15/08/11

Tecnologia - GPS ajuda a calcular altura exacta da montanha mais alta do Mundo, o Everest!



«Quanto mede o Everest? GPS ajuda a calcular altura exacta


Montanha recebeu o nome em honra a George Everest, um antigo topógrafo da Índia. Mas para os nepaleses ela chama-se Sagarmatha ("maior do que os céus"), enquanto os tibetanos se referem a ela como Chomolongma ("deusa mãe da Terra").


O Nepal prepara-se para medir a altura do Everest com a técnica de GPS, para dissipar definitivamente qualquer dúvida sobre a altura real da montanha mais alta do mundo.


A medida mais aceite, estabelecida em 1954 pelo topógrafo indiano B.L. Gulatee, é de 8.848 metros, mas esta marca foi rectificada em 1975, quando o Nepal e a China estabeleceram a sua fronteira comum - que passa pelo Everest - e fixaram a altura do pico em 8.848,13 metros. No entanto, nos últimos anos surgiram dúvidas sobre a sua verdadeira altura, em resultado de novos cálculos.


As autoridades nepalesas consideram que os metros de neve no cume devem ser acrescentados à medida oficial do pico, mas os chineses defendem que apenas deve ser contabilizada a superfície rochosa.


No âmbito do projecto, o Governo pretende estabelecer, até Julho de 2012, pelo método de nivelamento a partir da água do ar, a altura de três marcos de referência no sul da montanha. Depois desta fase, alpinistas deverão subir ao Everest para fazer medições com GPS até ao topo.


Os topógrafos também vão ter em consideração que a altitude da cordilheira dos Himalaias aumenta todos os anos uns quatro milímetros, devido ao movimento das placas tectónicas.


A montanha recebeu o nome de Evereste em honra a George Everest, um antigo topógrafo da Índia administrada pelo Império Britânico. Para os nepaleses ela chama-se desde 1960 Sagarmatha, que literalmente significa "maior do que os céus", enquanto que os tibetanos já se referiam a ela como Chomolongma ("deusa mãe da Terra") ainda antes de ele ser baptizado como Everest.» in http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=93&did=168682
Highest Mountain
(Top 10 Highest Mountains)

Virtual conquest of a summit - (Mount Everest in 3D)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover