15/04/13

Atentado - Pelo menos duas explosões vitimaram um número indeterminado de pessoas junto da meta da maratona de Boston, estado norte-americano do Massachusetts.



«ÚLTIMA HORA: Explosões atingem maratona de Boston

Pelo menos duas explosões vitimaram um número indeterminado de pessoas junto da meta da maratona de Boston, estado norte-americano do Massachusetts. A imprensa dos Estados Unidos aponta para a possibilidade de atentado.

Os primeiros relatos das explosões, que ocorreram num intervalo de 10 segundos, foram feitos através da rede social Twitter, onde também foram divulgadas imagens de vítimas mutiladas e ensanguentadas. A notícia foi posteriormente confirmada pelo órgãos de comunicação local como o Boston Globe.

As explosões ocorreram cerca das 15h locais (20h em Lisboa), no preciso momento em que muitos atletas, a maioria amadores, ainda chegavam à meta. Um balanço preliminar avançado pela Fox News aponta para pelo menos três vítimas mortais. Outra televisão local indica pelo menos 12 mortes.

A CNN avança que engenhos explosivos terão sido colocados em caixotes do lixo na Rua Boylston. A prova foi cancelada. As autoridades vasculham a área em busca de um possível terceiro engenho explosivo. Vários edifícios foram evacuados.

Em Nova Iorque, a centenas de quilómetros de distância de Boston, as autoridades estão agora em alerta elevado, tendo destacado agentes e meios para os principais pontos turísticos da cidade.


As explosões na maratona aconteceram pelas 14h50 locais (19h50 em Portugal), cerca de uma hora depois de os primeiros atletas terem terminado a prova. A Renascença já conseguiu falar com Ana Dulce Félix, portuguesa que participou na corrida, que garante que está bem, tal como a sua equipa, formada pelo treinador e agente. A atleta, que foi das primeiras a concluir a maratona - terminou em nono -, já se encontrava no hotel, fora do local da meta, quando se verificaram as explosões.

PORTUGUESES INSCRITOS
NA MARATONA DE BOSTON

Ana Dulce Félix
Miguel Almeida
Sérgio Costa
Hugo Costeira
Rodrigo Costeira
John Martins
Sandra Maximiniano
Joaquim Meneses
Miguel Neto
Pedro Neto
Pedro Neto
Maria Pargana
Manuel Pietra
Ana Ribeiro
João Santos
Tiago Viana Machado

[dados do site oficial da maratona de Boston]


"O que realmente se passou lá fora nós concretamente ainda não sabemos. Sabemos que foram duas explosões, mas ao certo não sabemos o que se passou, porque nós estávamos a almoçar quando aconteceram as explosões. Ouvimos um estrondo, mas não demos muita importância", relata Ana Dulce Félix. Os atletas estão proibidos de sair do hotel onde estão instalados, por razões de segurança.

Por enquanto, ainda não há informações disponíveis sobre os outros 15 portugueses que participaram na maratona de Boston. A nacionalidade das vítimas também não é conhecida.

Polícia diz que não recebeu ameaças
O balanço de 28 feridos e dois mortos foi avançado pela própria polícia de Boston, que diz que se deve falar em "explosões" e não em "atentado" nesta altura. As autoridades avançam ainda que não receberam qualquer ameaça e sublinham que a segurança era elevada, devido ao facto de a maratona ser um grande acontecimento na cidade. Esta segunda-feira é feriado em Boston.

As imagens divulgadas pelas televisões mostram o momento em que ocorreu uma explosão junto à linha de meta. O rebentamento aconteceu no meio do público que assistia à prova, alguns atletas foram atirados para o chão e é também visível uma nuvem de fumo branco.

O presidente norte-americano já telefonou ao presidente da câmara de Boston, Tom Menino, e ao governador do estado do Massachusetts, Deval Patrick. Barack Obama ofereceu ajuda federal em resposta às explosões registadas em Boston.

Em resultado deste incidente, a polícia já reforçou a segurança na zona de Washington. Em torno da Casa Branca foi estabelecido um cordão de segurança, para condicionar a entrada e saída de pessoas das imediações da residência oficial do presidente dos Estados Unidos.
em actualização

SOL» in http://sol.sapo.pt/inicio/Internacional/Interior.aspx?content_id=73064


(Estados Unidos : explosão na maratona de Boston deixa feridos)


(Explosão na Maratona de Boston - 15/04/2013)


(Explosões de bombas na Maratona de Boston deixam dois mortos e 20 feridos)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover