09/03/13

Política de Saúde - Um grupo de 974 pessoas no mundo infetadas há vários anos pelo vírus da sida estão a ser estudadas para descobrir como conseguem controlar o VIH sem nunca terem feito nenhum tratamento e a investigação inclui 16 portugueses!



«Mais de uma dezena de portugueses vencem VIH sem tratamento

Foram infetados há mais de dez anos, mas o seu sistema imunitário tornou o vírus da sida inofensivo. Estudo sediado nos EUA procura uma explicação.

Um grupo de 974 pessoas no mundo infetadas há vários anos pelo vírus da sida estão a ser estudadas para descobrir como conseguem controlar o VIH sem nunca terem feito nenhum tratamento. A investigação inclui 16 portugueses.   

Todos contraíram o vírus como qualquer outro infetado, mas o seu corpo tem a capacidade extraordinária, e ainda inexplicável, de tornar o VIH inofensivo. A ciência chama-lhes "controladores de elite" e estima que não cheguem a 1% do total de portadores do vírus.

A médica responsável pelo estudo em Portugal, Emília Valadas, da Faculdade de Medicina de Lisboa, suspeita também que estas pessoas envelhecem mais devagar.» in http://expresso.sapo.pt/mais-de-uma-dezena-de-portugueses-vencem-vih-sem-tratamento=f792302#ixzz2N3GyahjI


(@saúde - Veja íntegra da entrevista sobre o combate à AIDS)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover