27/12/11

F.C. do Porto - O ano de 2011 consagrou um dos melhores FC Porto dos últimos anos, com a equipa de futebol dos "dragões" a conquistar quatro de seis troféus possíveis, embora tenha sido o Benfica quem disputou mais jogos!

Glória azul e branca em 2011

«Glória azul e branca em 2011


A primeira metade do ano foi coroada de êxito ainda com André Villas-Boas ao comando dos dragões, mas Vítor Pereira também venceu um dos quatro troféus alcançados no ano que agora termina.


O ano de 2011 consagrou um dos melhores FC Porto dos últimos anos, com a equipa de futebol dos "dragões" a conquistar quatro de seis troféus possíveis, embora tenha sido o Benfica quem disputou mais jogos.


Os “números” do FC Porto no ano civil sustentam quatro importantes conquistas, três ainda na primeira metade do ano e sob o comando de André Villas-Boas – Liga, Liga Europa e Taça de Portugal – e um já com Vítor Pereira – a Supertaça Cândido de Oliveira.
Com 56 jogos realizados, foi na primeira metade do ano que os “azuis e brancos” melhores prestações tiveram, falhando apenas na “secundária” Taça da Liga, uma vez mais conquistada pelo Benfica, no seu único triunfo no ano, e na Supertaça Europeia, já em Agosto, com o campeão europeu FC Barcelona.


Foi também a equipa portista, sobretudo face aos resultados do primeiro semestre, que mais golos (129) e mais vitórias obteve (41), ainda que tenha disputado menos três jogos do que o rival Benfica (que entrou em campo 59 vezes).


Os “dragões” conseguiram em 2011 uma média 2,30 golos por jogo, em contraponto com o Benfica, que ficou pouco acima dos dois golos por jogo (2,06), com menos marcados no global (122) em mais jogos (59).


O crescimento do Benfica em relação ao número de jogos realizados no ano anterior assenta sobretudo na prolongada campanha na Liga Europa (oito jogos), em que foi eliminado nas meias-finais pelo Sporting Braga, e nos 10 encontros que fez na “Champions” (quatro nas eliminatórias e seis na fase de grupos).


O ano mostrou também que FC Porto e Benfica voltaram a ser os clubes com mais minutos nas pernas, mas também os únicos capazes de superar, à semelhança do último ano, a barreira centenária de golos.
Sporting e Sporting de Braga, sem títulos em 2011, realizaram menos jogos: os “leões” com um registo mais fraco (47 contra 53 em 2010) e os bracarenses com uma subida (de 47 para 51), num ano em que foram à sua primeira final europeia (derrota na Liga Europa com o FC Porto, por 1-0, em Dublin).


Nas médias, as duas equipas também ficam a uma realidade distante de FC Porto e Benfica. O Sporting com uma média de 1,6 golos por jogo (77 em 47 jogos) e o Sporting de Braga ligeiramente abaixo, com 1,4 (76 em 51 jogos).


Das quatro equipas que terminaram a última época nas quatro primeiras posições, o Sporting é, porém, neste segundo semestre, aquela que ainda está em todas as frentes da nova época desportiva, iniciada entre julho e agosto.


FC Porto, Benfica e Sporting de Braga já foram eliminados da Taça de Portugal, enquanto os “leões”, que contrataram o treinador Domingos Paciência e foram buscar jogadores que trouxeram mais-valias à equipa, continuam em prova.


Em contraponto com o FC Porto, com uma segunda metade de ano mais oscilante (ainda que seja líder na Liga, a par do Benfica), o Sporting mostrou dois rostos diferentes em 2011, com uma clara reabilitação na segunda metade.


Mas no conjunto dos números de uma época e outra, no que à Liga diz respeito (16 jogos em 2010/11 e 13 em 2011/12), o FC Porto, o campeão em título, é o único que ainda não conheceu a derrota, com um registo de 25 vitórias e apenas quatro empates (três dos quais já na nova temporada).» in http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2011/12/27/gl_ria_azul_e_branca_em_2011.html

(FC Porto 2010/2011 - A Época Inesquecível)
(FC Porto 10/11 - A Época Perfeita)
(Festa do Campeão Nacional (FCP) no Estádio da Escuridão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover