26/01/12

Amarante Saúde - O novo hospital de Amarante deverá entrar em funcionamento em Abril, decorrendo nesta fase os concursos para alguns equipamentos, disse à agência Lusa o presidente do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), José Luís Catarino!




«AMARANTE: NOVO HOSPITAL ESTARÁ OPERACIONAL EM ABRIL

O novo hospital de Amarante deverá entrar em funcionamento em Abril, decorrendo nesta fase os concursos para alguns equipamentos, disse à agência Lusa o presidente do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS). José Luís Catarino revelou que oficialmente a obra está concluída e só falta adquirir alguns equipamentos, trabalho que deverá estar concluído dentro de 60 dias.

"Se tudo correr bem em termos de concursos, que decorrem neste momento numa fase bastante avançada, poderemos ter o hospital dentro de 60 dias", afirmou à agência Lusa.
Durante cerca de três decorrerá uma fase de transição, após a qual o equipamento ficará com todas as valências para que foi concebido.

A construção da nova unidade hospitalar, prevista para durar dois anos, arrancou em meados de 2009, quando José Alberto Marques presidia ao conselho de administração do CHTS. Em Maio de 2010, a administração mudou, passando a ser liderada por José Luís Catarino.

Com mais de meio ano de atraso face às previsões iniciais, as obras foram agora dadas por concluídas, representando um investimento de cerca de 27 milhões de contos, aos quais acrescem os equipamentos.

No entanto, à Lusa, o presidente do CHTS congratulou-se com a forma como decorreu a fase final das obras, garantindo não ter havido quaisquer problemas.

O novo hospital será dotado de uma urgência básica, vai ter uma unidade de internamento na especialidade de medicina interna e estará vocacionado para ambulatório, com três salas operatórias. Também ali funcionarão consultas externas de especialidade.

A área de influência do hospital será a dos concelhos de Amarante, Baião, Marco de Canaveses e Celorico de Basto, num universo populacional de 180.000 pessoas.


NOVO HOSPITAL TRABALHARÁ COM OS RECURSOS HUMANOS DO ANTIGO

O novo hospital de Amarante deverá entrar em funcionamento com os recursos humanos da actual unidade hospitalar da cidade, revelou esta segunda-feira à Lusa o presidente do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS).

"Vamos transferir os recursos do hospital antigo para o novo", afirmou José Luís Catarino, sublinhando que, na conjuntura actual, não poderá haver aumento de custos.

O presidente do CHTS admitiu, porém, que alguns dos antigos profissionais do Hospital de S. Gonçalo transferidos para o hospital Padre Américo, em Penafiel, quando foi criado o CHTS, possam regressar a Amarante para exercerem funções na nova unidade.

À Lusa garantiu que tudo irá ser feito para potenciar, "ainda mais", os recursos humanos afectos ao centro hospitalar, que compreende as unidades de Penafiel e Amarante. O novo hospital de Amarante, que deverá entrar em funcionamento em Abril, representa um investimento de cerca de 27 milhões de euros. Esta unidade, integrada no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, vai servir cerca de 180.000 habitantes da região do Baixo Tâmega.

José Luís Catarino sublinha que o novo hospital estará prioritariamente voltado para as intervenções cirúrgicas de ambulatório, serviço complementado por internamento de medicina interna.

O responsável sublinha também que em Amarante passará a haver mais consultas externas de especialidade, mas também, neste domínio, sem acréscimo de recursos humanos. Os ganhos, explicou, serão conseguidos graças à deslocação de médicos da unidade de Penafiel.

Apesar disso, José Luís Catarino espera que, no conjunto dos dois hospitais, possa haver um ligeiro aumento do número de consultas externas, ultrapassando as actuais 250.000 por ano. "Temos de pensar nisto numa lógica de centro hospitalar", observou.

O novo hospital terá apenas uma urgência básica, como acontece com a Unidade de S. Gonçalo, que funciona em instalações degradadas.

Apesar disso, com a melhoria das condições, espera-se que mais doentes acorram àquela nova unidade, aliviando a urgência médico-cirúrgica do hospital Padre Américo.» in

(Novo Hospital de Amarante deve complementar valências da Unidade Padre Américo)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover