02/03/13

Liga Zon/Sagres: Sporting C.P. 0 vs F.C. do Porto 0 - Jovens Leões resistem a Dragões muito lentos...



«DOMÍNIO INFRUTÍFERO

FC Porto e Sporting empataram este sábado (0-0), em Lisboa, num encontro totalmente dominado pelos Dragões, que foram no entanto incapazes de encontrar o caminho do golo. A equipa de Alvalade defendeu-se com unhas e dentes e faltaram momentos de inspiração aos portistas.

Acabou por ser um “clássico” estranho: o FC Porto nunca terá tido tanto domínio no terreno leonino (64 por cento de posse de bola) nem um rival a aceitar de forma tão vincada a sua inferioridade. O júbilo com que os adeptos do Sporting celebraram o nulo caseiro será igualmente inédito, mas foi também uma confissão de alívio por terem resistido à passagem do bicampeão nacional por Alvalade.

O FC Porto mandou no jogo desde o minuto inicial, assumindo a sua matriz de toque e posse. A primeira parte foi a mais forte dos portistas, com várias ocasiões de perigo: dois remates de Jackson e um livre de Danilo foram o cartão de visita portista nos primeiros 15 minutos. A melhor oportunidade para quebrar o nulo terá sido de Defour, aos 21, mas Rui Patrício defendeu o remate do belga.

Houve ainda mais oportunidades na primeira parte: um cabeceamento de Fernando na sequência de um pontapé de canto e um remate por cima da trave de Jackson, que foi um dos melhores jogadores do FC Porto em campo, quase omnipresente no ataque. O Sporting foi encontrando alguns momentos para vir à tona e respirar e, no final do primeiro tempo, Van Wolfswinkel até poderia ter marcado, mas Helton esteve em grande, com uma bela “mancha”.

No segundo tempo, o jogo portista foi tornando-se mais atabalhoado com o passar do tempo, face à necessidade de chegar ao golo. James, arma portista lançada aos dez minutos do segundo tempo, teve dificuldades em entrar no ritmo da partida e romper a “guarda” que lhe foi montada. Por esta altura, parecia já certo que se iria repetir a tradição portista dos últimos anos: conseguir grandes resultados em Alvalade é uma tarefa ingrata e a última vitória data de Outubro de 2008.

O FC Porto deu tudo por tudo nos minutos finais, especialmente depois da expulsão de Marcos Rojo, aos 78 minutos, por acumulação de cartões amarelos. Atsu dispôs da melhor ocasião dos Dragões, aos 81 minutos, mas Rui Patrício voltou a aparecer no caminho do seu remate cruzado. Liedson ainda entrou em campo, mas acabou por não ter oportunidade para rematar.

O esforçado Sporting tapou os caminhos da sua baliza, resistindo aos ataques portistas nos derradeiros minutos, em que o encontro se “partiu” e as equipas praticamente deixaram de ter meio-campo. Mantêm-se os 30 pontos de diferença entre as duas equipas e os respectivos objectivos: o FC Porto luta pelo título, o Sporting para se chegar à zona europeia.

FICHA DE JOGO

Sporting-FC Porto, 0-0
Liga portuguesa, 21.ª jornada
2 de Março de 2013
Estádio José Alvalade, em Lisboa
Assistência: 27.436 espectadores

Árbitro: Paulo Batista (Portalegre)
Assistentes: José Braga e Valter Rufo
Quarto árbitro: Luís Reforço

SPORTING: Rui Patrício; Miguel Lopes, Tiago Ilori, Marcos Rojo e Joãozinho; Rinaudo (cap.), Eric Dier e Adrien; Labyad, Van Wolfswinkel e Capel
Substituições: Labyad por Bruma (60m), Adrien por Carrillo (75m) e Capel por Fakobo (80m)
Não utilizados: Marcelo, Cédric, Zezinho e Etock
Treinador: Jesualdo Ferreira

FC PORTO: Helton; Danilo, Maicon, Otamendi e Alex Sandro; Fernando, Defour e Lucho (cap.); Varela, Jackson Martínez e Izmaylov
Substituições: Izmaylov por James (56m), Varela por Atsu (67m) e Defour por Liedson (81m)
Não utilizados: Fabiano, Castro, Abdoulaye e Sebá
Treinador: Vítor Pereira

Cartões amarelos: Izmaylov (38m), Marcos Rojo (44m e 78m), Maicon (70m), Fernando (86m) e Miguel Lopes (89m) e Bruma (90m+1)
Cartões vermelhos: Marcos Rojo (78m, por acumulação de cartões amarelos).» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_futcroscpfcp_020313_74096.asp



(21ª J: Resumo Sporting 0-0 FC Porto)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover