13/03/13

Religião Católica - O cardeal argentino Jorge Mário Bergoglio é o sucessor de Bento XVI na cadeira de São Pedro!



«Cardeal Bergoglio é Papa

Papa Francisco I foi escolhido à quinta votação do Conclave. É argentino e tem 76 anos, menos dois que Joseph Ratzinger quando foi eleito. O fumo branco foi visível às 18h06 na Praça de São Pedro.

O cardeal argentino Jorge Mário Bergoglio é o sucessor de Bento XVI na cadeira de São Pedro. O novo Papa, o 266º da Igreja Católica, escolheu o nome Francisco I.
Depois de cinco escrutínios, e pouco mais de 24 horas após o início do Conclave, os cardeais chegaram a uma votação conclusiva. O fumo branco foi visível às 18h06 e o novo Papa surgiu na varanda da Basílica de São Pedro cerca de uma hora depois.

Jorge Mário Bergoglio nasceu a 17 de Dezembro de 1936 e é eleito Papa aos 76 anos. Bento XVI tinha 78 quando foi eleito em 2005.
O novo Papa formou-se como técnico químico e só mais tarde ingressou no Seminário de Villa Devoto. A 11 de Março de 1958 passou para o noviciato da Companhia de Jesus, tendo estudado no Chile.

É autor de várias obras, entre as quais "Reflexões sobre a vida apostólica", de 1986, "Meditações para Religiosos", de 1982, e "Reflexões de Esperança", de 1992. É membro da Congregação para o Culto Divino e para a Disciplina dos Sacramentos, bem como do Conselho Pontifício para a Família.

Jorge Mário Bergoglio é cardeal desde 21 de Fevereiro de 2001. A sua ordenação sacerdotal decorreu a 13 de Dezembro de 1969, tendo vivido em Espanha e na Alemanha. Foi precisamente em solo germânico que concluiu em 1986 a sua tese de doutoramento, tendo regressado à Argentina como director espiritual da Companhia de Jesus na cidade de Córdoba.

A 20 de Maio de 1992, o Papa João Paulo II nomeou-o bispo titular de Auca e auxiliar de Buenos Aires. A 27 de Junho desse mesmo ano recebeu a ordenação episcopal na catedral de Buenos Aires das mãos do cardeal António Quarracino, do Núncio Apostólico Mosnelhor Ubaldo Calabresi e do Bispo de Mercedes-Lújan Monsenhor Emílio Ognénovich.

Foi nomeado Arcebispo Coadjutor de Buenos Aires a 3 de Junho de 1997 e Arcebispo de Buenos Aires a 28 de Fevereiro de 1998. Quinze anos depois, é eleito Papa.» in http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=1367&did=100130


(CARDEAL BERGOGLIO ELEITO 0 NOVO PAPA FRANCISCO)
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Tenho muita Fé neste Papa, Francisco I, espero que ele coloque a Igreja mais ao serviço do Homem e da Humanidade!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover