12/12/11

Amarante - O presidente da Câmara Municipal de Amarante, Armindo Abreu, participou, enquanto Presidente da Associação de Municípios do Baixo Tâmega, na cerimónia de contratualização do Plano de Promoção Cultural e Turística da Rota do Românico!

Sample Image


«Amarante na Rota do Românico


O presidente da Câmara Municipal de Amarante, Armindo Abreu, participou, enquanto Presidente da Associação de Municípios do Baixo Tâmega, na cerimónia de contratualização do Plano de Promoção Cultural e Turística da Rota do Românico, que teve lugar a 7 de Dezembro na Torre de Vilar, em Lousada.


O contrato foi assinado por Mário Rui da Silva, por parte da autoridade de gestão do “ON.2 – O Novo Norte” (Programa Operacional Regional do Norte) e por Alberto Santos, em representação da Associação de Municípios do Vale do Sousa. O investimento para a concretização do programa de promoção e dinamização cultural e turística da Rota do Românico é de 3,4 milhões de euros.


Com uma comparticipação comunitária garantida pelo ON.2 no valor de 2,7 milhões, este projecto visa a afirmação da Rota do Românico enquanto destino de turismo cultural e patrimonial de excelência, através do reforço da oferta das suas actividades e da promoção externa. Entre as acções previstas estão a produção de conteúdos e suportes informativos e promocionais, da Web e multimédia e a definição de um programa de animação turística e cultural.


A Rota do Românico do Vale do Sousa constitui um dos programas de valorização de economias locais da Região do Norte viabilizados pelo ON.2, podendo contabilizar um apoio comunitário global, no conjunto de oito projectos, correspondente a 8 milhões de euros, para um investimento que deverá ascender a 11 milhões.


Este apoio do ON 2 representa a continuidade da aposta na Rota do Românico e na consequente criação e organização de uma nova oferta turística na Região Norte, no segmento do touring cultural, que visa tornar sustentável a preservação do património românico do Tâmega e Sousa, gerando fluxos turísticos, novos negócios e emprego.


A Rota integra 57 monumentos do património românico regional, entre mosteiros, igrejas, torres, pontes e memoriais, e recebeu o galardão “Norte Civitas”, nos prémios NOVO NORTE 2010.


O município de Amarante contribui com 10 exemplares para a Rota do Românico: três mosteiros, seis igrejas e uma ponte.» in http://www.cyberjornal.net/index.php?option=com_content&task=view&id=15438&Itemid=30

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover