24/08/11

Turismo - A Casa das Histórias Paula Rego e os museus de Serralves, Belmonte e Caramulo foram incluídos num roteiro sobre Portugal na edição online do jornal britânico The Daily Telegraph!

«Museus: Casa das Histórias e Serralves em roteiro de jornal britânico


A Casa das Histórias Paula Rego e os museus de Serralves, Belmonte e Caramulo foram incluídos num roteiro sobre Portugal na edição online do jornal britânico The Daily Telegraph, que destaca ainda Coimbra e Évora como cidades de interesse cultural.


No roteiro sobre viagens dedicado ao país surgem em destaque como "melhores pequenos museus" a Casa das Histórias, em Cascais, dedicada à obra dae Paula Rego, pintora mundialmente conhecida, referindo que o edifício foi desenhado pelo arquiteto Eduardo Souto de Moura, vencedor, este ano, do Prémio Pritzker.
Também sobre o Museu da Fundação de Serralves, no Porto, é feita referência ao "impressionante edifício" desenhado por Álvaro Siza Vieira, outro premiado com o Pritzker.
O roteiro destaca que o espaço acolhe exposições de arte contemporânea com obras de importantes criadores portugueses e estrangeiros, e aponta a mostra atual "Off the Wall", que estará patente até 02 de outubro, com peças de artistas como Richard Serra, John Baldessari, Jenny Holzer, Bruce Nauman e Cindy Sherman.
O Museu de Belmonte, na região da Guarda, é outro espaço cultural em destaque no roteiro, descrito como um ponto importante para conhecer a história das várias gerações de famílias judaicas que conseguiram manter as tradições religiosas em segredo durante centenas de anos, apesar da perseguição de que foram alvo.
Entre os quatro museus destacados pelo roteiro surge ainda o do Caramulo, próximo de Coimbra, descrito como um espaço museológico "dois em um": por um lado, a coleção de 65 automóveis e motociclos, e por outro, a coleção de cerâmica chinesa, tapeçaria do século XVI, e obras de artistas como Léger e Picasso.
O roteiro cultural do The Daily Telegraph destaca ainda Coimbra como "uma cidade portuguesa com um passado glorioso, uma alma poética e um estilo musical único", referindo-se à histórica universidade, fundada em 1290, e ao fado tradicional.
Outra cidade portuguesa em destaque é Évora, no Alentejo, com as "gloriosas igrejas, conventos e palácios que foram noutros tempos residência de reis portugueses".
A universidade, criada em 1559, "as ruas labirínticas e portas Liliputianas lembram sucessivas culturas grandiosas" que passaram pela cidade, descreve a reportagem.
@Lusa» in http://noticias.sapo.pt/info/artigo/1179785.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover