09/03/13

Liga Zon/Sagres - F.C. do Porto 2 vs Estoril 0 - Dragões batem canarinhos e saltam provisoriamente para a liderança do campeonato nacional!

Quinze minutos de FC Porto bastaram para a vitória

«PROBLEMA RESOLVIDO EM MENOS DE 15 MINUTOS

 Fotos do jogo

Em 13 minutos a prova estava superada. E não voltou a produzir golos, mesmo porque não foram precisos. Marcaram Maicon e Jackson, antes de a resposta a um problema bicudo ceder lugar a um pertinente exercício de gestão que até merecia uma margem mais ampla. Afinal, o Estoril, que entrou no jogo "à força", esteve muito mais perto de sofrer o 3-0 do que de reduzir a vantagem.

Pode até parece-lo, mas entrar a ganhar não é a expressão exacta para sintetizar a abordagem portista ao jogo. Anda lá perto, contudo. Os Dragões marcaram logo ao quarto minuto, é certo, mas poderiam tê-lo feito ainda mais cedo. Dois minutos antes, para ser preciso. E num esboço em tudo semelhante ao lance que produziu a primeira situação de vantagem.

Antes de Maicon poder fazer o 1-0, com um cabeceamento perfeito, combinando força e colocação, Otamendi, o outro central, antecipou-se-lhe, sem, no entanto, acertar na bola, depois de um passe que lhe chegou da esquerda, de onde procederia, pouco depois, a assistência para o golo. No caso, de James e desde a marca de canto.

Um golo não mudou rigorosamente nada na estrutura e na estratégia do Estoril, mas dois acabariam por fazê-lo. Antes do primeiro quarto-de-hora, a equipa da Linha entrava no jogo, empurrada por uma desvantagem mais ampla, porque, aos 13 minutos, Jackson Martínez, de penálti e com Vagner para um lado e a bola para o outro, fez 2-0. Sereníssimo, somou o seu 23.º golo em 22 jornadas.

Forçado a reagir muito mais cedo do que planeara, o Estoril provocou apenas perigo relativo, percebendo estar mais perto de sofrer o 3-0 do que propriamente de reduzir a diferença. E o risco esteve a um pequeno desvio de se materializar, pouco depois do recomeço, quando Lucho falhou os cálculos à saída de Vagner e ao passe de Danilo. O toque não foi tão subtil quanto o argentino o projectou e a bola só encontrou o lado errado das redes. O de fora.

O resto foi mais do mesmo. O FC Porto ao ataque, gerindo a vantagem e a projecção do compromisso europeu, num exercício que subtraiu, preventivamente, Lucho e James ao jogo com mais de meia-hora para disputar, e o Estoril a evitar males maiores com intervenções de último recurso que deixaram Atsu e Jackson a pequenos desvios do golo. O título não está entregue.

FICHA DE JOGO

FC Porto-Estoril, 2-0
Liga, 22.ª jornada
8 de Março de 2013
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 24.604 espectadores

Árbitro: Nuno Almeida (Algarve)
Assistentes: Pais António e Paulo Ramos
Quarto Árbitro: Nuno Pereira

FC PORTO: Helton; Danilo, Maicon, Otamendi e Alex Sandro; Fernando, Lucho González (cap.) e Defour; James, Jackson Martínez e Atsu
Substituições: Lucho González por Castro (56m) e James por Varela (56m) e Defour por Izmaylov (72m)
Não utilizados: Fabiano, Quiño, Liedson e Abdoulaye
Treinador: Vítor Pereira

ESTORIL: Vagner; Mano, Yohan Tavares, Steven Vitória (cap.) e Jefferson; Gonçalo Santos e Diogo Amado; Carlitos, Evandro e Carlos Eduardo; Licá
Substituições: Diogo Amado por Luís Leal (57m), Carlitos por Gerso (75m) e Gonçalo Santos por Tony Taylor (75m)
Não utilizados: Mário Matos, Anderson Luís, João Pedro e João Coimbra
Treinador: Marco Silva

Ao intervalo: 2-0
Marcadores: Maicon (4m) e Jackson Martínez (13m, pen.)
Cartão amarelo: Luís Leal (90m+1)» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_futfcpestorilcro_080313_74193.asp



Liga (22ª J): Resumo FC Porto 2-0 Estoril

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover