03/04/13

Ciência - Os misteriosos círculos, conhecidos como “anéis de fadas”, que surgem na vegetação em África, têm sido alvos de vários estudos e, agora, uma equipa de investigadores da Universidade de Hamburgo (Alemanha) parece ter encontrado uma explicação.



«Desvendado o mistério dos círculos em África

Os misteriosos círculos, conhecidos como “anéis de fadas”, que surgem na vegetação em África, têm sido alvos de vários estudos e, agora, uma equipa de investigadores da Universidade de Hamburgo (Alemanha) parece ter encontrado uma explicação.

Os anéis, com diâmetros que variam entre dois e 12 metros com o centro vazio, são criados por térmitas, de acordo com o artigo publicado na revista «Science». As conclusões deste trabalho vêm esclarecer mais de 25 anos de estudos sobre as formações frequentes no sudoeste africano, especialmente na Namíbia, onde o povo acredita se deverem a entidades divinas.
 

A teoria das térmitas Psammotermes já tinha sido descartada pela falta de provas suficientes, mas o botânico Norbert Juerguens, retomou esta linha de investigação e conseguiu demonstrar que algumas térmitas de areia, são as causadoras deste fenómeno. O cientista estudou dois mil quilómetros, do centro de Angola até o norte da África do Sul.

Nos círculos mais recentes, as térmitas alimentam-se de raízes das plantas, matando todo o pasto a partir do interior, e a água da chuva não se perde por evaporação e fica armazenada no solo arenoso. Essa água permite que os insectos sobrevivam e se mantenham activos durante a estação seca, explicando ainda por que a vegetação pode crescer fora do anel.

Este fenómeno representa um exemplo da "engenharia dos ecossistemas" desenvolvida pelas térmitas, cujos círculos podem transformar alguns locais desertos em pradarias.» in http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=57362&op=all

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover