21/01/12

Marco de Canavezes - Algumas centenas de pessoas manifestaram-se este sábado, na Livração, em Marco de Canaveses, contra o encerramento da linha do Tâmega!




«Utentes protestam encerramento da linha do Tâmega


Algumas centenas de pessoas manifestaram-se este sábado, na Livração, em Marco de Canaveses, contra o encerramento da linha do Tâmega. Os manifestantes aprovaram uma moção a exigir a reposição de transportes alternativos de autocarro assegurados pela CP.


Representantes da comissão de utentes, acompanhados por presidentes de juntas de freguesia, puseram à consideração popular a moção, que se propõem enviar ao Presidente da República, ao Governo e à Assembleia da República, aprovada por unanimidade.


José Gonçalves, porta-voz da comissão, reafirmou que aquela via-férrea, com 12 quilómetros, entre Amarante e a Livração, no concelho do Marco de Canaveses, era a ligação mais rápida e económica entre as duas localidades.


Segundo o activista, os utentes da linha ficaram sem alternativas de transporte, sobretudo depois de a CP ter acabado, no dia 31 de Dezembro, com o autocarro que assegurava a ligação desde a suspensão de circulação ferroviária na linha do Tâmega.


José Gonçalves reafirmou críticas à câmara de Amarante, acusando o seu presidente de "subserviência face ao poder central".


Apesar dos protestos dos populares, o autarca António Ricardo, presidente da junta de Vila Caiz, lembrou que, com o apoio da câmara de Amarante, tinham sido há poucos dias desbloqueados transportes alternativos para alguns lugares servidos anteriormente pela linha férrea.


Entretanto, a comissão de utentes da linha do Tâmega também já enviou para a Assembleia da República uma petição popular, com mais de 400 assinaturas, a solicitar aos deputados a análise da eventual reabertura da linha do Tâmega.


Desde o início de Janeiro, a deslocação dos alunos de Amarante afectados pelo fim dos transportes alternativos da CP na linha do Tâmega é assegurada por um operador comercial, sem encargos adicionais para os estudantes, revelou fonte da empresa.» in http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?contentID=F22DC6F1-3F2E-434B-967E-1837738B070B&channelID=00000010-0000-0000-0000-000000000010


Estação comboio do Arco de Baulhe, Portugal ( Train Station )



(Amarante Linha Tâmega)


(Linha do Tâmega)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover