30/09/12

Política Nacional - As declarações de António Borges, que acusou os empresários de serem ignorantes, caíram mal e as críticas surgiram em "catadupa"!



«Empresários indignados com palavras de António Borges

As declarações de António Borges, que acusou os empresários de serem ignorantes, caíram mal e as críticas surgiram em "catadupa".

As palavras de António Borges são "infelizes e arrogantes", por isso, disse Pires de Lima à TSF não merecem qualquer comentário.

Para o empresário Filipe de Botton, o consultor do Governo demonstra "total ignorância do que é o tecido empresarial português porque nunca trabalhou na vida, nunca teve de pagar salários e por isso não sabe do que esta a falar".

Também Rui Moreira, em declarações à TSF alinha pela mesma ideia. António Borges é um pseudo-ministro que vive noutro mundo.

Critica é também a voz do empresário Luís Onofre. À agência Lusa, o empresário do sector do calçado confessou que não estava à espera de ouvir o que ouviu.

Onofre acrescenta que as palavras de António Borges são "ofensivas e deselegantes" porque colocam em causa "os empresários que fazem andar o país".

Já o social-democrata, Luís Filipe Menezes, diz que as afirmações de António Borges, "colocam em causa a imagem do PSD e do Governo".

O eurodeputado do CDS-PP Diogo Feio reagiu na sua página na rede social Facebook, escrevendo que as palavras de António Borges "são o contrário daquilo que o país precisa", sugerindo "mais recato" ao consultor do Governo.» in http://economico.sapo.pt/noticias/empresarios-indignados-com-palavras-de-antonio-borges_152883.html
------------------------------------------------------------------------------------
Este senhor deveria ter tento na língua, já não é a primeira vez que faz declarações infelizes... e se tem tantas certezas, porque nunca se candidatou a Primeiro Ministro? - Será que o homem se acha o único com razão e todas as outras pessoas estão erradas?... - De facto, a falta de humildade é uma carga muito negativa para uma criatura, até o discernimento tira...



(António Borges chama "ignorantes" a empresários portugueses)

Segunda Liga - F.C. do Porto B 1 vs Penafiel 1 - Mais um golo irregular a penalizar os jovens Dragões...



«GOLÃO DE SÉRGIO OLIVEIRA CONTRA FORA-DE-JOGO

É verdade que a equipa não dá correspondência ao intenso domínio de que dispõe nos jogos e acaba por construir poucas situações de finalização, mas a verdade é que tem faltado sorte nas decisões mais soberanas da arbitragem e neste domingo voltou a ser penalizada, quando aos 12 minutos Mbala fez o golo penafidelense em posição de fora-de-jogo, que a equipa de arbitragem não assinalou.

Com meia equipa oriunda do plantel principal, notaram-se muito faltas de rotinas e de entendimento. Um bom remate de Iturbe, para boa defesa de Coelho para canto, e uma cabeçada de Abdoulaye foram os lances mais perigosos do FC Porto B, enquanto o Penafiel pôs à prova Fabiano em remates de Fábio Ervões e de Ferreira.

Na segunda parte e a lutar contra uma equipa muito fechada, contra o relógio e contra a própria ansiedade, que é nesta altura um dos grandes adversários da equipa, o FC Porto dominou o jogo, teve muita posse de bola, mas criou poucas situações de finalização. Valeu o grande golo de Sérgio Oliveira, num remate a mais de 35 metros, fazendo a bola entrar junto ao ângulo.

Faltava cerca de um quarto de hora para tentar a reviravolta, mas praticamente não houve jogo, com uma sucessão de faltas a quebrar o ritmo e a impedir um jogo fluído.

FC Porto-Penafiel, 1-1
Segunda Liga, 8.ª jornada
30 de Setembro de 2012
Estádio do Pedroso, Vila Nova de Gaia
Árbitro: Manuel Oliveira (Porto)
Assistentes: Alexandre freitas, Bruno Rodrigues
4.º árbitro: André Dias

FC PORTO: Fabiano; David Bruno, Abdoulaye, Mangala, Quiñones; Mikel, Pedro Moreira; Tozé, Iturbe, Kelvin e Dellatorre.
Substituições: Mikel por Sérgio Oliveira (35m), Dellatorre por Vion (64m), Tozé por Fábio Martins (82m).
Não utilizados: Elói, Tiago Ferreira, Edu e Frederic.
Treinador: Rui Gomes


PENAFIEL: Coelho, Gabriel, Fábio Ervões, Leomar, Joel, Ferreira, Robson, Aldair, Rafa, Diogo Viana e Mbala. Substituições: Diogo Viana por Pedro Coronas (73m), Ferreira por Sérgio Organista (85m), Robson por Pedro Santos (87m).
Não utilizados: Nuno Santos, Pedrinha, Elísio e Romeu Torres.
Treinador: Miguel Leal

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Mbala (12m), Sérgio Oliveira (76m)
Amarelos: Joel (32m), Rafa (35m), Pedro Moreira (39m), Abdoulaye (45m), Aldair (59m e 69m), Tozé (67m), Fábio Ervões (72m), Sérgio Oliveira (83m)
Vermelho: Aldair (69m)» in 
http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_futfcpbpenafielempate_300912_71029.asp



2012.09.30 (11h00) - FC Porto B 1-1 Penafiel (2ª Liga)

Amarante - Casa de Pousada, Fregim, mais um local de repasto e dormida para os viajantes da Antiga Estrada Pombalina!

DSC03175


(Casa de Pousada em Fregim, Amarante) 

Esta casa em Fregim, não confundir com a casa em frente pertença dos herdeiros do Comendador José de Abreu e antes do Visconde da Granja; pertence aos herdeiros do Sr. Sousa, figura que ainda conheci em vida. 

Nesta casa era então possível encontrar os locais de amarração dos cavalos, os seus bebedouros e demais estruturas de apoio aos antigos viajantes da Estrada Pombalina, que atravessava Fregim, na ligação da Cidade do Porto ao Alto Douro. Tem uma enorme cozinha antiga e uma grande sala de estar, com muitos aposentos para dormir, o que serviu, por certo, a sua vocação inicial.

Quem ler as "Vinte Horas de Liteira" de Camilo Castelo Branco, poderá verificar a sua passagem por este local, chegando mesmo a contar a história de Manoel da Mó, com a sua ânsia de ganhar dinheiro no Brasil, que saiu frustrada. Ainda me recordo em miúdo da importância desta estrada, antes da construção da auto estrada A4, com muita gente a atalhar caminho até Vila Meã através deste antigo itinerário, o que lhe trazia um tráfego muito grande. 

Depois das últimas obras efetuadas na estrada da Mó, com melhoramentos significativos, esta estrada manteve o piso em paralelepípedo e muito bem, na minha modesta opinião, mas com a péssima qualidade das obras de saneamento realizadas, ficaram enormes lombas e alguns buracos, o que a torna muito pouco convidativa.

O trânsito nesta importante via do passado, é  agora residual, quase só local... trata-se, no entanto, de uma estrada, mandada construir pelo Marquês do Pombal, cheia de História e com muitas estórias!

Liga Zon Sagres: Rio Ave 2 vs F.C. do Porto 2 - Dragões displicentes deixam dois pontos em Vila do Conde!



«JACKSON EVITOU O MAL MAIOR

Jackson, a um minuto do final, evitou o mal maior. E fê-lo, estranhamente, num jogo que o FC Porto dominou, sem, no entanto, o saber “fechar”, permitindo, inclusive, a reviravolta impensável. Em pouco mais de cinco minutos, correu para recuperar a vantagem, mas não conseguiu melhor do que o empate (2-2), instantes depois de Kleber ter sido derrubado na área, sem direito ao penálti correspondente.

Entre oscilações de ritmo e intensidade, o ascendente portista foi, basicamente, uma constante. Nem sempre tão óbvio como o resultado da consulta dos números, que, entre outros dados, reconheciam ao campeão 64 por cento de posse de bola, mas ainda assim suficiente para justificar a vantagem ao intervalo, materializada por um herói improvável.

Houve variáveis, é certo. Ao ponto até de Helton ter sido obrigado a brilhar bem antes de Miguel Lopes ter apontado o primeiro golo com a camisola do FC Porto, que foi também o primeiro do jogo. Aos 33, a cobrança quase perfeita de um livre directo por James não se limitou a permitir a defesa incompleta de Oblak, que foi também a melhor possível face às circunstâncias. O remate do colombiano proporcionou ainda a conclusão, igualmente improvável, de Miguel Lopes, que marcou de cabeça, na zona do ponta-de-lança.

Previsível foi só a reacção vila-condense. Mais determinada na segunda parte e insuficiente para retirar da condução do jogo o FC Porto, frequentemente mais perto do 2-0 do que de conceder o empate, que, no entanto, aconteceria num lapso de Maicon. Aproveitou-o Tarantini, que, pouco depois, completaria a reviravolta, marcando aos 78 e aos 85 minutos.

Se o empate já parecia injusto de sobra, a iminência da derrota precipitou o bicampeão na direcção da baliza adversária. Pelo menos, para evitar um mal maior. Conseguiu-o aos 89 minutos, por intermédio de Jackson Martínez e com Miguel Lopes outra vez no lance, mas já depois de Kleber ter sido derrubado na grande área adversária, quando já preparava o remate.

FICHA DE JOGO

Liga, quinta jornada
29 de Setembro de 2012
Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde

Árbitro: Bruno Esteves (Setúbal)
Assistentes: Venâncio Tomé e Mário Dionísio
Quarto árbitro: Nuno Roque

RIO AVE: Oblak; Lionn, Marcelo, Nivaldo e Edimar; Tarantini, Wires e Filipe Augusto; Braga, João Tomás e Esmael.
Substituições: Wires por Ukra (68m), Filipe Augusto por André Vilas Boas (86m) e Esmael por Vítor Gomes (90m)
Não utilizados: Ederson, Jeferson, Diego e Del Valle
Treinador: Nuno Espírito Santo

FC PORTO: Helton (cap.); Miguel Lopes, Maicon, Otamendi e Alex Sandro; Defour, João Moutinho e Lucho; James, Jackson Martínez e Atsu
Substituições: Lucho por Fernando (64m), Atsu por Varela (64m) e Defour por Kleber (83m)
Não utilizados: Fabiano, Danilo, Castro e Mangala
Treinador: Vítor Pereira

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Miguel Lopes (33m), Tarantini (78m e 85m) e Jackson Martínez (89m)
Cartão amarelo: Wires (11m), Braga (66m), Varela (69m), Tarantini (90+1m)» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_futrioavefcpcro_290912_71013.asp


Liga Portuguesa 12/13 (5ªJ): Rio Ave 2-2 FC Porto (29-09-2012)

29/09/12

F.C. do Porto Andebol: F.C. do Porto Vitalis 32 vs ABC 29 - Dragões bateram bracarenses, com remates da 1.ª linha!



«FC PORTO VENCE ABC

O FC Porto bateu o ABC por 32-29, em jogo a contar para a 4.ª jornada da primeira fase do campeonato nacional de andebol.

A fortaleza do Dragão Caixa voltou a ser decisiva num jogo em que os tetracampeões nacionais chegaram ao intervalo a perder por um golo (12-13), mas que não segunda parte conseguiram virar, apesar da réplica dos bracarenses, que nunca desistiram de procurar a surpresa.

O trio de primeira linha Pedro Spínola (nove golos), Wilson Davyes (oito) e Gilberto Duarte (oito) foram decisivos nesta vitória.

Na 5.ª jornada, marcada para sábado, 6 de Outubro, o FC Porto desloca-se ao terreno do Fafe.» in http://www.fcporto.pt/OutrasModalidades/Andebol/Noticias/noticiaandebol_andfcpabc_290912_71009.asp

F.C. do Porto Sub-19 Futebol: F.C. Penafiel 1 vs F.C. do Porto 3 - Dragões venceram em Penafiel num jogo bastante difícil!



«SUB19 VENCEM EM PENAFIEL

A formação de Sub19 do FC Porto bateu este sábado o Penafiel por 3-1, em partida da 8.ª jornada do campeonato nacional. Com este resultado, os azuis e brancos subiram ao segundo lugar da classificação, com 19 pontos.

Os jovens Dragões entraram mal no encontro, sem conseguir impor o estilo de jogo que lhes é característico e acabaram por se ver em desvantagem em cima do minuto 45, com os rubro-negros a facturar após um lance de bola parada.

No segundo tempo, a equipa de Nuno Capucho puxou dos galões, voltou ao seu futebol habitual e passou para a frente do marcador, numa reviravolta operada com golos de Vítor (57’), de livre frontal, Leandro (78’), num remate de longe, e Ricardinho (83’), com um tiro cruzado já dentro da área do Penafiel.» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Formacao/noticiaformacao_futsub19penafielfcp_290912_71005.asp

Ambiente e Ecologia - Entre 50 e 90% do corte de árvores nos principais países tropicais da Amazónia, África Central e Sudoeste Asiático é ilegal, sendo que, em termos globais, esta percentagem estará entre os 15 e os 30%!

Tráfico de madeira ilegal vale entre €23 e €77 mil milhões por ano

«Tráfico de madeira ilegal vale entre €23 e €77 mil milhões por ano
Publicado em 28 de Setembro de 2012.

Entre 50 e 90% do corte de árvores nos principais países tropicais da Amazónia, África Central e Sudoeste Asiático é ilegal, sendo que, em termos globais, esta percentagem estará entre os 15 e os 30%.

De acordo com um novo estudo do Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP) e da Interpol, a desflorestação é responsável por 17% de todas as emissões de CO2 emitidas pelo homem – 50% mais que os navios, indústria da aviação e transportes terrestres juntos.

O estudo revela que o comércio ilegal de madeira vale, todos os anos, entre 23,2 mil milhões (R$61 mil milhões) e €77,6 mil milhões (R$203 mil milhões). Ainda de acordo com a Interpol, estes crimes estão ligados a outros: assassínios, violência e atrocidades perante povos indígenas.

“Financiar uma melhor gestão das florestas é uma enorme oportunidade não só para trabalharmos as alterações climáticas mas também para reduzir as taxas de desflorestação, melhorar o fornecimento de água, reduzir a erosão do solo e gerar suficientes empregos verdes”, explicou o director-executivo da UNEP e subsecretário-geral das Nações Unidas, Achim Steiner.

Segundo a Interpol, para além de um crime ambiental, este tráfico estará associado a falsificação de permissões para desflorestação ou subornos para obter esta permissão.
Leia o relatório na íntegra (em inglês).» in http://greensavers.sapo.pt/2012/09/28/trafico-de-madeira-ilegal-vale-entre-e23-e-e77-mil-milhoes-por-ano/


(S.O.S...Meio ambiente-Sociedade sustentável...Mauroh Gomez)

Amarante - As vindimas em Fregim, definitivamente, são algo muito mais triste...

DSC03183


Nesta altura de vindimas, ver a maior adega de Fregim neste estado, é no mínimo... dececionante...


F.C. do Porto Hóquei Patins: Gulpilhares 1 vs F.C. do Porto Império Bonança 7 - Dragões vencem em jogo de apresentação dos gaienses!



«DRAGÕES VENCEM NA APRESENTAÇÃO DO GULPILHARES

O FC Porto continua a preparar a nova temporada de hóquei em patins e, esta sexta-feira, triunfou no terreno do Gulpilhares por 7-1, na apresentação da equipa local. Tiago Losna (2), Hélder Nunes (2), Jorge Silva (2) e Reinaldo Ventura foram os autores dos golos. Ao intervalo, os Dragões já venciam por 3-0.

A nível oficial, a época portista arranca já a 6 de Outubro (sábado), com a recepção ao Paço de Arcos, em encontro da primeira jornada do campeonato nacional.» in http://www.fcporto.pt/OutrasModalidades/HoqueiPatins/Noticias/noticiahoquei_hoq_fcpvencegulpilhares_280912_70997.asp

Amarante - O Aventura Marão Clube, através da Casa da Juventude de Amarante, organiza, de 1 a 7 de Outubro, o encontro “JOB PARTNERSHIP”, financiado pelo Programa Juventude em Ação da Comunidade Europeia, e que deverá envolver 20 participantes, provenientes de nove países (Portugal, Espanha, Itália, França, Inglaterra, Hungria, Roménia, Bulgária e Estónia)!



«Amarante: Feira do voluntariado e emprego

O Aventura Marão Clube, através da Casa da Juventude de Amarante, organiza, de 1 a 7 de Outubro, o encontro “JOB PARTNERSHIP”, financiado pelo Programa Juventude em Ação da Comunidade Europeia, e que deverá envolver 20 participantes, provenientes de nove países (Portugal, Espanha, Itália, França, Inglaterra, Hungria, Roménia, Bulgária e Estónia).

Este projecto pretende informar os jovens sobre oportunidades de trabalho e encorajá-los a serem conscientes e ativos enquanto cidadãos europeus. Ao mesmo tempo, o objetivo é construir parcerias sólidas entre organizações envolvidas com o tema e que trabalham no âmbito dos programas europeus de juventude.

“O público alvo são estudantes das Escolas Profissionais, cujos horizontes e perspectivas de trabalho dentro do que é convencional são menores”, especificou Miguel Pinto do Aventura Marão Clube.

Miguel Pinto | Aventura Marão Clube» in http://www.marcoensefm.com/noticias/amarante-feira-do-voluntariado-e-emprego/

“ O Bode Ranhoso do Marão® „: Senhores políticos...



“ O Bode Ranhoso do Marão® „: Senhores políticos...: As duas vezes que o Fundo esteve em Portugal, em 1977 e 1983, veio a pedido de governos chefiados por Mário Soares, então líder do PS. ...

28/09/12

F.C. do Porto - Criado a 28 de Setembro de 1893, sob a égide de António Nicolau de Almeida (1873-1948) e com o nome de Foot-ball Club do Porto, o clube haveria de tornar-se o mais bem-sucedido do futebol português, já com 72 títulos oficiais conquistados, e um sinónimo de sucesso na Europa e no Mundo, comemora hoje 119 aniversários!



«119 ANOS DE ÊXITO

O FC Porto comemora esta sexta-feira 119 anos. Criado a 28 de Setembro de 1893, sob a égide de António Nicolau de Almeida (1873-1948) e com o nome de Foot-ball Club do Porto, o clube haveria de tornar-se o mais bem-sucedido do futebol português, já com 72 títulos oficiais conquistados, e um sinónimo de sucesso na Europa e no Mundo.

A celebração dos 119 anos do clube iniciou-se às 10h00, defronte da porta principal do Estádio do Dragão, com a cerimónia do hastear da bandeira. O emblema do FC Porto subiu uma vez mais aos céus, na presença do Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, Administração, funcionários e associados do clube, enquanto a Banda Musical de Melres entoava o hino azul e branco.

Seguiu-se a sessão de homenagem aos atletas, dirigentes e associados já falecidos, junto aos bustos de Pavão, Rui Filipe e José Maria Pedroto e a habitual missa na Igreja de Santo António das Antas .

À parte das acções solenes, as FC Porto Stores também vão celebrar o aniversário azul e branco com promoções especiais nos dias 28, 29 e 30: a estampagem nas camisolas para adultos e crianças compradas nestas datas será gratuita e haverá 119 produtos oficiais com descontos de 25 por cento.


Simultaneamente, o Estádio do Dragão estará aberto para visitas todo o fim-de-semana, com 119 dos troféus conquistados espalhados ao longo de todo o percurso. A entrada é livre para crianças com menos de 12 anos.» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Clube/noticiaclube_aniversario_280912_70972.asp


F.C.PORTO [119 ANOS DE HISTÓRIA]

 
FC Porto || Grito de Revolta (Competição de Vídeos Somos Porto)

 
(Futebol Clube do Porto - A Força da Equipa que Nunca Desistiu)


Desporto Futebol - O relatório e contas do Benfica relativo ao exercício 2011/12 foi reprovado por mais de dois mil votos durante a assembleia geral do clube, que decorre no pavilhão n.º 2 da Luz!





«Relatório e Contas chumbado por mais de 2 mil votos

VIEIRA SOFRE REVÉS NA ASSEMBLEIA GERAL

O relatório e contas do Benfica relativo ao exercício 2011/12 foi reprovado por mais de dois mil votos durante a assembleia geral do clube, que decorre no pavilhão n.º 2 da Luz.

Contas feitas, foram 6.988 votos contra, 4.000 a favor e 387 abstenções. Trata-se de um enorme revés para Luís Filipe Vieira, quando estamos a poucas semanas de novo ato eleitoral na Luz. Recorde-se que o clube apresentou um resultado negativo de 12, 9 milhões de euros no exercício em questão.» in http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Benfica/interior.aspx?content_id=780254&via=fb


«Sócios pedem demissão de Vieira 

As eleições são dentro de um mês. 

A Assembleia Geral do Benfica, que decorreu esta quinta-feira e terminou perto da meia-noite, foi 'quente' e Luís Filipe Vieira saiu sob apupos e pedidos de demissão. «Demissão, demissão», ouviu-se quando o presidente do Benfica abandonou o Pavilhão nº2 da Luz, depois de ver o Relatório e Contas chumbado, algo que acontece pela segunda vez na história dos encarnados. 

As eleições à presidência do clube realizam-se dentro de um mês e a contestação dos sócios poderá abrir lugar a outra candidatura.» in http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2012/09/28/s_cios_pedem_demiss_o_de_vieira.html

História de Portugal - Batalha do Bussaco, combate travado a 27 de setembro de 1810, na Serra do Buçaco, onde se enfrentaram as forças do exército anglo-luso, comandadas pelo Duque de Wellington, e as do exército francês, dirigidas por André Massena!

27 de setembro de 1810

«27 de setembro de 1810 

 A Batalha do Buçaco aconteceu a 27 de setembro de 1810, durante as terceiras Invasões Francesas a Portugal.» in http://noticias.sapo.pt/fotos/202o-aniversario-da-batalha-do-bucaco_241163/


202º aniversário da Batalha do Buçaco



27 de setembro de 1810


«Batalha do Buçaco 

Combate travado a 27 de setembro de 1810, na Serra do Buçaco, onde se enfrentaram as forças do exército anglo-luso, comandadas pelo Duque de Wellington, e as do exército francês, dirigidas por André Massena. Os invasores franceses sofreram uma pesada derrota.» in http://www.infopedia.pt/$batalha-do-bucaco


(Batalha do Bussaco 200 anos)


27/09/12

Monumentos - A igreja de Santa Maria da Madalena, em Olivença, o único espaço religioso espanhol de estilo manuelino, está prestes a vencer um concurso lançado junto da população para eleger "o melhor recanto de Espanha 2012"!

Igreja de Santa Maria da Madalena


«Igreja de Santa Maria da Madalena

Igreja portuguesa pode ser "melhor recanto" de Espanha.

A igreja de Santa Maria da Madalena, em Olivença, o único espaço religioso espanhol de estilo manuelino, está prestes a vencer um concurso lançado junto da população para eleger "o melhor recanto de Espanha 2012".» in http://noticias.sapo.pt/fotos/igreja-portuguesa-pode-ser-melhor-recanto-de-espanha_240931/5063078892af8e9f1d001491/#verfoto


(Olivenza, las iglesias)


Igreja de Santa Maria da Madalena (Igreja de Olivença, bem Portuguesa de estilo Manuelino)


(Olivença Igreja Santa Maria Magdalena)


(Museo Etnografico Olivenza)


Fundações - O português habituou-se a viver com a trapaça feita pelos poderosos deste país, a corrupção, o clientelismo e o oportunismo são sustentados e alimentados pela classe política dirigente!

foto

«PORTUGAL A SAQUE

Lisboa, 4 de Agosto 2012 - Que o país está a saque é um dado inquestionável. O português habituou-se a viver com a trapaça feita pelos poderosos deste país, a corrupção, o clientelismo e o oportunismo são sustentados e alimentados pela classe política dirigente.

Aos poucos, vai-se sabendo pormenores desse escândalo que chega a surpreender o próprio Governo, que desconhecia os valores em causa. Referimo-nos ao facto de o Estado ter dado 1581 milhões de euros a 401 fundações entre 2008 e 2010. Além de apoios directos, foram concedidos benefícios fiscais (por exemplo, isenções do pagamento do IVA, do Imposto Automóvel e do Imposto sobre Imóveis), segundo um relatório de avaliação das fundações que por aí pululam como cogumelos feita pelo actual executivo, um valor que surpreendeu até o próprio ministro das Finanças que julgava que as ajudas estatais não iam além dos 200 milhões de euros.

O censo às fundações era obrigatório, e as entidades que não responderam, como a Fundação Luís Figo ou a do ex-presidente do Sporting, Sousa Cintra, correm o risco de perder o “estatuto de utilidade pública”» bem como todos os benefícios fiscais. A grande beneficiada com os chorudos dinheiros estatais foi a Fundação para as Comunicações Móveis, criada no tempo de José Sócrates, que negociou a distribuição dos computadores Magalhães e que recebeu mais de 400 milhões de euros. Foram detectados casos gritantes de imoralidades no que respeita a salários de responsáveis de algumas dessas fundações, auferindo mais de 20 mil euros mensais.

Mais vale tarde do que nunca: aberta a caixa de Pandora, o Estado português espera gerar uma poupança entre os 150 e os 200 milhões de euros anuais, pondo alguma disciplina a um sector que tinha andado em roda livre, ao sabor dos interesses privados que aumentavam o seu património “mamando” nos cofres públicos, promovendo iniciativas filantrópicas, culturais ou sociais de discutível interesse nacional – soube-se que as entidades analisadas começaram com um património de 1760 milhões de euros e em 2010 já tinha triplicado para os 57137 milhões. Só a Fundação de Arte Moderna e Contemporânea do empresário madeirense Joe Berardo recebeu 13,3 milhões de euros do Estado entre 2007 e 2010,enquanto a Fundação Mário Soares (cuja actividade é quase um “segredo de Estado”) recebeu de apoios 1,3 milhões de euros, isto já para não falar das prebendas que a Câmara Municipal de Lisboa lhe tem generosamente oferecido. Curioso também é o que se passa com a Fundação AMI, de Fernando Nobre, o ex-candidato presidencial que empregou a família na sua fundação com chorudos ordenados, que recebeu sete milhões de euros do Estado e obteve benefícios fiscais de 12 milhões…

Comparado com isto, a revelação pública também feita nos últimos dias que dois administradores e seis directores da Imprensa Nacional – Casa da Moeda pagaram 28 mil euros de despesas pessoais com o cartão de crédito da empresa pública é uma “ilha” no meio deste desbaratamento desbragado dos dinheiros dos contribuintes. Tem sido um fartar vilanagem e vamos lá ver se a “ordem, disciplina e rigor” impostos pelo actual Governo é para dar frutos ou foi só um “ameaço” para português ver…

Fonte: Correio da Manhã» in http://liberal.sapo.cv/noticia.asp?idEdicao=&id=36663&idSeccao=522&Action=noticia


(A)Fundações - «O papel das fundações em Portugal»


(Corte nas Fundações)

 

(2012-09-17 Olhos nos Olhos TVI24)

Emigração - Engenheiros, informáticos, cozinheiros e empregados de mesa não têm dificuldades em encontrar trabalho, sobretudo no Norte da Europa!

 


«65 mil portugueses querem emigrar

Em menos de um ano, há mais 45% de portugueses que procuram emprego fora do país. Engenheiros, informáticos, cozinheiros e empregados de mesa não têm dificuldades em encontrar trabalho, sobretudo no Norte da Europa.

Com o desemprego em 15% e as perspectivas sombrias no mercado de trabalho nacional, o número de portugueses com vontade de sair do país não pára de aumentar. Segundo dados solicitados pelo SOL ao Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), o número de cidadãos nacionais inscritos na rede Eures – que dá acesso a ofertas de emprego em toda a Europa – subiu quase 45%, em menos de um ano. Hoje, há 64.683 candidatos portugueses a procurar trabalho fora do país.

Além do sistema Eures, as solicitações de trabalho estão também a inundar as representações de países estrangeiros em Portugal. «Há uma grande procura de emprego na Suíça por parte de cidadãos portugueses. A nossa embaixada recebe diariamente pedidos de ajuda na procura de emprego na Suíça», admitiu ao SOL Patrick Durrer, responsável pelo Departamento de Negócios da Embaixada da Suíça em Portugal.

Já existem mais de 225 mil portugueses no país – na construção 28% da mão-de-obra na Suíça já é oriunda de Portugal. E também não é raro haver acções de recrutamento para hotelaria, restauração e profissões na área da saúde. «A taxa de desemprego absolutamente invejável da Suíça situa-se hoje abaixo de 3%. Isto não significa que haja propriamente falta de mão-de-obra local, e sim que continua a haver oportunidades», acrescenta.

Além de casos específicos como militares ou polícias, os portugueses podem candidatar-se a qualquer emprego no país. Regra geral, apenas é necessário o documento de identificação, cabendo à entidade empregadora tratar da autorização de residência e de trabalho, explica Patrick Durrer.

Noruega precisa de 14 mil engenheiros

O interesse de portugueses está a ir muito além dos tradicionais destinos de emigração. «Recebemos muitas perguntas de pessoas que querem viver e trabalhar na Noruega», refere, por exemplo, a embaixada da Noruega, que criou uma página específica no seu site para responder às dúvidas de trabalhadores. Em cada semestre, este país nórdico publica uma lista com as profissões com falta de mão-de-obra e, mais uma vez, as engenharias aparecem entre as mais requisitadas. Na segunda metade deste ano, há 14 mil vagas para engenheiros de diversos ramos. E com uma vantagem: «Para certas profissões, por exemplo os engenheiros, é suficiente ser fluente em inglês para trabalhar na Noruega», frisa a embaixada.

A procura por profissões qualificadas mostra que o perfil de emigrantes também está a mudar e há uma segmentação cada vez maior. Por um lado, continua a haver muita procura de trabalhos na construção civil, hotelaria e restauração, bem como na indústria. Mas há uma faixa em nítido crescimento: a dos jovens com habilitações superiores. Hoje, 35,2% do total dos candidatos na Rede Eures têm, pelo menos, o bacharelato, e 56,3% tem menos de 35 anos. A grande maioria (89,3% do total) está desempregada.

Procura aumenta

O IEFP diz que «a procura dos serviços Eures tem vindo a crescer de forma consistente nos últimos anos» e tem havido «algum sucesso nas acções e projectos de recrutamento feitos com empregadores de outros países». Por norma, as iniciativas mais bem sucedidas são as directamente mediadas por conselheiros Eures, que envolvem uma confirmação posterior do recrutamento.

Por ano, há cerca de 200 portugueses colocados desta forma. O instituto estima, porém, que tenha havido 2.100 colocações entre Junho de 2011 e Maio de 2012, se forem tidas em conta as colocações em que os candidatos estabelecem um contacto directo com os empregadores.

O top das profissões com mais saída, embora dependa de país para país (ver infografia), é ocupado por engenheiros de sistemas, informáticos, engenheiros mecânicos, chefes e empregados de mesa ou cozinheiros. Soldadores e maçariqueiros, vendedores e especialistas de marketing são também requisitados.

Para quem esteja interessado em sair do país, o IEFP deixa o conselho: «É fundamental estar na posse de uma boa informação sobre o país de destino». As pessoas devem preparar-se «adequadamente» para uma nova cultura e língua e, antes de viajar, devem informar-se sobre legislação laboral, sistema de protecção social, fiscalidade, sistemas de saúde e de ensino, custo de vida e oferta de alojamento.


(Crise e emigração portuguesa - Sem oportunidades em Portugal, a juventude emigra)

(Portugueses estão a emigrar para Macau!)

(Portugueses em Angola)


Amarante - Um homem de 48 anos foi detido, no passado dia 24, ao final da tarde, em Vila Meã, depois de ter roubado pelo método de esticão uma idosa de 78 anos!



«Amarante: Detido após roubo por esticão

Um homem de 48 anos foi detido, no passado dia 24, ao final da tarde, em Vila Meã, depois de ter roubado pelo método de esticão uma idosa de 78 anos. 

O homem, vizinho da vítima, terá entrado dentro de casa desta e, surpreendeu-a ao arrancar-lhe as argolas em ouro que esta trazia nas orelhas. 

O suspeito colocou-se em fuga e tentou vender o material numa loja de compra e venda de ouro na mesma localidade. 

A GNR de Vila Meã foi alertada e acabou por deter o homem em flagrante delito e recuperou o ouro roubado. 

Presente ao Tribunal de Amarante foi colocado em liberdade.» in http://www.imprensaregional.com.pt/averdade/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czo5OiJpZF9zZWNjYW8iO3M6MjoiMTkiO3M6MTA6ImlkX25vdGljaWEiO3M6NDoiNjA2NyI7fQ==


«Amarante: Tentaram vender ouro falso 

A GNR de Vila Meã identificou dois homens, de 23 e 24 anos, quando estes se preparavam para vender 30 gramas de ouro falsificado. O esquema renderia aos burlões cerca de 1350 euros. 

Os homens tentaram vender o metal falsificado numa loja de compra e venda de ouro, no centro de Vila Meã, concelho de Amarante. 

O proprietário ao se aperceber que se tratava de uma falsificação alertou os militares da GNR que se deslocaram de imediato ao local. 

Os suspeitos foram identificados e colocados em liberdade por ordem do Procurador de justiça.» in http://www.imprensaregional.com.pt/averdade/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czo5OiJpZF9zZWNjYW8iO3M6MjoiMTkiO3M6MTA6ImlkX25vdGljaWEiO3M6NDoiNjA2NCI7fQ==
---------------------------------------------------------------------------------------
Afinal o que será preciso fazer para que um indivíduo seja preso em Portugal?

Ciência - Os homens castrados que serviram os reis da Coreia ao longo de séculos viveram, em média, 14 a 19 anos mais do que os seus congéneres não castrados, conclui um estudo publicado ontem na revista Current Biology!

Os cantores líricos castrados da Itália dos séculos XVII e XVIII, tais como o célebre Farinelli, não permitiram revelar diferenças significativas de longevidade entre eles e os cantores não castrados

«Os eunucos vivem mais do que os homens não castrados

Os homens castrados que serviram os reis da Coreia ao longo de séculos viveram, em média, 14 a 19 anos mais do que os seus congéneres não castrados, conclui um estudo publicado ontem na revista Current Biology. Estes resultados sugerem que as hormonas masculinas encurtam a vida dos homens, concluem Kyun-Jin Min, da Universidade de Inha (Coreia do Sul), e colegas.

Em muitas espécies, as fêmeas vivem mais do que os machos e pensa-se que a responsável por esta diferença seja a hormona masculina testosterona, ao encurtar a vida dos machos. Isto pode ser devido ao seu efeito negativo sobre o sistema imunitário e ao facto de ser um factor de risco cardiovascular. Para mais, sabe-se que a castração prolonga a vida dos machos de muitas espécies animais. Porém, nos seres humanos, os estudos da relação entre longevidade e reprodução masculinas não têm sido conclusivos.

Uma maneira de abordar a questão tem sido justamente através dos efeitos a longo prazo da castração masculina. Um estudo realizado na década de 1990, por exemplo, mostrou que a castração permitira prolongar em 14 anos a vida de doentes internados num hospital psiquiátrico quando comparados com os doentes não castrados. Mas, como salientam os autores no artigo agora publicado, o estudo dos castrati - os cantores líricos castrados da Itália dos séculos XVII e XVIII, tais como o célebre Farinelli - não permitiu revelar diferenças significativas de longevidade entre eles e os cantores não castrados.

Os cientistas sul-coreanos viraram-se desta vez para os registos genealógicos da corte imperial coreana durante a dinastia Chosun, de 1392 a 1910. "A manutenção dos registos genealógicos era importante", escrevem, "porque atestavam da pertença à nobreza." E os eunucos da corte - que devido a uma mutilação acidental ou deliberada tinham perdido os testículos (e por vezes também o pénis) e se tinham tornado altos funcionários ao serviço dos monarcas - podiam casar-se e adoptar "rapazes eunucos ou raparigas normais". Tinham portanto uma linhagem apesar da sua infertilidade e também eles mantinham metódicos registos genealógicos. Que se encontram reunidos num documento, o Yang-Se-Gye-Bo. "Tanto quanto sabemos", escrevem os cientistas na Current Biology, "este é o único repositório no mundo de histórias de famílias de eunucos."

Cruzando estes dados com outros documentos oficiais, que registavam o dia-a-dia no palácio imperial, Kyun-Jin Min e a sua equipa conseguiram confirmar a idade, na altura da morte, de 81 dos 385 eunucos que constam do Yang-Se-Gye-Bo ao longo de cerca de cinco séculos de história. E puderam assim concluir que a longevidade média desses eunucos foi de 68 a 72 anos. Ou seja, ultrapassou em 14 a 19 anos a longevidade "de homens não castrados de status socioeconómico semelhante".

O contraste entre a longevidade dos eunucos e a dos homens não castrados é ainda reforçado pelo facto de três desses eunucos terem chegado a centenários - atingindo, respectivamente, os 100, 101 e 109 anos. Ora, salientam ainda os autores, visto que, actualmente, a proporção de centenários é de um em 3500 no Japão e de um em 4400 nos EUA, isso significa que essa proporção, nesse grupo de eunucos coreanos que viveram há séculos, era 130 vezes maior do que é hoje em dois dos países mais desenvolvidos do mundo!

Mas, perguntam os autores, será mesmo a ausência de testosterona a responsável pela longevidade dos eunucos? Não será antes o seu estilo de vida pacato e protegido? Não é muito provável, respondem. Por um lado, a maioria dos eunucos vivia fora do palácio e só lá entrava quando estava de serviço. E por outro, a longevidade da família real - que, essa sim, passava a vida fechada naqueles muros - revelou ser muito menor: os reis viviam em média 44 a 50 anos e os membros masculinos da família real 42 a 48 anos... 

Resultados deste tipo poderão permitir perceber melhor o envelhecimento humano, dizem os autores. Mas entretanto, acrescentam em comunicado, os homens não devem esquecer que, "para ter uma vida longa e saudável, convém evitar o stress e aprender o que podem junto das mulheres."» in http://www.publico.pt/Ci%C3%AAncias/os-eunucos-vivem-mais-do-que-os-homens-nao-castrados-1564447
-------------------------------------------------------------------------------
É caso para dizer: viver mais para quê?...
Como diria José Carlos Ary dos Santos: "Serei tudo o que quiserem, mas Poeta castrado; não!


(Que es un Eunuco) 


(Eunucos - Encontro Profético 2009)


(Eunucos)

  
(Os Eunucos)


26/09/12

Amarante - Alminhas de Chãos, em Fregim, limpas de matos e de restos de rituais...

DSC03186

Alminhas de Chãos, limpeza de Outono, saiu o mato que as cobria e os sinais de rituais religiosos... e pagãos! Caso para dizer: "limpeza das almas"

Num dos azulejos que restam pode-se ler:

"Por Deus não passes além
Sem uma esmola nos dar
E o Pai Nosso e a Avé Maria
Por nós todos haveis de rezar"

TIC - O 'street view' disponibiliza imagens panorâmicas de oceanos!



««Google Maps» debaixo de água

O 'street view' disponibiliza imagens panorâmicas de oceanos.

O Google Maps tem um novo projecto na sua secção do Street View. Agora é possível também visitar sítios debaixo de água. “O objectivo é criar um mapa virtual dos oceanos, documentando o estado destes frágeis ecossistemas e as suas alterações ao longo do tempo.

Queremos partilhar uma experiência de parte do nosso mundo a que poucas pessoas têm acesso directamente”, explica a empresa.

A colecção, agora disponível no endereço 'maps.google.com/ocean', inclui, para já, recifes de corais na Austrália, Filipinas e Havai. As imagens panorâmicas foram captadas pelo The Catlin Seaview Survey, parceiro da Google.  

“O maior problema do oceano é que está 'longe da vista' e, por isso, longe da mente da maior parte das pessoas”, considera Richard Vevers, director do projecto na Catlin. “Seguramente, 99 por cento da população nunca mergulhou nestas águas e nunca irá fazê-lo. Um dos problemas relacionados com a conservação dos oceanos tem sido a incapacidade de 'comprometer'; este é um caminho poderoso para alcançar esse compromisso”.

Jenifer Austin Foulkes, gerente do programa Google’s Oceans, refere-se à importância deste projecto de preservação citando a oceanógrafa Sylvia Earle: “com o conhecimento vem o cuidado e com o cuidado a esperança”.

As imagens foram recolhidas durante um período de seis meses por pequenas equipas de mergulhadores com três câmaras em cada veículo subaquático: Capturou-se imagens de quatro em quatro segundos. Posteriormente, foram editadas para fazerem panorâmicas de 360 graus.

Os sítios mapeados já disponíveis incluem a Grande Barreira de Coral, dois locais no Havai e um nas Filipinas. Mas mais localizações se seguirão: “Isto é apenas uma amostra do que está para vir. As pessoas têm tendência para pensar no oceano como algo estanque; mas os ambientes são todos diferentes. Mesmo na barreira de corais, os locais não se repetem”.» in http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=55653&op=all


(Explore the ocean with Google Maps)


(Explore the Ocean in Google Earth 5.0)


(New Seafloor in Google Earth Tour)

Amarante - Casamento da Prima Júlia Babo, com o Eng. Guilherme Campos, Convento de Mancelos, Amarante, 1945!

Casamento Tios Guilherme e Julia
Um dos casais mais perfeitos que conheci, dois seres humanos maravilhosos!

Ao cimo no canto superior esquerdo o Dr. Amadeu da Sombreireira. 
Os Padres Manuel e Joaquim de Mancelos.
O Dr. Armando Babo do Convento, Mancelos, Pai da Noiva, encima os noivos.
Á esquerda, do Tio Carlos Babo, uma figura de Mancelos, o Sr. Manuelzinho Maia, que tinha a mercearia do convento.

Ambiente e Ecologia - As Biohaven Floating Islands são plataformas flutuantes feitas de garrafas de bebidas de polyester recicladas e de uma espuma servindo de base para o estabelecimento de bancos de papiro cujas raízes submersas atuam como um filtro de sedimentos e fornecem habitat de microrganismos aquáticos que consomem o excesso de nutrientes da água!



«Ilhas de plástico reciclado e papiro serão usadas em projeto de restauração ecológica de lago africano

As Biohaven Floating Islands são plataformas flutuantes feitas de garrafas de bebidas de polyester recicladas e de uma espuma servindo de base para o estabelecimento de bancos de papiro cujas raízes submersas atuam como um filtro de sedimentos e fornecem habitat de microrganismos aquáticos que consomem o excesso de nutrientes da água. 

O lago Naivasha é um corpo de água que se situa na zona do Vale do Rift queniano e que sofreu, ao longo dos últimos 30 anos, um processo de degradação ambiental como resultado da multiplicação por 20 da população humana, e do triplicar do número de búfalos de água que utilizam as suas margens.

Com efeito, o aumento da atividade junto deste corpo de água levou a uma destruição dos bancos de uma planta que têm um papel preponderante na manutenção deste ecossistema. 

Trata-se do papiro, uma planta aquática mais conhecida por ter sido usada para produzir o primeiro substrato de escrita, mas que, também se destaca por ter importantes funções ao nível da conservação da qualidade da água. 

Com efeito, para além de as suas raízes funcionarem como um filtro biológico ao capturar os sedimentos em suspensão na água, removem substâncias tóxicas e funcionam como habitat de microrganismos aquáticos que consomem o excesso de matéria orgânica da água, impedindo o crescimento excessivo de algas. 

Com o objetivo de restaurar a saúde ecológica do lago Naivasha foi lançado um projeto internacional que passa pela a criação de novos bancos de papiro, em ilhas de plástico flutuantes que serão colocadas na zona onde desagua o rio Malewa, maior fonte de sedimentos do lago. As Biohaven Floating Islands são constituídas pelo polyester reciclado de garrafas de bebidas unido por um tipo de espuma, e funcionam como plataforma onde serão plantados papiros. 

Para além de restaurar a qualidade da água, estas ilhas funcionarão ainda, na sua parte emersa, como habitat de aves e, na sua parte submersa, como maternidade e habitat de alimentação de peixes. 

Se o projeto, que está agora no início, se revelar bem sucedido, há planos para criar bancos de papiro semelhantes nas margens do lago. 

A restauração ecológica do lago Navaisha através da criação de bancos de papiro flutuantes é um projeto lançado pela empresa produtora de flores Finlays, financiado pelo Grupo alemãoREWE e que conta com a colaboração da empresa norte-americana Floating Islands Southeast, que fabrica das Biohaven Floating Islands

Finlays é uma das grandes produtoras de flores instalada na região e o Grupo REWE é um dos seus clientes. Estas empresas pretendem, através das ilhas de papiro, comprovar que reconhecem a a sua responsabilidade ambiental. A iniciativa é uma das ações planeadas por uma organização denominada Imarisha Naivashaconstituída para garantir o uso equitativo e sustentável dos recursos naturais na bacia do Naivasha.» in http://naturlink.sapo.pt/Noticias/Noticias/content/Ilhas-de-plastico-reciclado-e-papiro-serao-usadas-em-projeto-de-restauracao-ecologica-de-lago-africano?bl=1


(Biohaven Floating Islands)


(BioHaven Floating Island cleans water and exceeds expectations)


(How to Make a Floating Island)
Pin It button on image hover