31/10/13

Amarante Criminalidade - A GNR anunciou, no passado dia 29 de outubro, a detenção de dois homens, de 23 e 37 anos, suspeitos de tráfico de droga, na sequência de buscas domiciliárias e não domiciliárias realizadas, no dia anterior, pelo NIC de Amarante.



«Amarante: Dois detidos por tráfico

A GNR anunciou, no passado dia 29 de outubro, a detenção de dois homens, de 23 e 37 anos, suspeitos de tráfico de droga, na sequência de buscas domiciliárias e não domiciliárias realizadas, no dia anterior, pelo NIC de Amarante.

Aos detidos, foram apreendidas 618 doses de heroína e 38 de cocaína. Os militares apreenderam ainda 435,5 gramas de bicarbonato de sódio, seis telemóveis, duas viaturas, uma balança digital, um moinho e artigos de corte e acondicionamento de estupefacientes.

Os suspeitos foram presentes a tribunal.

Autor: Ana Reis Almeida» in http://www.imprensaregional.com.pt/averdade/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czo5OiJpZF9zZWNjYW8iO3M6MjoiMTkiO3M6MTA6ImlkX25vdGljaWEiO3M6NDoiNzg0NSI7fQ==

Vizela Política Local - O presidente da Câmara Municipal de Vizela, Dinis Costa, nomeou o seu filho, Dinis Miguel Costa, para o cargo de adjunto do Gabinete da Presidência.

Ser-se autarca e nomear o filho para cargo na Câmara

«Vizela Ser-se autarca e nomear o filho para cargo na Câmara

O presidente da Câmara Municipal de Vizela, Dinis Costa, nomeou o seu filho, Dinis Miguel Costa, para o cargo de adjunto do Gabinete da Presidência. Embora a contratação seja legal, o PSD local, escreve o Jornal de Notícias, acusa o autarca de falta de ética.

A nomeação do filho do autarca já instalou a polémica na região e levou o PSD local a considerá-la como um acto reprovável do ponto de vista da ética, lê-se no Jornal de Notícias.

Embora esta nomeação seja legal, o PSD admite que “revela o que de pior se tem assistido na política nacional e local”.

O agora adjunto do Gabinete da Presidência concluiu o mestrado em Marketing no ano passado e, com o novo cargo, vai receber cerca de 2.000 euros mensais.» in http://www.noticiasaominuto.com/politica/124530/ser-se-autarca-e-nomear-o-filho-para-cargo-na-camara?utm_source=gekko&utm_medium=email&utm_campaign=afternoon#.UnKwCnDIZGQ
------------------------------------------------------------------------------------
Isto é uma vergonha e traduz muito do que se passa nas autarquias locais... filhos, sobrinhos, primos, enteados... por aí fora; mas diz muito da sociedade portuguesa, no que concerne ao nepotismo vigorante...


Amarante Ciclismo - A União de Ciclismo do Coronado vai realizar o passeio de encerramento de época 2012/2013, no próximo sábado, 2 de novembro, até Amarante.



«União de Ciclismo do Coronado termina época com viagem a Amarante

A União de Ciclismo do Coronado vai realizar o passeio de encerramento de época 2012/2013, no próximo sábado, 2 de novembro, até Amarante. 

A partida está marcada para as 8 horas, no Restaurante S. Romão e, depois do percurso de 70 quilómetros, segue-se um almoço/convívio. “A todos os interessados a fazer parte desta família de cicloturismo, apareçam”, apelam os responsáveis do grupo.» in http://www.onoticiasdatrofa.pt/ntt/index.php/ultimas-noticias/edicao-papel/79-edicao-445/11136-uniao-de-ciclismo-do-coronado-termina-epoca-com-viagem-a-amarante

AMARANTE – O Presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, desafiou os amarantinos a tirarem partido dos equipamentos que o Município disponibiliza na área da Sociedade da Informação, realçando que “as interações dos cidadãos entre si e com as organizações são, cada vez mais, feitas com recurso à Internet”.

0

«AMARANTE: FORMANDOS SENIORES APRENDEM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO

AMARANTE – O Presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, desafiou os amarantinos a tirarem partido dos equipamentos que o Município disponibiliza na área da Sociedade da Informação, realçando que “as interações dos cidadãos entre si e com as organizações são, cada vez mais, feitas com recurso à Internet”.

José Luís Gaspar falava na receção a duas turmas de seniores, num total de 21 elementos, que iniciaram formação nos EI de Amarante e Vila Meã, cuja presença agradeceu, a quem deu as boas-vindas e dirigiu parabéns por, disse, “demonstrarem querer estar sintonizados com os tempos atuais”.

Criados para combater a infoexclusão e promover a literacia digital no Município, os EI de Amarante e Vila Meã estão dotados de equipamento informático com ligação à Internet, proporcionando formação em tecnologias da informação, bem como a possibilidade de os seus utilizadores navegarem na rede para acesso a serviços, marcação de consultas, interação com organizações da administração pública, criação e consulta de contas de correio eletrónico, acesso a informação diversa, download de documentos, etc.

Os EI de Amarante e Vila Meã proporcionam dois tipos de formação: certificada, estando o Município credenciado para o efeito, através da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento. Nesta modalidade são, mediante exame, emitidos Diplomas de Competências Básicas (DCB) em Tecnologias da Informação, cujo público-alvo é constituído por indivíduos em idade ativa, empregados ou à procura de emprego. Os DCB são reconhecidos como o “Passaporte Europeu em Tecnologias de Informação” e aceites em toda a UE; não certificada, mas validada através da emissão de certificado de frequência, dirigida sobretudo a públicos seniores e em idade não ativa.

Os Espaços Internet de Amarante (no Campo da Feira) e de Vila Meã (em espaço anexo ao edifício dos ex-Paços do Concelho de Santa Cruz de Ribatâmega) abriram em Setembro de 2007 e dispõem, cada, de oito postos de trabalho fixos e de rede sem fios para utilizadores de portáteis. Os EI funcionam em horário contínuo, de terça a sábado, das 9:00 às 20:00.

Este ano, até setembro passado, os EI do Município de Amarante atribuíram 40 Diplomas de Competências Básicas e 43 Certificados, tendo, em conjunto, registado uma média mensal de utilizadores de 1 444 utentes.» in http://local.pt/amarante-formandos-seniores-aprendem-tecnologias-da-informacao/

Acidentes - O acidente deu-se pelas 15.50 horas, na Avenida D. Afonso Henriques, quando o agente, José Manuel Santos, residente em Ataíde, Vila Meã, Amarante, que se fazia transportar numa mota colidiu com um automóvel junto às instalações da Shell.



«Vila Meã - Policia morre em acidente

Um agente da Polícia Municipal do Porto morreu, num acidente em Matosinhos.

O acidente deu-se pelas 15.50 horas, na Avenida D. Afonso Henriques, quando o agente, José Manuel santos, residente em Ataíde, Vila Meã, Amarante, que se fazia transportar numa mota colidiu com um automóvel junto às instalações da Shell.

As equipas de emergência médica ainda tentaram, sem sucesso, reanimar o agente.

Francisco Portilho, testemunha do acidente em declarações à CMTV, relatou a violência do acidente:

___________ Francisco Portilho  

A má notícia chegou, ontem, ao final do dia a Ataíde, Vila Meã, Amarante, por intermédio de um Comissário da PSP, acompanhado de uma psicologia para prestar auxílio à família enlutada.

Além da mulher, bancária na CGD em Penafiel, José Manuel Santos, 49 anos, agente da PSP estava a seu pedido destacado na Policia Municipal do Porto. A vitima deixa órfão de pai, dois rapazes de 10 e 15 anos, sendo que o mais velho sofre de síndrome de Asperger.

José Manuel dos Santos era uma figura muito querida em Vila Meã. Quem o conhecia fala de alegria em pessoa tendo, de resto, formado na localidade o Grupo de Cavaquinhos de Vila Meã de quem era o principal dinamizador.

--------------------------------------------------------------------------------------
Excelente Pessoa de uma Família espetacular... enfim, a vida è mesmo um empréstimo a prazo...

Os meus sinceros pêsames à Familia Santos e todos os entes mais queridos do José Manuel Santos e amigos!


30/10/13

Cidade de Penafiel - De 9 a 20 de novembro, a cidade de Penafiel vai ser o palco de uma das maiores e mais espantosas feiras comerciais anuais do distrito do Porto, onde a tradição ainda atrai milhares de pessoas a Penafiel, seja pela procura da diversa oferta gastronómica, artesanal, têxtil, musical ou cultural que só as festas de S. Martinho oferecem.



«Penafiel: S. Martinho em Penafiel de 9 a 20 de novembro

De 9 a 20 de novembro, a cidade de Penafiel vai ser o palco de uma das maiores e mais espantosas feiras comerciais anuais do distrito do Porto, onde a tradição ainda atrai milhares de pessoas a Penafiel, seja pela procura da diversa oferta gastronómica, artesanal, têxtil, musical ou cultural que só as festas de S. Martinho oferecem.

Falar de S. Martinho é falar de vinho novo, castanhas assadas, artesanato, bailes, jogos tradicionais entre outras actividades que trazem todos os anos até Penafiel, milhares de visitantes.

Os cheiros e sabores das castanhas assadas e das tradicionais tortas de S. Martinho, conhecidas pelo seu sabor doce e salgado, típicas do concelho de Penafiel vão certamente encantar e conquistar os visitantes que vão percorrer as ruas, que por estes dias, são “invadidas” por feirantes com diversos produtos para vender, desde o têxtil, ao artesanato, passando pela doçaria e pelo vinho, fazendo relembrar as feiras de “outros tempos”.

Diversas atividades culturais na programação de 2013

Este ano, o programa está recheado de diversas atividades culturais, especialmente na Quinta de Puços, junto ao Largo da Ajuda, onde decorre a mostra e venda de artesanato e palco de várias atuações de grupos de cantares, cavaquinhos e folclore onde as tradições folclóricas e etnográficas vão embelezar o genuíno ambiente de S. Martinho, em Penafiel, nos dias 9, 10, 11,16 e 17, de novembro.

No dia 9, sábado, às 16h00, o grupo "Os amigos do Cavaquinho – Canelas” vão dar início ao leque de atuações. Às 18h00, o Associação Cultural e Recreativa Amigos de Bustelo - Grupo Folclórico, às 20h30, o Grupo Folclórico de S. Mamede de Canelas, seguindo-se às 21h30, o Rancho Folclórico de S. Miguel de Paredes.

No dia 10, o Rancho Folclórico de S. Pedro da Bela Vista de Galegos atua às 15h00, estando marcado para as 16h00 a atuação do Centro Cultural e Rancho Folclórico de Paço de Sousa. 

Às 17h00, o Grupo Folclórico de Penafiel e posteriormente o Grupo Danças e Cantares da Associação p/ Desenvolvimento da Portel e, no dia de S.Martinho, dia 11, às 15h00, com Associação Cultural e Recreativa Rancho Folclórico Infantil de Cabeça Santa, às 16h00 com Grupo Cavaquinhos da Adiscrep-Penafiel, às 17h00 com o Grupo de Cavaquinhos de Lagares e para fechar, às 19h00 com o Rancho Folclórico S.Vicente do Pinheiro.

A alegria e a música continua nos dias 16 e 17 de novembro. No dia 16, entre as 17h00 e as 21h30, com atuações do Rancho Folclórico S. Vicente do Pinheiro; Rancho Folclórico do Centro Social Cultural Recreativo de Rio de Moinhos; Rancho Folclórico do Centro Social de Paço de Sousa; Grupo de Danças e Cantares da Associação para o Desenvolvimento da Portela e do Rancho Folclórico do Centro Social e Cultural de Abragão, e no domingo (domingo de prendas), das 15h00 às 17h00, com atuações da Associação Cultural e Recreativa Rancho Folclórico Infantil de Cabeça Santa; Rancho Folclórico de S. Vicente de Irivo e para encerrar o Grupo Folclórico de Penafiel.

Concentração Motard e Raid Feira S. Martinho

Enquadrados no S. Martinho 2013, o Moto Clube do Vale do Sousa, com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel, organiza de 15 a 17 de novembro, no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel, a XVI Concentração Motard de S. Martinho, com um programa recheado de atividades, desde o Freestyle, ao passeio de carroça à feira de S. Martinho e passeio turístico pela região, passando pelas atuações musicais de grupos de rock e cantares populares.

Para mais informações contactar: Fernando Gomes (Presidente Moto Clube Vale do Sousa) – 966125722

No que ao todo o terreno diz respeito, o Clube Penatrilhos organiza o Raid Feira S. Martinho, nos próximos dias 8 (noturna) e 9 novembro, integrando uma vez mais as Festas da Feira S. Martinho em Penafiel, com a seguinte programação:

Sexta, dia 8

20h00 – Abertura Secretariado - Crazy Caffe, Sameiro - Penafiel;
(GPS: 41°12'42.10"N / 8°16'21.00"W );
21h00 - Inicio Passeio TT;
00h00 – Fim percurso noturno e Ceia.

Sábado, dia 09

08h00 – Abertura Secretariado/pequeno almoço - Casa Do Povo De Penafiel, Rua Paço, 39 - Penafiel (junto Museu Municipal) ( GPS: 41°12'24.60"N / 8°16'58.25"W )
09h00 - Inicio Passeio TT ( 1ªEtapa) ;
13h00 – Almoço;
14h30 - Inicio 2º Etapa;
20h - Jantar» in http://www.imprensaregional.com.pt/averdade/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czo5OiJpZF9zZWNjYW8iO3M6MjoiMjAiO3M6MTA6ImlkX25vdGljaWEiO3M6NDoiNzg0MCI7fQ==


(S. Martinho em Penafiel 2012)

Vila de Marvão - A Vila Medieval Alentejana prepara-se para distribuir dez toneladas de castanhas e três mil litros de vinho, por ocasião da 30ª edição da Feira da Castanha; a região, reconhecida como das mais ativas na promoção da gastronomia e na hospitalidade, ambiciona, este ano, realizar o Maior Magusto do Mundo.



«30ª edição da Feira da Castanha

A vila medieval alentejana prepara-se para distribuir dez toneladas de castanhas e três mil litros de vinho, por ocasião da 30ª edição da Feira da Castanha. A região, reconhecida como das mais ativas na promoção da gastronomia e na hospitalidade, ambiciona, este ano, realizar o Maior Magusto do Mundo.

A vila de Marvão, no Alentejo, prepara-se para, nos próximos dias 9 e 10 de novembro, ser palco de uma edição especial da Feira da Castanha, que todos os anos se realiza no segundo fim-de-semana de novembro. Este ano, na sessão inaugural, terá lugar uma justa homenagem aos fundadores desta iniciativa.

Esta é já a 30ª edição do evento, que representa um dos mais genuínos em solo português e um dos melhores cartões-de-visita de toda a região.

Para assinalar os 30 anos de tradição da Feira da Castanha, o município de Marvão, responsável pela organização da iniciativa, procura este ano conquistar o título de Maior Magusto do Mundo. Para o efeito, serão distribuídas dez toneladas de castanhas e três mil litros de vinho da região, numa festa em que são esperados mais de 20 mil visitantes.

Provas de vinhos e licores, degustações da mais diversa doçaria com castanhas, produtos regionais, mostra e venda de artesanato local, exposição de fotograa, bailes populares, teatro de rua, concertos e iniciativas de animação circense são apenas algumas das atividades que estão reservadas àquele que é um dos mais importantes eventos de Marvão.

Do programa fazem ainda parte as atuações dos Melech Mechaya, Cabra Cega, CantAreias, Mimo’s Dixieband, Rancho Folclórico da Casa do Povo de Santo António das Areias, Domingos e Dias Santos e Projeto EZ, Bate no Fole, DJ Reis e Escola de Música do Marvão.

A partir de 2 novembro, e até dia 16, tem também lugar, em todos os restaurantes aderentes do concelho, a ‘Quinzena Gastronómica da Castanha’, que representa uma ocasião única para saborear as mais variadas receitas feitas à base deste fruto, classicado como produto de Denominação de Origem Protegida (DOP).

O município do Marvão, em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, vai ainda apresentar este ano duas receitas originais, um prato e um doce, inspiradas na castanha da região.

Marvão encontra-se, neste momento, em processo de preparação de candidatura a Património Mundial da UNESCO, pela sua paisagem natural, história e identidade cultural.

Site oficial da 30ª Feira da Castanha de Marvão:
www.feiradacastanhamarvao.pt

Facebook oficial da 30ª Feira da Castanha de Marvão:
www.facebook.com/omaiormagustodomundo



- See more at: http://ecultura.sapo.pt/AgendaCulturalDisplay.aspx?ID=37324#sthash.Y6Uxg8cN.dpuf» in http://ecultura.sapo.pt/AgendaCulturalDisplay.aspx?ID=37324


(XXIX Feira da Castanha em Marvão 11 nov 2012)

Violência - Em entrevista do Diário de Notícias desta quarta-feira, Joana Varela, de 60 anos, ex-mulher do antigo ministro da Cultura, Manuel Maria Carrilho, descreve-o como uma pessoa "violenta por natureza" e relata que foi "espancada durante um dia inteiro"



«Ex-mulher de Carrilho fala em 'espancamento'

Em entrevista do Diário de Notícias desta quarta-feira, Joana Varela, de 60 anos, ex-mulher do antigo ministro da Cultura, descreve-o como uma pessoa "violenta por natureza" e relata que foi "espancada durante um dia inteiro"

A ex-mulher de Manuel Maria Carrilho não poupa nas palavras para o descrever: "uma pessoa violenta por natureza", "sem consciência", "com pouco sentido de dignidade". Em entrevista à edição desta quarta-feira do Diário de Notícias, Joana Varela recorda o primeiro episódio de violência, quando tinha 25 anos: "Fui espancada durante um dia inteiro e tive uma faca encostada ao pescoço (...) E deu-me imensos pontapés."

A ex-diretora da revista da "Colóquio Letras", que já se ofereceu para ser testemunha de Bárbara Guimarães, explica que esse episódio violento foi desencadeado pela confissão de uma traição, que Joana Varela cometeu depois de ter alegadamente descoberto que o antigo governante "tinha um caso".

Na altura com um filho de quatro anos, a ex-mulher de Carrilho não apresentou queixa ("Não raciocinei, tinha 25 anos, sabia lá que havia advogados") e optou por ficar em casa. "Mas aí o nosso casamento estava acabado", recorda, nas declarações ao DN, confessando que, a partir daí, "pus-lhe os palitos todas as vezes que me apeteceu".

Só no dia em que o ex-ministro a terá ameaçado com uma faca, depois de Joana Varela lhe ter anunciado que pretendia o divórcio, é que a esta decidiu sair de casa.

Contactado pelo jornal, Manuel Maria Carrilho "desmente categoricamente" todas as acusações e classifica a primeira mulher como "uma louca varrida, uma pessoa delirante", frisando que esteve várias vezes internada, inclusivamente num hospital psiquiátrico.
Os internamentos são confirmados pela própria, que admite um diagnóstico de doença bipolar e uma depressão grave na sequência da perda do emprego na Gulbenkian.» in http://visao.sapo.pt/ex-mulher-de-carrilho-fala-em-espancamento=f755274#ixzz2jDPONyUd

Amarante Óbitos - Uma mulher, de cerca de 70 anos, foi encontrada morta na casa onde vivia sozinha, ontem, às 18h00, em Aboim, Amarante.



«Amarante: Encontrada morta

Uma mulher, de cerca de 70 anos, foi encontrada morta na casa onde vivia sozinha, ontem, às 18h00, em Aboim, Amarante. 

Os vizinhos estranharam não avistarem Maria Marinho há alguns dias e, após falarem com o filho da vítima, forçaram a porta. 

O corpo estava debaixo de um armário. 

A GNR investiga.» in http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?contentID=D0A25590-DBF1-420A-8DAC-D37A4B346744&channelID=00000010-0000-0000-0000-000000000010

29/10/13

Campeonato Nacional de Seniores - Amarante F.C. 1 vs Freamunde 2 - Alvinegros voltam a ser derrotas pelos capões, depois da Taça, agora para o campeonato!


(Resumo do jogo Amarante FC 1-2 SC Freamunde 27/10/13)

Desporto Surf - A brasileira Maya Gabeira, de 26 anos, ficou nesta segunda-feira inconsciente durante um acidente quando tentava surfar uma onda gigante na Praia do Norte, na Nazaré, tendo sido transportada para o hospital.



«Maya Gabeira sofre acidente ao tentar surfar onda gigante na Nazaré

Brasileira de 26 anos caiu e foi levada para o hospital. "Não inspira cuidados de maior”.

A brasileira Maya Gabeira, de 26 anos, ficou nesta segunda-feira inconsciente durante um acidente quando tentava surfar uma onda gigante na Praia do Norte, na Nazaré, tendo sido transportada para o hospital. Ao início da tarde desta segunda-feira, fonte do Hospital de Santo André, em Leiria, disse à Lusa que a surfista “está estável e não inspira cuidados de maior”, tendo apenas sofrido uma "fractura do perónio".

Segundo constatou a agência Lusa no local, o acidente ocorreu às 7h15, quando Maya Gabeira tentou surfar uma onda gigante. A brasileira ainda conseguiu surfar a onda, mas depois caiu, tendo sido transportada para a areia por uma equipa de apoio onde foi assistida.

A surfista vai agora permanecer em observação no hospital. Em Alcobaça, onde foi inicialmente assistida, foi revelado que a brasileira sofreu “um pré-afogamento em água salgada”, sendo que, “após exames”, foi possível concluir que se encontrava “estável, consciente e colaborante”.

Horas depois, Maya Gabeira escreveu: “Obrigada pelo carinho de sempre! Um tornozelo quebrado, mas nada de mais! Estou recuperando bem, continuem torcendo por favor. Logo mais estou de volta!”, escreveu a surfista na rede social Facebook.

Milhares de pessoas estiveram na manhã desta segunda-feira na Praia do Norte, na Nazaré, na expectativa de ver os surfistas que tentam bater o recorde do havaiano Garret McNamara. O surfista regressou este mês a Portugal e vai ficar no país até 2 de Dezembro, para “aproveitar” as ondas da Praia do Norte, na Nazaré, onde surfou a onda gigante.

Garrett McNamara, recordista da maior onda surfada, considerou ser possível bater a sua própria marca, mas garantiu não estar focado nesse objectivo. McNamara surfou a 28 de Janeiro deste ano, na Nazaré, uma onda que lhe poderá valer um novo recorde, depois de em 2011 ter feito história, também com uma onda de grande dimensão.

O protagonista da manhã, no entanto, foi Carlos Burle. Depois de ter ajudado a salvar Maya Gabeira, o brasileiro surfou uma onda gigante, podendo ter batido o recorde de McNamara.

Garrett McNamara está ligado à Nazaré no âmbito da Zon North Canyon Show, um projecto de três anos, iniciado em 2010, protagonizado pelo surfista e desenvolvido pela Nazaré Qualifica com o objectivo de promover a Nazaré internacionalmente como destino turístico de referência para a prática dos desportos de ondas grandes e de filmar três documentários que registam a actividade desportiva de McNamara e o quotidiano da vila.

Notícia corrigida às 10h45: acidente ocorreu na Praia do Norte, e não na Praia Grande.» in http://www.publico.pt/desporto/noticia/maya-gabeira-sofre-acidente-ao-tentar-surfar-onda-gigante-na-nazare-1610540



Surf: A onda que ia matando Maya Gabeira

Desporto Futebol: O presidente da FIFA, Joseph Blatter, pediu hoje desculpas a Cristiano Ronaldo e à comunidade do futebol português, numa carta enviada à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) à qual a agência Lusa teve acesso.



«Blatter pede desculpas a Cristiano Ronaldo

Blatter escreveu a Fernando Gomes, depois de este ter enviado ao líder da FIFA uma carta a propósito das suas declarações.

O presidente da FIFA, Joseph Blatter, pediu hoje desculpas a Cristiano Ronaldo e à comunidade do futebol português, numa carta enviada à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) à qual a agência Lusa teve acesso.

«Peço-lhe que transmita as minhas desculpas ao jogador e à comunidade do futebol português e que aceite, caro presidente, os meus mais cordiais cumprimentos», escreveu Blatter, numa carta enviada ao líder da FPF, Fernando Gomes.

Blatter escreveu a Fernando Gomes, depois de este ter enviado ao líder da FIFA uma carta a propósito das declarações do máximo responsável do organismo sobre o futebolista luso, numa conferência na Universidade de Oxford, na qual o tema não era a eleição de Melhor Jogador do Ano.

«No fim da minha intervenção, o moderador perguntou-me sobre os jogadores Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. Respondi-lhe que estes dois jogadores são excecionais, as estrelas do nosso desporto, iguais, mas cada um com um estilo de jogo diferente. Lamento, sinceramente, que as minhas palavras, colocadas fora do contexto, tenham sido mal interpretadas», explicou Blatter.

As declarações do máximo responsável da FIFA surgiram num debate na sexta-feira, mas o vídeo do evento teve mais destaque na imprensa apenas hoje, dia em que se ficou a saber a lista de nomeados para a Bola de Ouro, que distingue anualmente o melhor jogador do mundo.

Um fonte oficial da FPF disse ainda à Lusa que já foi transmitido ao presidente do Real Madrid e ao jogador o teor da carta enviada por Joseph Blatter a Fernando Gomes.
Na conferência, Blatter disse que «Leo Messi é um bom rapaz» e «nada exuberante», mas joga muito bem e marca muitos golos. Já sobre Cristiano Ronaldo, Blatter levantou-se e tentou imitar a postura do jogador português.

«O outro (Cristiano Ronaldo) é como um comandante em campo», acrescentou o presidente de FIFA, enquanto simulava um soldado a marchar e perante os risos da plateia.» in http://desporto.sapo.pt/futebol/seleccao/portugal/clube-portugal/artigo/2013/10/29/blatter_pede_desculpas_a_cristia.html
----------------------------------------------------------------------------------------------
Há desculpas que não se pedem... evitam-se! Se tem vergonha na cara e alguma réstia de dignidade, Demita-se, Sr. Blatter (palhaço)!... talvez se beber menos, possa melhor um pouco a sua forma de estar, mas penso sinceramente que, no seu caso, possa já ser um pouco tarde...


(Blatter se Burla de Cristiano Ronaldo & Exalta a Messi)

Política de Saúde - De um total de 384 Certificados de Incapacidade Temporária (CIT) analisados pela Inspeção-Geral de Atividades em Saúde e que foram passados pelos médicos entre 2009 e 2011, 30% foram “emitidos sem evidências de quaisquer registos clínicos de suporte - exames médicos -, situação que se afigura deveras preocupante”, revela um relatório desta entidade agora publicado, segunda avança o jornal Público.

Três em cada dez atestados médicos são passados sem documentação justificativa

«Três em cada dez atestados médicos são passados sem documentação justificativa

Relatório revela que incumprimento das regras é generalizado e transversal ao SNS.

De um total de 384 Certificados de Incapacidade Temporária (CIT) analisados pela Inspeção-Geral de Atividades em Saúde e que foram passados pelos médicos entre 2009 e 2011, 30% foram “emitidos sem evidências de quaisquer registos clínicos de suporte - exames médicos -, situação que se afigura deveras preocupante”, revela um relatório desta entidade agora publicado, segunda avança o jornal Público.

A amostra diz apenas respeito aos distritos de Aveiro, Braga, Leiria, Porto e Setúbal – por se consideraram representativos – mas ainda assim foram analisados apenas 384 CIT de um total de mais de 750 mil passados nesse mesmo período.

Do total de 384 CIT, 377 foram passados a utentes que estavam inscritos nas unidades de saúde onde foram emitidos mas em 107 dos casos “sem evidência de quaisquer registos clínicos de suporte”. 

As situações irregulares foram praticadas por 41 médicos. O Centro de Saúde de Olivais e o Centro de Saúde de Felgueiras foram aqueles onde se encontraram mais médicos com irregularidades e o Centro de Saúde da Marinha Grande e o Centro de Saúde de Ovar aqueles com menos.

“Os valores bastante significativos (…) revelam que o incumprimento é generalizado, transversal ao SNS e bastante análogo”, diz a inspeção, justificando que foram encontradas situações de incumprimento em todas as unidades de saúde inspeccionadas nas várias zonas do país.

A IGAS sugere que se reforcem os sistemas de informação, nomeadamente introduzindo mais alertas e campos de preenchimento obrigatório sem os quais não seja possível emitir um CIT.

Para combater a fraude, desde setembro, os CIT são obrigatoriamente transmitidos eletronicamente entre os serviços de saúde e da Segurança Social. A portaria foi publicada em julho em Diário da República e explicava que a medida visa “o reforço da eficácia do sistema de segurança social na atribuição das prestações no âmbito das eventualidades de doença e de maternidade, paternidade e adopção”.

O modelo de CIT para atribuição de subsídio de doença apenas poderá assim ser usado em versão impressa “exclusivamente nas situações em que não seja possível a sua transmissão electrónica, por motivos de força maior”. 

A ideia é reverter números como os de 2011 avançados pelo Governo: foram inseridos no Sistema de Informação Nacional das Unidade de Saúde 10.996 certificados de incapacidade temporária sem indicação do código da unidade de saúde e 5347 sem o código da cédula profissional do médico, totalizando mais de 200 mil dias de doença.» in http://saude.sapo.pt/noticias/saude-medicina/tres-em-cada-dez-atestados-medicos-nao-tem-fundamento.html

28/10/13

Jornalismo - Certamente desagradado com o que se passou nas quatro linhas, que é o que a nós verdadeiramente interessa, o jornal Record titula hoje na primeira página "Adeptos leoninos recebidos à pedrada".



«O ARRASTÃO INFAME

Certamente desagradado com o que se passou nas quatro linhas, que é o que a nós verdadeiramente interessa, o jornal Record titula hoje na primeira página "Adeptos leoninos recebidos à pedrada". É mentira que os adeptos do Sporting tenham sido recebidos à pedrada ou com qualquer outra forma de violência. 

Como já todos puderam ver pelas imagens difundidas por praticamente todas as televisões, o que se passou foi que um grupo de cerca de 100 adeptos alegadamente do Sporting causou graves incidentes num cobarde arrastão e agrediu pacíficos e indefesos adeptos do FC Porto, muitos deles de idade avançada.

Adulterar a verdade dos factos é uma estratégia antiga do jornal Record, mas o despudor de procurar reescrever os acontecimentos ultrapassa as mais elementares regras do jornalismo.

É contra a manha desta gente que a nossa equipa trabalha, unicamente com o objectivo de mostrar dentro de campo quem é melhor. Aos nossos adeptos, vítimas da infâmia do jornal Record, agradecemos o apoio incondicional que muito ajudou ao sucesso da equipa, bem como o comportamento de todos, que nunca confundiram rivalidade com a violência.» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_futfcpcomunicado_281013_78340.asp
Pin It button on image hover