16/01/12

História Arqueologia - Descoberto pré-Hominídeo que habitou a Europa há 7 milhões de anos!




«Descoberto pré-Hominídeo que habitou a Europa há 7 milhões de anos

A descoberta, da autoria de uma equipa internacional de cientistas, envolveu a recuperação de um pré-molar nas imediações da cidade búlgara de Chirpan e revela os ancestrais dos Hominídeos estiveram presentes no continente Europeu num ecossistema tipo savana bem mais tempo do que se pensava, tendo-se adaptado às condições de aridez que o caracterizam mudando a sua alimentação.

Uma equipa internacional cientistas publicou recentemente na revista Journal of Human Evolution uma descoberta quem vem questionar o que se sabe sobre a Evolução Humana.

Atualmente, considera-se que a Evolução Humana ocorreu exclusivamente em África, a que se seguiu uma migração para a Europa e Ásia. No entanto, essa versão da história é colocada em causa pela recuperação agora dada a conhecer de um pré-molar pertencente a uma espécie de pré-Hominídeo datando de há 7 milhões de anos numa escavação nas imediações da cidade búlgara de Chirpan.

A descoberta da autoria de uma equipa internacional de cientistas, vem contrariar a teoria comummente aceite de que os ancestrais do Homem abandonaram a Europa há cerca de 9 milhões de anos, quando o ecossistema de floresta tropical se transformou em savana, o que lhes terá complicado a vida pela diminuição da disponibilidade dos frutos que eram a base da sua alimentação. Com efeito, o fóssil de hominídeo mais recente encontrado até agora na Europa datava de há 9,2 milhões de anos.

No entanto, a descoberta do pré-molar feita por investigadores franceses, búlgaros e alemães, revela não só que os ancestrais dos humanos permaneceram na Europa até bem mais tarde do que se pensava, vivendo em habitats tipo savana – na mesma escavação em se recuperou o pré-molar encontraram-se fósseis de animais típicos da savana africana como elefantes e girafas e gazelas – mas também que se adaptaram às suas condições.

De facto, a análise microscópica da superfície do molar revela que o hominídeo búlgaro consumia alimentos duros e abrasivos como ervas, sementes e nozes, comportamento que se assemelha ao de Hominídeos africanos mais recentes, datando de há 4 milhões de anos.

Perante estes resultados Madelaine Bohme, da Universidade de Tubingen afirma “Temos de repensar onde a origem do Homem teve lugar. E a investigadora acrescenta “Há provas importantes de uma parte significativa da evolução humana aconteceu fora de África, na Europa e na Ásia Ocidental”.

Recorrendo também a resultados de investigações prévias o grupo de trabalho de Madeleine Bohme sugere que ocorreu uma migração a partir de África para a Europa há cerca de 17 milhões de anos, tendo os pré-Hominídeos permanecido no continente Europeu até há 7 milhões de anos.» in http://naturlink.sapo.pt/Noticias/Noticias/content/Descoberto-pre-Hominideo-que-habitou-a-Europa-ha-7-milhoes-de-anos?bl=1

(A descoberta que pode mudar a história da evolução humana)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover