09/12/11

Museu de Arte Antiga - A partir de amanhã estará em exibição o presépio que pertenceu ao Convento de Santa Teresa de Jesus em Carnide!



«Cenas da vida de Cristo a 3D [vídeo]


O Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) sofre por estar longe do centro de Lisboa e não ter as comodidades de um jovem museu com parking, ou seja, não é tão visitado como merece. Um inconveniente que deve ser vencido nesta altura natalícia em que faz ainda mais sentido uma deslocação às Janelas Verdes.


A partir de amanhã estará em exibição o presépio que pertenceu ao Convento de Santa Teresa de Jesus em Carnide. Aquilo que se poderá ver é a reconstituição do que terá sido 'um dos mais enigmáticos presépios portugueses'. O conjunto exposto resulta de um restauro, agora terminado, feito com as técnicas mais avançadas, e é a primeira vez que as figuras do barrista António Ferreira se encontram desde que entraram para o MNAA, em 1915.


Outro motivo para entrar no MNAA é a exposição Cuerpos de Dolor– A Imagem do Sagrado na Escultura Espanhola, que ostenta (e ostenta de uma forma bastante actual, uma vez que segue os princípios de mostrar sem atafulhar) o melhor das colecções do Museu Nacional de Escultura de Valhadolid (conhecido como 'o Prado da escultura').


Até 25 de Março, estarão em Lisboa obras-primas de mestres da escultura como Juan de Juni, Alonso Berruguete, Gregorio Fernández e Alonso Cano, entre outros. E vale a pena ver estes mártires, virgens e Cristos que desafiam para um leigo ou um não crente a ideia que se fazia da escultura sacra como obra de mera repetição de um cânone. É muitíssimo melhor e mais tocante que isso.


telma.miguel@sol.pt» in http://sol.sapo.pt/inicio/Cultura/Interior.aspx?content_id=35872


(Presépio antiquíssimo em exposição)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover