01/05/13

Amarante Hospital - O novo Hospital de Amarante, a funcionar desde dezembro do ano passado foi, ontem, inaugurado oficialmente pelo Ministro da Saúde ainda que, dois dos três blocos operatórios continuem encerrados por falta de equipamento.

 

«Amarante - Hospital inaugurado com equipamento em falta

O novo Hospital de Amarante, a funcionar desde dezembro do ano passado foi, ontem, inaugurado oficialmente pelo Ministro da Saúde ainda que, dois dos três blocos operatórios continuem encerrados por falta de equipamento. Este hospital de proximidade resulta de um investimento de 30 milhões de euros, comparticipados em 52% pelo QREN, com o restante da verba a ser assumida pelo Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS).

Ainda decorre o concurso para aquisição do equipamento para os dois blocos operatórios que permanecem fechados e que o autarca de Amarante, Armindo Abreu (PS) exige que sejam equipados com “tecnologia de ponta” tal como o previsto na reprogramação funcional do Hospital de S. Gonçalo acordada em 2007, entre o município e o então ministro, Correia de Campos, como contrapartida pela perda o serviço de urgências e da maternidade.

Paulo Macedo reafirmou a ambição de ali, nesta nova unidade hospitalar, “possam ser feitas 10 mil cirurgias em regime ambulatório para além a prestação assistencial de consultas”.

Na cerimónia protocolar percebeu-se que Amarante está a fazer finca-pé para que o Hospital seja uma referência em toda a área da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa em que esta inserido.

“O município cumpriu com a sua parte, designadamente na cedência do terreno, como tal, o senhor ministro compreenderá que enquanto presidente da Câmara de Amarante, não aceitarei que seja de outro modo a informação dos compromissos que determinaram a constituição do CHTS e construção do Hospital de S. Gonçalo”, disse, Armindo Abreu, na sessão protocolar.

“Nós não temos nenhuma intenção de alterar aquilo que está programada para a área funcional”, esclareceu, no final da cerimónia, Paulo Macedo ao RCP, embora o responsável também negasse que estivesse previsto o funcionamento da urgência com apoio cirúrgico até às 22h, como tem sido repetidamente afirmado pelo autarca amarantino.

António Orlando» in http://www.radioclube-penafiel.pt/_amarante__hospital_inaugurado_com_equipamento_em_falta

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover