26/03/13

Seleção Nacional de Futebol: Azerbaijão 0 vs Portugal 2 - Ex-Dragões Bruno Alves e Hugo Almeida cabeceiam em direção ao Brasil!

«Mostramos capacidade e caráter» 

«Cabeça para redescobrir o caminho para o Brasil

Portugal venceu o Azerbaijão por 2-0 e pôs um ponto final numa série de cinco jogos sem ganhar.

Portugal venceu o Azerbaijão em Baku por 1-0, em jogo do apuramento europeu ao Mundial 2014. Bruno Alves e Hugo Almeida marcaram os golos da turma das quinas.

Depois de cinco jogos sem vencer, Portugal não poderia desperdiçar mais pontos frente a adversários teoricamente mais fracos. Sem Ronaldo e Nani, Paulo Bento entregou o jogo das alas a Vieirinha e Danny, deixando Varela no banco. Meireles, Moutinho e Miguel Veloso formaram o tridente do meio-campo.

Nos primeiros minutos a equipa mostrou – se algo nervosa mas com o passar do tempo, começou a acercar-se da baliza do Azerbaijão, embora sem fazer um jogo de “encher o olho”. Postiga foi dos mais ativos mas perdeu no duelo com o guarda-redes Agayev em três ocasiões, numa delas de forma flagrante.

Quando não era o guarda-redes, eram os ferros da baliza. Num livre superiormente marcado por Bruno Alves, a bola fez um arco quase perfeito mas embateu com estrondo no poste direito da baliza do Azerbaijão.

Paulo Bento não gostava do que via, e pior ficou quando viu Pepe ser advertido com um amarelo que o retira do próximo encontro frente a Rússia, no Estádio da Luz.

No segundo tempo, Portugal ganhou vantagem numérica em campo quando, aos 54 minutos, Aliyev foi expulso por duplo amarelo, após falta sobre Pepe. Com mais, o selecionador de Portugal retirou um esforçado Meireles e fez entrar o avançado Hugo Almeida.  A ideia era forçar ainda mais no ataque, na procura do golo.

Golo que surgiu pouco depois. Após canto de Moutinho, Bruno Alves apareceu ao primeiro poste a desviar para o fundo da baliza. O guarda-redes ainda tocou na bola mas incapaz de travar o remate do defesa central. Foi o segundo golo seguido do central que já tinha marcado no empate a três bolas com Israel.

Portugal começou a fazer a gestão da vantagem, saindo para o ataque com muitas cautelas, quando se esperava que a equipa das quinas acelerasse na procura do golo da tranquilidade. Aproveitou o Azerbaijão que, mesmo com menos um jogador, tentou o empate, embora com poucos argumentos.

Um risco que viria a sair cara à formação azeri. Com menos jogadores a defender, o Azerbaijão viria a sofrer o segundo, num remate de cabeça de Hugo Almeida após passe de Coentrão. Foi o primeiro golo do avançado no apuramento, o 17º com a camisola das quinas.

Depois Portugal limitou-se a controlar o jogo e ainda poderia ter feito mais um mas João Pereira, isolado frente ao guarda-redes contrário, rematou ao lado, desperdiçando uma soberana oportunidade.

Com esta vitória, Portugal está bem lançado para conquistar o segundo lugar no grupo e entrar no play-off de acesso ao Mundial 2014. Para trás ficou uma série negativa de cinco jogo sem vencer.

O primeiro lugar é uma miragem e seria preciso a Rússia "derrapar" e Portugal vencer todos os jogos que lhe faltam.» in http://desporto.sapo.pt/futebol/mundial/brasil_2014/artigo/2013/03/26/portugal_vence_azerbaij_o.html



2013.03.26 (17h00) - Azerbaijan 0-2 Portugal (WC 2014 - Qualificação)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover