05/10/11

F.C. do Porto Basquetebol - F.C. do Porto Ferpinta 76 vs CAB Madeira 62 - Dragões conquistam a sua quinta Supertaça Nacional de Basquetebol!

«"MANITA" DE MONCHO NA QUINTA SUPERTAÇA


A quinta Supertaça do FC Porto Ferpinta, erguida ao princípio da noite de quarta-feira, em Vagos, depois de uma vitória esclarecedora (76-62) sobre o CAB Madeira, é também o quinto troféu somado por Moncho López na qualidade de treinador dos Dragões, dado que permite ao técnico espanhol completar a "manita" em pouco mais de dois anos, período em que ganhou todas as competições nacionais.


O domínio portista, uma constante do jogo, começou a ganhar forma desde os minutos iniciais, com a lógica da “mão cheia” a manter-se nos cinco pontos de vantagem registados ao final do primeiro período, que os azuis e brancos fecharam com um parcial favorável de 9-0, recuperando aí o comando do marcador para não mais o ceder.


Com o desgaste acumulado de dois jogos disputados em menos de 24 horas, que resultaram na qualificação para as meias-finais do Troféu António Pratas (competição a que o CAB preferiu faltar), e um intervalo de apenas dois dias para preparar a Supertaça, Moncho López descobriu na rotação do plantel a fórmula para manter os mesmos índices físicos, num processo que inflacionou a vantagem para 11 pontos e do qual não pode ser dissociada a super-defesa que permitiu apenas a conversão de 9 pontos ao adversário durante o segundo período.


Na segunda parte, os Dragões geriram esforço e superioridade, que chegou a superar as duas dezenas no último quarto, com Miguel Miranda (16 pontos e 10 ressaltos) e Greg Stempin (20 pontos e 13 ressaltos) a comporem dois “duplos-duplos” e a distinguirem-se como os melhores da partida, com ligeira vantagem para o português, eleito MVP por meio ponto percentual (26.5).


No final da partida, já depois de ter tocado o quinto troféu conquistado em pouco mais de dois anos (Taça da Liga, Taça de Portugal, Troféu António Pratas, Campeonato da Liga e Supertaça), Moncho López fez questão de alargar o êxito e o mérito ao plantel que dirige e, inclusive, à formação portista. “Este grupo de trabalho já tem todas as provas nacionais conquistadas, mas a verdade é que estamos no FC Porto, o que transforma esse feito em algo normal”, observou o técnico galego, que acrescentou: “É um prémio que dedico também aos treinadores da formação, porque hoje tive a oportunidade de colocar o Miguel Maria a jogar e isso também é fruto do trabalho deles”.


Miguel Miranda, o MVP da partida, sublinhou a importância de “começar a ganhar”, facto capaz de “transmitir ainda mais motivação para o trabalho diário”, até porque, conforme reconhece o extremo/poste, “era importante conquistar o primeiro objectivo da época”.


FICHA DE JOGO


Supertaça 2011/12
5 de Outubro de 2011
Pavilhão Municipal de Vagos


FC PORTO FERPINTA (76): Reggie Jackson (6), Carlos Andrade (11), João Santos (5), Miguel Miranda (16) e Greg Stempin (20); Diogo Correira (5), André Boavida (0), David Gomes (2), Anthony Hill (2), Miguel Maria (1), José Costa (8), Nuno Marçal (0)
Treinador: Moncho López


CAB MADEIRA (62): Austin Kenon (13), Jaime Silva (15), Jarvis Gunter (6), Shawn Jackson (11) e Jorge Coelho (7); Jorge Freitas (0), Mário Fernandes (8), João Ferreirinho (0), Barry Shetzer (2)
Treinador: João Freitas


Ao intervalo: 35-24
Por períodos: 20-15, 15-9, 20-20 e 21-18» in http://www.fcporto.pt/OutrasModalidades/Basquetebol/Noticias/noticiabasquetebol_basconquistasupertaca_051011_64328.asp

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover