08/01/12

Amarante Educação - Teve lugar a 2 de Janeiro a consignação, à empresa Santana e Cia., da empreitada de construção do Centro Escolar de Telões, Amarante, que transformará a EB 2,3 existente em Escola Básica Integrada (EBI)!

Sample Image


«Consignadas obras do Centro Escolar de Telões
Quarta, 04 Janeiro 2012


Teve lugar a 2 de Janeiro a consignação, à empresa Santana e Cia., da empreitada de construção do Centro Escolar de Telões, Amarante, que transformará a EB 2,3 existente em Escola Básica Integrada (EBI), com a integração na nova escola de todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico das freguesias de Telões e Freixo de Baixo.


Em consequência, serão extintos os sete estabelecimentos escolares existentes nessas freguesias (Freitas e S. Brás já encerraram no presente ano lectivo e Todeia já estava encerrada) com excepção da EB1 da Estrada, que será reconvertida em jardim-de-infância.


A intervenção, cujo investimento ascende a 1 milhão 191 mil euros (IVA excluído), contempla a construção de um novo pavilhão de salas de aula com capacidade para acolher 360 crianças. Trata-se de um projeto que se direciona para o número ideal de alunos e vai permitir uma mais adequada resposta à necessidade de articulação de níveis de ensino, já que a execução do projecto educativo do agrupamento se torna mais fácil com a concentração de espaços.


O novo pavilhão, com uma tipologia formal e construtiva idêntica à da preexistência, vai ser implantado na parte sul do recinto da escola, sendo constituído por dois blocos ligados por passadiço, ambos com dois pisos, sendo a área bruta total de 2.465 metros quadrados.


No rés-do-chão estão previstas seis salas de aula, uma sala polivalente e uma sala para pessoas com multideficiência e no 1º andar 10 salas de aula e dois gabinetes de professores. Os dois pisos serão dotados de instalações sanitárias e espaços técnicos e de arrumos e possuem comunicações internas por escada e elevador. Todos os espaços comuns (refeitório, biblioteca, recreios, etc.) serão assegurados pelas actuais instalações da escola.


Refira-se que o Município de Amarante, e em conformidade com a carta educativa, tem já em funcionamento os centros escolares de Freixo de Cima, de Roçadas e do Marão. Em construção e com abertura prevista para o ano lectivo 2012/2013 estão os centros escolares de Madalena/Lufrei e Aboim, Chapa, Gatão e Vila Garcia.» in http://www.cyberjornal.net/index.php?option=com_content&task=view&id=15593&Itemid=70




(Amarante, novo centro escolar de Telões entrou em obra, abandono escolar baixou significativamente)
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Continuo a dizer que escolas com Projetos Educativos, com a Promoção da Saúde e bons Hábitos de Higiene, mas sem um gimnodesportivo... mas aguardemos, tantos milhões... por exemplo, a Freguesia de Mancelos foi preterida em favor da Freguesia de Real, porque esta tinha ao lado as Piscinas Municipais... estranhos critérios...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover