05/10/11

Amarante - O Fotografo Eduardo Pinto tinha mesmo o prazer de fotografar, ele buscava a essência do sentimento, numa simples fotografia!



«O prazer de fotografar na Biblioteca Municipal de Ovar

Eduardo da Costa Teixeira Pinto nasceu em Amarante, em 1933, e começou a tirar as suas primeiras fotografias profissionais em 1950, tornando-se expositor desde 1953 em vários salões de fotografia nos cinco continentes.

Foi membro ativo de diversas comunidades de fotógrafos, nomeadamente, da «Associação Fotográfica do Porto», do «Grupo Câmara» (Coimbra) e da «Associação Fotográfica do Sul» (Évora).
A sua vasta obra, dotada de um olhar poético sobre a realidade, fez de si um dos melhores e mais galardoados fotógrafos portugueses do século XX com fotografias que abordam diversos temas, com destaque para a Natureza e a figura humana, que tão bem soube conciliar.
Com fotografias como «Rodopio», «Igreja de S. Gonçalo», «De Regresso», «Tema de Pintores», «Matinal» e «Quietude», entre outras, obteve inúmeros prémios em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente, o Grande Prémio Camões (1960), na época, uma das mais altas distinções a nível nacional.
Falecido em Janeiro de 2009, Eduardo Teixeira Pinto deixou um espólio fotográfico de valor incalculável sendo vontade da família promover a  sua divulgação através desta exposição itinerante. Com o mesmo objectivo, foi publicado um livro, em Dezembro de 2010, designado Eduardo Teixeira Pinto – a poética da imagem, numa edição com o patrocínio total da empresa Mota Engil, no qual constam cerca 230 fotografias da sua autoria agrupadas por temáticas: O RioA Nossa TerraA Nossa Gente, As Festas e Outros Olhares.

Esta exposição, que integra uma selecção de 38 fotografias, premiadas a nível nacional e internacional, esteve já patente em diversos locais, nomeadamente, nas Bibliotecas Municipais Almeida Garrett, no Porto, na de Amarante; Penafiel; Lousada; Valongo; Maia; Santo Tirso; Espinho; Famalicão; Gondomar; Matosinhos; Valença; Vila do Conde; Barcelos; Celorico de Basto e Cascais. Esteve ainda patente na UNICEPE, Porto; na Associação de Fotógrafos Profissionais de Caldas da Rainha; na Câmara Municipal de Paredes; na Casa da Cultura da Trofa; no Posto de Turismo da Póvoa de Varzim e no Museu D. Diogo de Sousa, em Braga.
Entretanto, além desta passagem pela Biblioteca Municipal de Ovar, entre 30 de Setembro e 29 de Outubro de 2011, estão já agendadas várias exposições noutros locais pelo país fora, no decurso do ano de 2012.» in 
O prazer de fotografar na Biblioteca Municipal de Ovar
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
O Sr. Eduardo Pinto foi um Poeta da Imagem em Amarante e no Mundo, que muito honra os amarantinos e a cidade de Amarante; em vida, deveria ter sido mais homenageado, pois uma homem que fez da fotografia uma missão, quase que uma obrigação artística, merecia muito mais; mesmo muito mais!

São fotografias como esta, que não simples fotografias, são documentos fotográficos que nos interpelam o mais fundo do nosso sentimento de 'amarantinidade'!


6 comentários:

  1. Um mestre da fotografia.Aurora Gomes

    ResponderEliminar
  2. É verdade, Aurora. O Sr. Eduardo Pinto era mesmo um Mestre na Fotografia!

    ResponderEliminar
  3. Amarante deve muito muito ao Eduardo Teixeira Pinto ,levou o nome da sua terra aos quatro cantos do mundo.O seu espolio deve ser preservado para as futuras gerações. Carlos Azevedo

    ResponderEliminar
  4. Concordo em absoluto, caro Carlos Azevedo!

    ResponderEliminar
  5. Eduardo Teixeira Pinto foi um artesão de imagens,"Um" dos grandes do nosso País. António Silva.

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover