29/03/13

Política Internacional - O líder norte-coreano Kim Jong Un avisou hoje os Estados Unidos que as suas unidades de mísseis estão prontas para "acertar contas com os americanos".



«Coreia do Norte prepara mísseis para 'acertar contas' com os EUA

O líder norte-coreano Kim Jong Un avisou hoje os Estados Unidos que as suas unidades de mísseis estão prontas para "acertar contas com os americanos".

A tensão entra numa nova fase, depois de bombardeiros B-2, dos EUA, terem lançado munições fictícias em exercícios militares conjuntos com a Coreia do Sul.

O aviso de Kim, e a litania de ameaças que o precederam, não apontam para uma guerra iminente. Aliás, o objectivo parece ser o de coagir Seul a suavizar as suas posições, conseguir conversações directas e a ajuda de Washington e fortalecer internamente a imagem do jovem líder.

Mas, por outro lado, as ameaças norte-coreanas e a crescente animosidade dos rivais que acataram as sanções da ONU após o teste nuclear de Pyongyang de 12 de Fevereiro, geram a preocupação de que pode estar a haver um erro de julgamento que leve ao confronto.

O jovem líder norte-coreano convocou uma "reunião urgente" com os seus generais logo após a meia noite, assinou um plano para a preparação dos mísseis e ordenou às suas forças para estarem preparadas para atacar o território continental dos Estados Unidos, a Coreia do Sul, a ilha de Guam (uma colónia norte-americana no Pacífico) e o Havai, de acordo com relatos dos meios de comunicação oficiais do país.

Segundo a KCNA, agência de notícias norte-coreana, Kim terá dito que, "tendo em vista actual situação, chegou a hora de acertar contas com os imperialistas norte-americanos".

Horas mais tarde, milhares de norte-coreanos juntaram-se na principal praça de Pyongyang para um comício de apoio ao desafio lançado pelo seu líder.

Um porta-voz do ministério da Defesa de Seul explicou que as forças militares do seu país admitiam a possibilidade de as manobras do país vizinho poderem levar a um escalar do conflito. Disse também que a Coreia do Sul e os Estados Unidos estão atentos a quaisquer sinais de preparativos para o lançamento de mísseis.

AP/ SOL» in http://sol.sapo.pt/inicio/Internacional/Interior.aspx?content_id=71964



Teste nuclear da Coreia do Norte preocupa o mundo - Repórter Brasil (manhã)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover