30/05/13

AMARANTE – “A União Europeia não está num bom momento, os egoísmos nacionais estão, perigosamente, a pôr em causa os fundamentos da sua criação: a democracia, a solidariedade e a paz”, referiu Armindo Abreu.

Pormenor da Sessão Solene 
«Amarante: Europa atual dá pertinência às geminações

AMARANTE – “A União Europeia não está num bom momento. Os egoísmos nacionais estão, perigosamente, a pôr em causa os fundamentos da sua criação: a democracia, a solidariedade e a paz”.

As palavras são de Armindo Abreu e foram proferidas durante a sessão solene do 10º aniversário da geminação entre as cidades de Amarante e Wiesloch, que teve lugar domingo, 26 de maio, nos Paços do Concelho.

Por isso, acrescentou, dirigindo-se aos eleitos locais e à delegação da cidade de Wiesloch, chefiada por Franz Schaidhammer, Presidente da Câmara, “é em momentos como os que vivemos que mais se justificam as geminações que, como a nossa, são um exemplo de união e de estabilidade e em que as diferenças, em vez de separarem, congregam as pessoas para o objetivo, tão fácil de enunciar, quanto tão difícil de alcançar, do entendimento e amizade entre os povos”.

Considerando que o objetivo de “constituir e estreitar uma amizade mútua dentro de uma Europa unida”, conforme definido no protocolo de geminação assinado entre as duas cidades, ainda não foi plenamente atingido, Armindo Abreu faz, porém, um balanço positivo da relação existente, afirmando que, nestes dez anos, “mantivemos bem viva a sua chama, alimentada por iniciativas várias muito significativas e em tão grande número que me escuso de as descrever, de caráter cultural, educativo e desportivo”.


E acrescentou: “Ficam os documentos que as comprovam e, muito em especial, os catálogos das exposições e as obras de arte de artistas da região do Rhein-Neckar, que enriqueceram o espólio do Museu Amadeo de Souza-Cardoso e de algumas coleções particulares. Ficam momentos, breves porque felizes, de convívio entre eleitos e cidadãos das nossas cidades, que criaram laços de uma amizade verdadeira”.

“E, enfatizou, as amizades que se criaram e que vão perdurar são o garante de que a estes primeiros 10 anos muitas dezenas de anos se juntarão no futuro de um convívio salutar, envolvendo um cada vez maior número de cidadãos das nossas cidades”.

À sessão solene evocativa dos 10 anos de geminação Amarante-Wiesloch seguiu-se a inauguração do “Jardim de Wiesloch”, delimitado pela av. 1º de maio e pelas vias que lhe dão acesso a partir da Alameda Teixeira de Pascoaes, escolhido pelo seu enquadramento e beleza e por ser local de passagem habitual, o que lhe confere visibilidade.


O processo de geminação entre Amarante e Wiesloch teve início em 1987, com as duas cidades a darem os primeiros passos no estabelecimento de contactos, na altura, entre a Cercimarante e o Centro de Apoio a Deficientes de Wiesloch, Lebenshilfe.

No entanto, somente em setembro de 2004 foi formalizado o “namoro” entre as duas cidades, com a assinatura do Protocolo de Geminação, por Armindo Abreu e Franz Schaidammer.» in http://local.pt/amarante-europa-atual-da-pertinencia-as-geminacoes/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover