03/12/11

Naufrágio - Os pescadores das Caxinas da embarcação "Virgem do Sameiro" chegaram à sua terra num ambiente de profunda emoção!




«O regresso a casa de quem sobreviveu a 60 horas à deriva no mar


Mestre da embarcação “Virgem do Sameiro” vai explicar o que aconteceu na próxima terça-feira.


Os relógios marcavam dez da noite quando o autocarro com três dos pescadores e alguns familiares chegou ao bairro das Caxinas, em Vila do Conde.


Os pescadores chegaram à sua terra num ambiente de profunda emoção. À sua espera estavam centenas de pessoas que aguardaram durante várias horas ao frio na rua para celebrar um final feliz pouco comum numa situação de naufrágio.


À saída do autocarro numa atmosfera de grande euforia, um dos sobreviventes, agora em casa, demonstrava a sua felicidade:
“Estou feliz, muito feliz!”


Antes, cerca das 20h30 haviam regressado em viatura particular o mestre da embarcação “Virgem do Sameiro” e outro dos sobreviventes.


O mestre da embarcação remeteu-se naturalmente ao silêncio, retomando o contacto com a família. No entanto o presidente da “Associação Pró Maior Segurança dos Homens do Mar”, José Festas, garantiu ser favorável o seu estado de saúde.


Em declarações à Renascença, José Festas, que reivindica a rápida introdução de dispositivos de localização nas embarcações de pesca artesanal, garante para breve contactos com as autoridades nesse sentido.


Por outro lado elogia e agradece o papel das forças armadas no resgate dos seis pescadores.


Na recepção aos sobreviventes, esteve nas ruas das Caxinas o presidente da Câmara de Vila do Conde, Mário Almeida, que também fez um apelo às autoridades para a rápida adopção de medidas para garantir segurança deste tipo de embarcações.


O autarca garante acompanhamento específico para os seis pescadores e, em declarações à Renascença, revelou as informações recolhidas sobre as circunstancias do naufrágio.


Está marcada para a próxima terça-feira uma conferência de imprensa onde o mestre da embarcação vai explicar o que aconteceu. O presidente da Câmara de Vila do Conde já esteve reunido com o mestre da embarcação e revela que ele “está muito bem, foi um homem de grande coragem”. Segundo o autarca “as últimas 12 horas foram de facto terríveis. Ele (o mestre da embarcação) diz que não sobreviviam mais uma noite”.


Já sobre o único pescador que ainda ficou internado, o mestre de embarcação relatou ao presidente da Câmara de Vila do Conde que estava “mesmo mal, teve uma descompensação mental” e um outro “que tinha estado doente 15 dias também esteve mal”.


Sobre o que aconteceu, o autarca Mário Almeida relata que o mestre de embarcação era o único que estava acordado, “estava de vigia e que, quando reparou, tinha a casa de máquinas já alagada, viu que não havia nada a fazer, lançou a balsa e dez minutos depois o barco estava a mergulhar definitivamente”.» in http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=41379

Caxinas regozija com resgate de pescadores

PESCADORES RESGATADOS EM ALTO MAR RECEBIDOS EM FESTA

Militar da Força Aérea descreve operação de resgate

Pescadores foram encontrados com sinais de hipotermia

Recuperadores resgatam do mar seis pescadores com vida

Seis pescadores salvos depois de quase 60 horas à deriva no mar

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover