20/10/11

Turismo - A cantora brasileira Fafá de Belém recebeu na quarta-feira, no Rio de Janeiro, a medalha de mérito turístico pelo seu trabalho espontâneo de divulgação e promoção de Portugal como destino turístico no Brasil e no mundo!




«Brasil: Cantora Fafá de Belém recebe medalha de mérito turístico de Portugal


A cantora brasileira Fafá de Belém recebeu na quarta-feira, no Rio de Janeiro, a medalha de mérito turístico pelo seu trabalho espontâneo de divulgação e promoção de Portugal como destino turístico no Brasil e no mundo.

"É uma homenagem muito merecida. A nossa intenção é que a cada vez mais brasileiros descubram Portugal e, para isso, a Fafá é nossa melhor embaixadora. Só consegue explicar e convencer os outros a irem a Portugal quem conhece e quem gosta de Portugal, como ela", afirmou à Agência Lusa a secretária de Turismo, Cecília Meireles.
A medalha foi entregue à cantora pelas mãos da secretária Cecília Meireles, durante cerimónia realizada no Palácio São Clemente, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro.
Muito emocionada, a cantora não conteve as lágrimas e chorou em diversos momentos da homenagem, a relembrar sua relação de carinho e afeto com o país, terra natal dos seus pais.
"Eu me chamo Maria de Fátima por causa de uma promessa que uma tia fez quando meu pai, ainda criança, estava muito doente. Ele chegou a receber a extrema-unção, estava desacreditado, e esta tia prometeu que, se ele sobrevivesse, a primeira filha se chamaria Fátima", contou a cantora, uma das grandes defensoras da campanha "Está na hora de você descobrir Portugal", promovida pela secretaria de Turismo portuguesa.
De acordo com a artista, a primeira vez que esteve em Portugal foi muito marcante porque ela reconheceu no país as suas origens.
Ao ser questionada quantas vezes já havia estado em Portugal, Fafá de Belém deu uma de suas míticas gargalhadas, a acrescentar que já havia perdido a conta há muito tempo.
"Portugal é isso, é o mar que nos separa, mas nos une, é o idioma que é o mesmo, mas não é, é o sentimento, é uma saudade, é a emoção que ninguém tem vergonha de demonstrar. É a nossa alma, que é uma só", disse, em lágrimas, durante o discurso.
Segundo o vice-presidente de Turismo de Portugal, Frederico Costa, o número de turistas brasileiros em Portugal aumentou uma média de 25 por cento ao ano, nos últimos quatro anos.
"A estimativa é que até o final de 2011, 400 mil brasileiros tenham passado por Portugal para fins turísticos", acrescentou Costa.
A medalha de mérito turístico é conferida a personalidades ou entidades que tenham ajudado a promover Portugal como turismo pelo mundo.
Entre as outras personalidades que também receberam a distinção este ano estão o treinador do Real Madrid, José Mourinho, o surfista Tiago Pires, e o economista Ernâni Lopes, a título póstumo.

Fafá De Belém - "Amor Cigano"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover