09/03/13

F.C. do Porto Andebol: ABC 19 vs F.C. do Porto Vitalis 20 - Triunfo dos Dragões arrancado a ferros em Braga!



«REVIRAVOLTA ÉPICA EM BRAGA

O FC Porto Vitalis entrou este sábado com o pé direito na fase final do Andebol 1, ao vencer no pavilhão do ABC, em Braga, por 20-19. Tratou-se de um triunfo arrancado “a ferros”, já que os Dragões estiveram em desvantagem entre os 10 e os 52 minutos. No último minuto, uma defesa decisiva de Hugo Laurentino e um livre de sete metros convertido por Tiago Rocha deram a vitória ao FC Porto.

As duas anteriores deslocações a Braga, esta temporada, para a primeira fase do Andebol 1 e Taça de Portugal, tinham resultado em vitórias mais ou menos tranquilas dos Dragões. Porém, desta vez, o ABC apresentou uma defesa extremamente agressiva, em 3x2x1, que bloqueou quase por completo o ataque forasteiro.

Ao intervalo, o FC Porto perdia por 10-5, apresentando uma eficácia ofensiva ineditamente baixa. Para isso contribuiu bastante a exibição do guarda-redes Humberto Gomes, que defendeu oito dos 11 primeiros remates dos Dragões, incluindo até um livre de sete metros de Ricardo Moreira.

Na segunda parte, seria necessária uma diferente atitude e concentração e foi assim que o FC Porto se apresentou. A vantagem do ABC foi sendo progressivamente reduzida, graças a um diferente sistema defensivo (em 5x1, com a entrada de Filipe Mota a revelar-se extremamente importante) e, acima de tudo, a uma maior eficácia e tranquilidade na finalização.

O primeiro empate na segunda parte surgiu aos 53 minutos (16-16, por Pedro Spínola) e a primeira vantagem aos 57 (19-18), graças a um remate de primeira linha de Gilberto Duarte. Com o resultado em 19-19, Hugo Laurentino efectuou uma extraordinária defesa, quando tinha perante si, isolado, Fábio Antunes. No ataque seguinte, o FC Porto marcou, num livre de sete metros após falta de Luís Bogas sobre Pedro Spínola.

Nos 30 segundos até ao apito final, os Dragões defenderam-se com unhas e dentes, conseguindo assim um triunfo dificílimo, saboroso e épico. Destacaram-se Pedro Spínola (seis golos, quatro deles na segunda parte) e Tiago Rocha (oito golos, sete deles na segunda parte), numa partida atípica: o FC Porto não marcou qualquer golo em contra-ataque, contra sete do adversário. De qualquer forma, a equipa mantém-se na liderança, com 35 golos, rumo ao pentacampeonato. Faltam nove jornadas e nove obstáculos para ultrapassar.» in http://www.fcporto.pt/OutrasModalidades/Andebol/Noticias/noticiaandebol_andfcpabc_090313_74229.asp

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover