18/04/12

Caça ao tesouro, história, jogos, viagens no tempo e muitas brincadeiras nos mais belos palácios e castelos de Portugal!




«Miúdos: Pequenos reis e princesas nos castelos e palácios portugueses!
18 Abril 2012


Caça ao tesouro, história, jogos, viagens no tempo e muitas brincadeiras nos mais belos palácios e castelos de Portugal!


Queres sentir-te uma princesa ou um rei? Pede aos teus pais para te levarem a um dos muitos castelos e palácios que há de norte a sul do país! Nos mais belos palácios e castelos de Portugal podes fazer uma verdadeira viagem ao passado a um mundo de outros tempos recheado de história e fantasia!


Paço dos Duques e Castelo de Guimarães


No ano em que a cidade-berço é Capital Europeia da Cultura, não faltam atividades para descobrir o Paço dos Duques e o Castelo da Cidade onde 'Nasceu Portugal'. Danças antigas, descobrir o Castelo de Guimarães a partir de um guião, explorar o Monte Latito, conhecer a arte de José de Guimarães, teatro de fantoches, a recriação histórica de um “Encontro com D. Afonso Henriques" ou uma oficina para aprenderes a fazer o teu próprio Vitral são apenas algumas das atividades que podes fazer neste local muito especial! Há também visitas guiadas, como 'O Quotidiano do paço no séc. XV' ou a visita lúdico-pedagógica 'Há Caça no Museu'. Todas as atividades requerem marcação prévia pelo Tel. 253 412 273. Mais informações no site do Paço dos Duques.


Palácio de Queluz


Podes descobrir um dos mais requintados palácios nacionais com um programa repleto de atividades, jogos e história. Aventuras e desventuras de um Armador Real é uma delas, em que durante a visita e há um jogo com personagens, sobre as decorações e construções efémeras da festa no séc. XVIII, para os mais pequenos dos 4 aos 5 anos. Outra iniciativa é "À procura do Inverno desaparecido" em que se faz um jogo com personagens sobre o tema das coleções de escultura do Palácio de Queluz - primeiras descobertas. Ambas custam 3,50 euros por criança. Queluz: memórias revisitadas e Palácio de Queluz: encontros nos jardins são outras duas visitas guiadas plenas de história para aprender e apreciar. Custam 3,30 euros por participante. Inscrições através do Tel: 21 4343860 ou do email: pnqueluz.educacao@imc-ip.pt. Mais informações no site do Palácio de Queluz


Palácio da Pena


Num dos mais bonitos palácios portugueses, o Palácio da Pena, em Sintra, podes fazer uma verdadeira caça ao tesouro real! Nesta iniciativa, os participantes são levados a descobrir os recantos misteriosos do Parque e a questionarem-se sobre temas relacionados com a natureza e a história do local, cujas respostas encontram na observação do meio envolvente. É uma forma interativa e dinâmica de conhecer o Jardim Histórico da Pena. Para crianças dos 6 aos 12 anos e famílias, custa 5 euros para os mais pequenos e 8 euros por adulto. Mais informações no site dos Parques de Sintra.


Castelo de S. Jorge


Este importante castelo lisboeta acolhe todos os domingos o programa para famílias Domingos com História. Artes bélicas no Castelo, Danças para três princesas e visitas em família são algumas das divertidas atividades que esperam por ti e pela tua família no Castelo de S. Jorge. Mais informações no site do Castelo de S. Jorge.


Palácio Nacional da Ajuda


Neste palácio todos podem ficar a conhecer "O quotidiano da família real", através de uma visita guiada, ou experimentar "Um dia de gala no Real Paço da Ajuda". Há ainda uma visita dirigida especificamente aos mais pequenos, "A escultura Viva" e outra sensorial, destinada a cegos e amblíopes, uma visita tátil de exploração de diversas peças das coleções de artes decorativas. As descobertas têm horário marcado entre as 10h00 e as 13h00 e entre as 14h00 e as 17h30 e exigem marcação pelo Tel: 21 363 70 95. Mais informações no site do Palácio Nacional da Ajuda.


Castelo de Leiria


Do bonito Castelo de Leiria avista-se toda a cidade do Lis. O espaço acolhe também normalmente diversos acontecimentos culturais, e tem igualmente um museu, na Torre de Menagem. A partir deste mês e até outubro o castelo de Leiria é um Castelo de Sons, acolhendo concertos de diversos estilos musicais com reportórios de compositores clássicos e de autores nacionais. Mais informações sobre este evento em Samp.pt. O teatro também marca presença no Castelo entre maio e outubro, durante a iniciativa Castelo d'Atores, com representações preparadas pelo grupo de Teatro "O Nariz". Mais informações no site da Câmara Municipal de Leiria.


Palácio Nacional de Mafra


O Palácio Nacional de Mafra acolhe durante a semana (exceto terça-feira) visitas orientadas. Memorial do Convento – Uma Integração Histórica resulta numa integração histórica da obra de José Saramago, tendo como base documentação do Séc. XVIII relativa à época de construção do Convento. Inclui uma visita temática aos espaços mais importantes referidos na obra. Mais informações no site da Câmara Municipal de Mafra.


Castelo de Santa Maria da Feira


Por apenas um euro, as crianças até aos 15 anos podem visitar este Castelo com uma configuração única em Portugal. As suas quatro torres escondem segredos de outros tempos que vais adorar descobrir! À volta deste Castelo existe ainda um extenso jardim para explorar quando está bom tempo. Mais informações no site do Castelo da Feira.


Palácio Nacional de Sintra


Os Serviços de Educação do Palácio Nacional de Sintra recebem os mais diversificados públicos, proporcionando a interpretação e a relação do visitante com o edifício, os jardins e as coleções através da oferta de várias atividades. Para os mais pequenos, há Visitas com Atelier: Visitas guiadas ao Palácio que, de forma participativa, fornecem o conhecimento sobre os seus espaços, funções e coleções. O conhecimento adquirido será testado ludicamente no final da visita, através de um tabuleiro de jogo ou de um puzzle. Mais informações no site do Palácio Nacional de Sintra.


Castelo de Almourol


O Castelo de Almourol situa-se numa pequena ilha, o que o torna ainda mais mágico! O acesso faz-se apenas por barco, que se pode apanhar no cais de Tancos. Depois há um passeio fluvial com embarque no Cais D'El Rei, em Tancos, com paragem para visita à ilha e ao castelo, e regresso a Tancos. A viagem acontece de terça a domingo com marcação prévia e ao fim de semana com partidas de hora a hora e custa 2,5 euros sem marcação ou 2 euros com marcação por pessoa. Mais informações através do Tel: 249712094 ou do e-mail: jftancos@gmail.com. Mais informações no site da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha.» in http://escape.sapo.pt/divertir/escolha-escape/roteiro-miudos-castelos-palacios-para-visitar-3883679



(Castelos de Portugal)

(Aldeias Historicas de Portugal)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover