02/05/13

Cinema Português - À boleia da estreia nacional do filme intitulado “É o Amor”, realizado por João Canijo, e que tem no centro do enredo a vida das mulheres ligadas à pesca, foram abordadas no Praça do Almada diversas vertentes da comunidade piscatória local, que é a maior do país.



«Debate sobre as Caxinas de hoje

A realidade social das Caxinas e Poça da barca esteve em debate no último Praça do Almada, programa de informação que passa ao fim-de-semana na Onda Viva e que pode ver ou ouvir a todo o momento no sítio da rádio na Internet.

À boleia da estreia nacional do filme intitulado “É o Amor”, realizado por João Canijo, e que tem no centro do enredo a vida das mulheres ligadas à pesca, foram abordadas no Praça do Almada diversas vertentes da comunidade piscatória local, que é a maior do país.

Além das situações que envolveram as filmagens e outros dados curiosos, duas das intervenientes na película foram mais além e contaram na entrevista como é o quotidiano das mulheres ligadas ao mar ao e revelaram aspetos sensíveis da vida das Caxinas.

Por exemplo, Sónia Nunes, que é no filme a personagem principal, revelou como é que as peixeiras são solidárias na hora das perdas de vidas no mar. Os naufrágios são acontecimentos marcantes nas Caxinas e, mesmo a quem está ligado por via indireta, sente-se afetado pelas tragédias.

Abel Coentrão que é jornalista do Público e autor do blog Farol da Memória das Caxinas e Poça da Barca, deu o seu próprio exemplo.Talvez pela perigosidade da profissão de pescador, as mães não apreciem que os filhos sigam as pisadas dos pais.

Mas no caso de Cassilda Pontes vai ser difícil deixar de ter em casa mais um pescador.

No programa Praça do Almada, moderado por Octávio Correia, há outras curiosidades  que vêm à conversa. Por exemplo, Isaura Maria que fez um mestrado intitulado “Gentes de Ferro em barcos de pau”, recordou o tempo em que a Póvoa procurou obter o território de Caxinas e Poça da Barca.

O Praça do Almada, é um programa de grande informação da Rádio Onda que pode ouvir ao fim de semana e ver posteriormente na Onda Viva TV através do nosso sítio na Internet. 

(As declarações podem ser ouvidas na edição das 18h de 2013_04_30, aqui)» in http://www.radioondaviva.pt/index.php/noticias/1123-debate-sobre-as-caxinas-de-hoje-video


(É o Amor | trailer)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover