um sucesso traduzido também no aumento do número de vendas dos agentes económicos que participaram no evento.

Entre os mais variados pontos do programa, a iniciativa assinalou os 500 anos da Outorga do Foral ao concelho de Felgueiras com a reconstituição histórica da época manuelina, no momento da abertura oficial.

A cerimónia contou com a presença dos autarcas locais e de concelhos vizinhos, dos representantes das entidades de turismo e, entre outras personalidades, de João Grancho, Secretário de Estado da Educação, António Ponte, Diretor Regional de Cultura do Norte.

Inácio Ribeiro, presidente da Câmara Municipal, referiu: “O sucesso desta iniciativa deve-se, não só ao trabalho da autarquia, mas aos agentes parceiros e a todos os que promoveram os nossos valores, as nossas raízes e a cultura aqui representada –, o pão-de-ló e o Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro –,a transmissão do saber de geração em geração”. 

Por sua vez, o representante do Governo, João Grancho, elogiou a iniciativa e, fazendo alusão à comemoração dos 500 anos do Foral, realçou que o concelho “é um exemplo a nível da Educação, Cultura e Economia”. Nesta linha, o Secretário de Estado referiu: “podemos reafirmar o período empreendedor de D. Manuel, que foi um exemplo notável para a altura: podemos ir muito além das nossas fronteiras e levar o que temos de bom, para que Portugal possa reafirmar-se no mundo”.

Foram muitas as toneladas de doces tradicionais vendidas no Festival. Os agentes económicos, mais uma vez, esgotaram o stock de produtos e atingiram, na sua maioria, o record do número de vendas no certame.

A animação do evento esteve a cargo das Tunas da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras (ESTGF), da Universidade Sénior e do Autodidata de Felgueiras, da Escola de Música ArtMusic-Berço da Cultura da Lixa e do Grupo Folclórico de Pombeiro. Destaque ainda para a prova de BTT noturno que juntou mais de duas centenas de participantes e para o concerto musical da banda Folk/Rock TANIRA.

O festival foi palco da transmissão em direto da TVI do programa “Somos Portugal”, com muitos artistas nacionais, animação, música e cor. 

Houve também uma série de visitas ao Mosteiro de Pombeiro onde se realizou o evento, acompanhadas por um Técnico Intérprete do Património da Rota do Românico. 

Em simultâneo decorreu uma exposição de produtos que traduzem a cultura do concelho. A tulha do Mosteiro esteve ornamentada com Bordados das Terras de Sousa, Filé, Calçado e Gastronomia típica.» in http://www.jornalaberto.com/index.php?option=com_content&task=view&id=2760&Itemid=1


(José Hermano Saraiva no Pão de Ló de Margaride de Felgueiras)


(Pão-de-Ló de Margaride de Leonor Rosa da Silva - Felgueiras 2009)


(Fabrico do Pão de Ló de Margaride)


(Pão de Ló de Margaride)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover