26/12/11

Desporto Ciclismo - Aos 79 anos, desaparece o antigo ciclista, diretor-desportivo e selecionador nacional Emídio Pinto, conhecido como a "Velha Raposa"!

Morreu Emídio Pinto, a Velha Raposa

«Morreu Emídio Pinto, a "Velha Raposa"


Aos 79 anos, desaparece o antigo ciclista, diretor-desportivo e selecionador nacional Emídio Pinto, conhecido como a "Velha Raposa".


A informação foi avançada pela Federação Portuguesa de Ciclismo (UVP-FPC). Emídio Pinto, a "Velha Raposa", morreu na noite de Natal aos 79 anos, vítima de falha c cardíaca.


Emídio Pinto, que praticou ciclismo nas décadas de 1940 e 1950, mas destacou-se como diretor-desportivo de equipas entre as décadas de 1960 e de 2000, com alguns interregnos, foi vitimado por morte súbita na noite de Consoada no Candal, em Vila Nova de Gaia, de onde era natural.


"A sabedoria com que abordava as corridas e as táticas que lhe valeram inúmeros triunfos deram-lhe a alcunha de 'Velha Raposa'", recorda da UVP-FPC em comunicado.


Como diretor-desportivo venceu a Volta a Portugal por cinco vezes, além de ter conseguido outros três triunfos como diretor-desportivo adjunto, e orientou a equipa do Sporting que participou na Volta a França de 1984, na qual Paulo Ferreira ganhou uma etapa.


Além do Sporting, também treinou as equipas do FC Porto, o clube do qual era adepto, Coimbrões, Louletano, Feirense, Canidelo, Canelas e Loulé, tendo ainda sido selecionador nacional.


No final da carreira foi adjunto de José Santos na equipa Madeinox-Boavista e, num dos intervalos da atividade como técnico, foi motorista das organizações de ciclismo do Jornal de Notícias, factos que a UVP-FPC afirma serem demonstrativos da sua "grande humildade".


A Federação Portuguesa de Ciclismo associa-se a este momento com "imenso pesar", endereçando as mais sentidas condolências à família enlutada", acrescenta o comunicado. » in http://www.rtp.pt/noticias/?t=Morreu-Emidio-Pinto-a-Velha-Raposa.rtp&article=512836&layout=55&visual=16&tm=46
-----------------------------------------------------------------------------------
O Ciclismo Português está infinitamente mais pobre... sem a "Velha Raposa".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover