06/05/13

Amarante Pintura - Foi inaugurada a 4 de maio, na Biblioteca Municipal Albano Sardoeira, a exposição de pintura da pintora amarantina Ana Silva e que estará patente ao público até ao dia 25 de maio.




«Biblioteca de Amarante mostra pintura de Ana Silva

AMARANTE – Foi inaugurada a 4 de maio, na Biblioteca Municipal Albano Sardoeira, a exposição de pintura da pintora amarantina Ana Silva e que estará patente ao público até ao dia 25 de maio.

A propósito das obras da artista, António Cardoso, Diretor do Museu Amadeo de Souza-Cardoso disse: “A partir dos anos 80, num ritmo contido (como exigência?), a Autora vem mostrando as suas obras com marcas muito pessoais ou numa fidelidade às opções por uma Arte, então, em multiplicidade de propostas.

Estabeleceu uma narrativa ancorada na representação figurativa onde a figura, em suas máscaras, marca os ritmos da Artista. Acrescenta-lhe, como novidade, o recurso à divisão ou subdivisão dos fundos nos quais convivem, ainda os géneros da Pintura: resquícios de paisagens, a natureza-morta, o retrato…Soluções compósitas onde o central se associa ao acessório, como quem constrói um texto e subtextos nas entrelinhas ou lança gavinhas e abraços…

Aí avultam, como assemblages, memórias da infância, evocações e referências a um quotidiano de pequenos gestos lúdicos ou variações sobre um tema. Quase se escondem os Cupidos alados, o raro Tâmega, as aves e a Arquitetura sobranceira, em seu silêncio.

A Pintura, na sua fatura e na composição revela uma segurança quase repetitiva, tal as temáticas remissivas, como quem joga no mesmo tabuleiro de jogos sabido, ‘par coeur’, como diria o Almada Negreiros”.

A abertura contou com uma grande afluência de público e com a presença de Armindo Abreu, presidente da Câmara Municipal de Amarante, que elogiou a obra da pintora.» in http://local.pt/biblioteca-de-amarante-mostra-pintura-de-ana-silva/


2 comentários:

  1. António aproveito por endereçar por ti os Parabéns à tua esposa, o feedback do seu trabalho artístico está a ser muito positivo!
    Abraço, António!

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover