16/08/11

Turismo em Portugal - Ecoturismo no Litoral Alentejano - A Serra de Grândola e a Lagoa de Santo André!


«Ecoturismo no Litoral Alentejano - A Serra de Grândola e a Lagoa de Santo André

A Serra de Grândola e a Lagoa de Sto André são áreas notáveis, pelo seu valor ecológico e paisagístico e pela forma tradicional como os seus recursos naturais têm vindo a ser explorados. Venha visitá-las connosco.
Numa época em que na Europa já não existem áreas naturais virgens, o conceito de região de interesse ecológico está intimamente ligado à relação sustentada que ao longo dos séculos as populações locais conseguiram manter com os recursos naturais existentes. Neste contexto, a interpretação da Natureza é sobretudo a analise da acção humana sobre o meio envolvente, que modificou irremediavelmente o habitat, mas que em alguns casos permitiu um reequilibro natural. Estes ecossistemas, resultado da adaptação da Natureza à acção humana, revestem-se hoje de grande interesse ecológico e antropológico e a sua correcta interpretação permitem a criação de actividades de Educação Ambiental e Ecoturismo.
A Serra de Grândola e a Lagoa de Santo André inscrevem-se claramente neste tipo de ecossistemas. A realização de percursos pedestres é uma forma de mostrar o valor ambiental destes ecossistemas do Litoral Alentejano. A serra e a lagoa, o montado e o sapal, a fauna e a flora, o Homem e os recursos naturais: temas para vir ver e viver ao vivo.
A SERRA DE GRÂNDOLA
A Serra de Grândola localiza-se no Alentejo Litoral, nos Concelhos de Santiago do Cacém e Grândola, com uma orientação Nordeste/Sudoeste e uma altitude máxima de 325 m. Surge como uma ilha de relevo por contraste com a planície envolvente, que devido à proximidade do mar cria condições ecológicas específicas.
O seu clima de influencia Atlântica, é mais moderado do que o do Alentejo Central, para o qual a serra constitui uma barreira à passagem das massas de ar carregadas de humidade que vêm do mar. Devido às diferenças de temperatura e precipitação, a vegetação da Serra de Grândola apresenta características próprias.
Toda a serra se encontra coberta de sobreiros, que há muito representam a principal fonte de rendimento local. Densos Sobreirais estendem-se por vales e encostas, sob os quais se desenvolve um matagal mediterrânico riquíssimo, onde aparecem medronheiros (Arbutus unedo), aroeiras (Pistacia lentiscus), pereiras bravas (Pyrus bourgeana), roseiras bravas (Rosasp.), gilbardeiras (Ruscus aculeatus), entre outros. De destacar o aparecimento do Carvalho-português (Quercus faginea) junto às linhas de água, o que revela a influência Atlântica no clima. Aqui desenvolve-se uma densa vegetação ripícola, habitat de diversas espécies de aves e mamíferos. A lontra (Lutra lutra) é o residente de honra.» in 
http://www.naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=10&cid=39476&bl=1

(Igreja da Penha, Serra de Grândola)

(Lagoa de Santo André)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover