05/01/12

Amarante - O fim dos transportes alternativos da CP entre Amarante e a Livração, no Marco de Canaveses, provocou um aumento superior a 60 por cento no custo das viagens de autocarro entre as duas localidades!



«AMARANTE: Fim dos transportes alternativos da CP provocou aumento de 60 por cento no custo do autocarro
(02-01-2012)


Desde as 24:00 de sábado, quando terminaram os transportes alternativos, os antigos utentes da linha do Tâmega têm de pagar 2,10 euros para viajar entre as duas localidades, utilizando a ligação efetuada em carreiras comerciais da empresa Valpi.


Armindo Mendes/Lusa


Amarante, 02 jan (Lusa) - O fim dos transportes alternativos da CP entre Amarante e a Livração, no Marco de Canaveses, provocou um aumento superior a 60 por cento no custo das viagens de autocarro entre as duas localidades.


Fonte da comissão de utentes da antiga linha do Tâmega disse hoje à Lusa que um bilhete de autocarro do transporte assegurado pela CP, desde que a circulação ferroviária foi encerrada, custava 1,30 euros.


Desde as 24:00 de sábado, quando terminaram os transportes alternativos, os antigos utentes da linha do Tâmega têm de pagar 2,10 euros para viajar entre as duas localidades, utilizando a ligação efetuada em carreiras comerciais da empresa Valpi.


Lurdes Ribeiro, da comissão de utentes, disse à Lusa que este aumento é muito elevado e representa um acréscimo muito grande para as pessoas que diariamente viajam entre as duas localidades.


A ativista Lurdes Ribeiro reafirmou que, em protesto pela decisão da CP, vai ser entregue na Assembleia da República uma petição popular com algumas centenas de assinaturas, exigindo a manutenção do transporte rodoviário.


À Lusa garantiu que a reação das pessoas de Amarante e do Marco de Canaveses à petição tem sido muito positiva.


"Muita gente tem assinado nos últimos dias, em várias localidades", afirmou, prometendo que a entrega da petição no Parlamento deverá ocorrer nas próximas semanas.


Em 2009, a então secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, prometeu, em Amarante, que o encerramento da linha do Tâmega tinha como objetivo a realização, em dois anos, de obras de requalificação, o que nunca veio a ocorrer, apesar de terem sido levantados os carris.


Em julho de 2010, devido aos constrangimentos orçamentais, o anterior governo anunciou a suspensão das obras.


Mais recentemente, já com o atual executivo em funções, foi decidido encerrar definitivamente a linha do Tâmega entre Amarante e Livração, no concelho do Marco de Canaveses.


Desde 2009, no âmbito de um acordo celebrado entre as autarquias de Amarante e do Marco de Canaveses com o governo de então, a CP assegurava várias ligações diárias, a partir das antigas estações da Livração, Vila Caiz e Amarante, utilizadas por antigos passageiros da automotora, incluindo alunos de escolas de Amarante.


APM.
Lusa/fim» in http://muspsantarem.blogspot.com/2012/01/todas-as-lutas-contam-95-amarante.html
-----------------------------------------------------------------------------------
A Doutora Ana Paula Vitorino prometeu... e alguns acreditaram "obedientemente"... e Amarante, pela mão deles, mais uma vez, perde!




(Linha do Tâmega)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover