09/12/11

Ambiente e Ecologia - Uma investigação levada a cabo na Holanda revela que ao longo das últimas décadas a proporção entre joaninhas pretas com pintas vermelhas – joaninhas vermelhas com pintas pretas alterou-se, acompanhando o aumento da temperatura atmosférica, como forma de adaptação da espécie!




«Estudo: Alterações Climáticas estão na origem da “mudança de cor” das joaninhas


Uma investigação levada a cabo na Holanda revela que ao longo das últimas décadas a proporção entre joaninhas pretas com pintas vermelhas – joaninhas vermelhas com pintas pretas alterou-se, acompanhando o aumento da temperatura atmosférica, como forma de adaptação da espécie.


Foi recentemente publicado na revista Heredity um estudo que dá a conhecer um novo caso de uma espécie que sofreu alterações morfológicas em resposta ao Aquecimento Global.


Com efeito, a investigação, levada a cabo por biólogos holandeses, revelou que a proporção dos duas formas de joaninhas de duas pintas (Adalia bipunctata) - vermelha com pintas pretas (não-melânica) e preta com pintas vermelhas (melânica) - , sofreu uma modificação significativa entre 1980 e 2004.


Quando, em 1980, os investigadores começaram o estudo, cerca de 10% das joaninhas da costa eram melânicas, sendo que no interior esse valor subia para 60%, o que significa que existia um gradiente nas proporções das duas formas à medida que nos afastávamos da costa.


No entanto, em 2004, tanto a população na zona costeira como na zona mais interior era constituída por 20% de joaninhas melânicas, acompanhando um aumento da temperatura que tornou a zona do interior mais semelhante à costeira.


Os autores consideram que estes resultados, numa espécie que apresenta “melanismo térmico” – as formas melânicas são mais características de zonas mais frias, porque a sua coloração predominantemente escura lhes permite sobreviver ao conseguirem absorver mais radiação - evidenciam um exemplo claro de uma resposta genética rápida às Alterações Climáticas e à seleção populacional.


*Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico*


Fonte: www.nature.com» in http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=47206&bl=1


(Greenpeace Brasil - Mudanças do clima, mudanças de vidas)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover