21/03/13

Açores - O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, enviou uma carta ao primeiro-ministro, Passos Coelho, em que formaliza um pedido de ajuda nacional por causa dos prejuízos causados pelo mau tempo na região.

 

«Presidente dos Açores faz pedido de ajuda nacional a Passos Coelho

O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, enviou uma carta ao primeiro-ministro, Passos Coelho, em que formaliza um pedido de ajuda nacional por causa dos prejuízos causados pelo mau tempo na região.

Na carta, enviada na quarta-feira e a que a Lusa teve hoje acesso, Vasco Cordeiro diz a Passos Coelho que "é imprescindível accionar a solidariedade nacional" em relação aos Açores depois da "destruição" e do "caos" provocados pelo mau tempo nas últimas semanas no arquipélago.

Vasco Cordeiro sublinha que as "intempéries particularmente severas" este ano na região provocaram "perda de vidas", "destruição na rede viária, de infra-estruturas de apoio à agricultura, de habitação, de estabelecimentos comerciais e industrias, de culturas" e "a morte de animais", entre outras consequências.

O valor estimado dos prejuízos, até agora, ascendem a 35 milhões de euros, "um valor bastante significativo para o orçamento regional", escreve Vasco Cordeiro, para quem a ajuda nacional é necessária para repor "a normalidade" nas ilhas "o mais rapidamente possível".

O presidente do Governo Regional dos Açores agradece ainda a Passos Coelho por o ter contactado para manifestar solidariedade com os Açores na passada quinta-feira, dia de "trágicos acontecimentos" no Faial da Terra, ilha de São Miguel, e em Porto Judeu, na Terceira.

Um deslizamento de terras matou três pessoas na semana passada na freguesia do Faial da Terra, no concelho da Povoação. No mesmo dia, o transbordo de uma ribeira em Porto Judeu, em Angra do Heroísmo, danificou vias, casas e viaturas e desalojou dezenas de famílias.

Lusa/SOL» in http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=71467


 
(Mau tempo nos Açores: VIDEO)


(Mau tempo nos Açores - 14-03-13 RTP-Açores)



(Mau tempo nos Açores: FOTOS )

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover