02/01/12

História - Uma equipa de investigadores afirma conhecer a origem exacta de algumas das pedras de Stonehenge, um monumento megalítico da Idade do Bronze, localizado perto de Amesbury, em Wiltshire, na Inglaterra!




«Desvendado o mistério da origem de Stonehenge


Uma equipa de investigadores afirma conhecer a origem exacta de algumas das pedras de Stonehenge, um monumento megalítico da Idade do Bronze, localizado perto de Amesbury, em Wiltshire, na Inglaterra.


Durante muito tempo suspeitou-se que as rochas eram oriundas das colinas de Preseli. Agora uma investigação do Museu Nacional do País de Gales e da Universidade de Leicester, revela que as pedras são de uma zona localizada a 70 metros do Craig-y-Felin Rhos, perto de Pont Saeson, no norte do condado de Gales.


O director do museu, Richard Bevin, acredita que esta descoberta vai ajudar a perceber como foram deslocadas as pedras até Wiltshire. Durante 9 meses Bevin e Rob Ixer, do centro de Leicester, recolheram e identificaram amostras de rochas em Pembrokeshire, situado na costa do País de Gales, na tentativa de perceber a origem das pedras que edificam o monumento que é Património Mundial da Humanidade. Analisando o conteúdo mineral e a textura das rochas descobriram que 99% das amostras se assemelhavam às rochas de Pembrokeshire.


São rochas vulcânicas, riolitos, que, segundo ambos especialistas diferem dos outros afloramentos do sul do País de Gales e que se encontram exclusivamente numas centenas de metros quadrados. Depois de conhecida a origem, os arqueólogos terão de descobrir como vieram as pedras de Pembrokeshire para Stonehenge. Durante muito tempo, os especialistas questionaram-se sobre o transporte utilizado entre os 3.000 anos e 1.600 a.c.. Pensava-se que grandes lajes tivessem sido movidos em balsas através do rio Avon e do Canal de Bristol. O problema é que Pont Saeson está a norte de Preseli, a alguma distância desses corpos de água, o que complica essa hipótese. Uma alternativa é que tenha sido a própria natureza a mover as pedras de Stonehenge através de um glaciar da Idade do Gelo, mas como não há outras rochas com a mesma proveniência nessa parte do País de Gales essa opção também é pouco provável.


No ano 2000 realizou-se um teste movendo uma pedra gigante de Gales para Salisbury por terra e mar, uma viagem de 714 quilómetros, usando apenas a força muscular e as técnicas dos seres humanos de há 5.000. A pedra acabou enterrada no estuário de Milford Haven.


Fonte: http://www.elmundo.es» in http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=47854&bl=1

(Stonehenge: Muitas perguntas e poucas respostas - Trilha IL Condor. Gigliola)
(Os Mistérios de Stonehenge)
(A Construção de Stonehenge)

(STONEHENGE)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover