28/05/13

Religião - Foi ao som de cânticos religiosos e de agradecimento à Sta. Quitéria que as mais de duas dezenas de grupos participaram nas novenas a Sta. Quitéria, uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal, realizada no dia 26 de maio.



«Felgueiras: Novenas a Santa Quitéria

Foi ao som de cânticos religiosos e de agradecimento à Sta. Quitéria que as mais de duas dezenas de grupos participaram nas novenas a Sta. Quitéria, uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal, realizada no dia 26 de maio.

Foram 21 grupos de nove elementos cada, rececionados pelo presidente da Câmara Municipal, Inácio Ribeiro e pela vereadora da Cultura e Coesão Social, Carla Meireles, nos Paços do Concelho, local de onde os grupos rumaram em direção ao Santuário de Santa Quitéria.

O autarca felicitou a participação e convidou toda a população e visitantes a subir a Sta. Quitéria pelo Percurso das Capelas, recentemente renovado.

“Na realização das obras, a autarquia teve a preocupação de tornar o acesso mais seguro e mais agradável, que motive a uma maior circulação dos peregrinos e com mais segurança. Tornamos o percurso pedonal menos penoso. Desta forma, queremos dar uma maior dinâmica àquela via que para além do cariz religioso, tem uma componente turística muito interessante. Quem a percorre pode desfrutar de umas vistas lindíssimas”, conclui.

Inácio Ribeiro relembra que o Percurso das Capelas foi inaugurado em 2012 e que a Rua da Alegria, uma acessibilidade que liga a Rua Costa Guimarães ao Percurso das Capelas, está a sofrer obras de beneficiação e infraestruturação.

As novenas inseriram-se nas tradicionais festividades em honra de Santa Quitéria, que pretendem acarinhar os idosos e frágeis, organizadas pela Confraria, com a participação de várias instituições do concelho.

As festividades iniciaram com as novenas, seguiu-se a receção aos frágeis, na Alameda de Sta. Quitéria, missa campal e procissão solene em honra de Sta. Quitéria.» in http://www.imprensaregional.com.pt/averdade/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czo5OiJpZF9zZWNjYW8iO3M6MjoiMjUiO3M6MTA6ImlkX25vdGljaWEiO3M6NDoiNzE4MCI7fQ==



 (Sta. Quitéria)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover