05/04/13

Desporto Futebol - Um dia depois do Liverpool ter anunciado que irá haver um minuto de silêncio no jogo de domingo contra o West Ham, em memória das 96 vítimas mortais do desastre de Hillsborough, relembramos que a primeira tragédia num estádio de futebol ocorreu há precisamente 111 anos no lendário Ibrox Stadium, em Glasgow.

Primeira tragédia no futebol foi há 111 anos 

«Primeira tragédia no futebol foi há 111 anos

O acidente no Ibrox Stadium, a 5 de abril de 1902, é considerado a primeira tragédia num estádio de futebol.

Um dia depois do Liverpool ter anunciado que irá haver um minuto de silêncio no jogo de domingo contra o West Ham, em memória das 96 vítimas mortais do desastre de Hillsborough, relembramos que a primeira tragédia num estádio de futebol ocorreu há precisamente 111 anos no lendário Ibrox Stadium, em Glasgow.

A 5 de abril de 1902, o estádio Ibrox, em Glasgow, acolhia um emotivo jogo entre a seleção da Escócia e a sua “inimiga histórica” Inglaterra. O jogo contava para o Campeonato Britânico, uma espécie de Campeonato da Europa jogado apenas entre seleções das ilhas britânicas, e o resultado final acabou por ficar ofuscado nos pergaminhos da história pela primeira tragédia num estádio de futebol.

De acordo com as crónicas da época, o recinto onde joga atualmente o Rangers encheu-se “como um ovo” para ver a seleção da Escócia defrontar a Inglaterra e inaugurava, nesse dia, uma nova bancada com capacidade para mais 20 mil espectadores. A nova infraestrutura de madeira e ferro, com mais de 75 metros, iria permitir ao Ibrox Stadium um aumento na sua lotação total para 68 mil adeptos de futebol.

O nacionalismo fervoroso dos escoceses fazia-se sentir a cada toque de bola até que subitamente a atenção dos espetadores foi desviada para o colapso da nova bancada. Decorria o minuto 51 de jogo quando a nova bancada cedeu, abrindo um alçapão que acabaria por engolir centenas de adeptos e tirar a vida a 25 pessoas. O jogo teve de ser interrompido para se dar início às operações de resgate das vítimas, sendo retomado meia-hora depois do colapso da nova bancada de forma a evitar o pânico generalizado.

Segundo as crónicas da altura, o jogo foi retomado pouco depois do acidente, de forma a evitar que o pânico se alastrasse para os restantes espectadores, e que estes tentassem sair do recinto em massa atrapalhando a ação daqueles que faziam o resgate das vítimas.

Para a história ficaram os números da tragédia: 500 pessoas feridas e 25 mortos. O resultado do jogo ficou 1-1.» in http://desporto.sapo.pt/futebol/liga_inglesa/artigo/2013/04/05/primeira_trag_dia_no_futebol_foi.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover