26/08/11

Supertaça Europeia: Barcelona 2 vs F.C. do Porto 0 -Catalães merecem a Supertaça europeia, são uma equipa fantástica!



«BRAVOS MAS SEM SORTE

A Supertaça Europeia escapou, mas a imagem de um FC Porto bravo, capaz de jogar olhos nos olhos com o Barcelona, ficou gravada no Mónaco, num palco onde a sorte também não o costuma acompanhar. Os Dragões perderam (2-0), mas também impressionaram. Sobretudo até ao momento de azar que precipitou a derrota, a mesma que deveria ter sido evitada da marca de penalty.

Mais do que destemida, a abordagem do FC Porto ao jogo justificou, desde cedo, outros adjectivos. Nela havia estratégia, num plano assumidamente arrojado e inteligente, capaz de condicionar o adversário, reputado como o melhor do Mundo, logo na génese de todos os movimentos de ataque.

O campeão português entrou a pressionar “alto”, gerando o embaraço criativo do opositor e atrasos frequentes para Valdés, a cada vez que o privava de tempo e espaço para pensar e executar. O Barcelona dispunha de mais posse de bola, mas a sua presença no meio-campo portista era diminuta.

Os efeitos da trama portista não se esgotavam no plano defensivo, tinham mais implicações. Permitia aos azuis e brancos criar as melhores situações de golo, com Hulk e João Moutinho a fazerem de Valdés o melhor em campo, antes de um lance infeliz de Guarín mudar definitivamente o jogo.

Já com o intervalo por perto, um atraso do colombiano isolou Messi, que, só com Helton pela frente, fez o primeiro golo dos catalães. Só a partir daí o Barcelona foi igual a si próprio e, ainda assim, incapaz de travar a resposta portista, que obrigou Valdés a novos episódios de brilho. E, para o fazer, contou ainda com a simpatia do árbitro holandês e de dois dos seus assistentes, que não tiveram a coragem de sancionar o óbvio: um derrube de Abidal a Guarín, com o resultado ainda em 1-0. O segundo golo dos espanhóis, apontado por Fàbregas, aconteceu já com o FC Porto reduzido a dez unidades.

FICHA DE JOGO

Supertaça Europeia 2011
26 de Agosto de 2011
Stade Louis II, no Mónaco
Assistência: 18.048 espectadores

Árbitro: Bjorn Kuipers (Holanda)
Assistentes: Erwin Zeinstra e Berry Simons
Assistentes adicionais: Richard Liesveld e Danny Desmond Makkelie
Quarto árbitro: Bas Nijhuis

BARCELONA: Valdés; Dani Alves, Mascherano, Abidal e Adriano; Keita, Xavi e Iniesta; Messi, Pedro e Villa
Substituições: Villa por Alexis (61m), Adriano por Busquets (63m) e Pedro por Fàbregas (80m)
Não utilizados: Olazábal, Alcântara, Fontàs e Jonathan
Treinador: Josep Guardiola

FC PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Fucile; Souza, Guarín e João Moutinho; Hulk, Kléber e Cristian Rodríguez
Substituições: Cristian Rodríguez por Varela (69m), Kléber por Belluschi (77m) e Souza por Fernando (77m)
Não utilizados: Bracali, Maicon, Djalma e Defour
Treinador: Vítor Pereira

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Messi (39m) e Fàbregas (87m)
Disciplina: cartão amarelo a Cristian Rodríguez (30m), Iniesta (51m), Rolando (65 e 85m), Guarín (82 e 90m); cartão vermelho a Rolando (85m) e Guarín (90m)» in 
http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_futfcpbarcelonacro_260811_63557.asp



«São 11 contra 11 e no final ganha o Barcelona

À terceira é de vez! É o que costumam dizer, mas desta vez a história não quis nada com o FC Porto que perdeu a sua terceira Supertaça Europeia consecutiva.
O FC Porto não conseguiu impor-se, esta sexta-feira, no Mónaco, perdendo por 2-0 ante o Barcelona. Messi e Fàbregas marcaram os golos do encontro e a equipa catalã leva o seu quarto troféu para o museu do Camp Nou. FC Porto deixa escapar a sua terceira oportunidade consecutiva, depois de 2003, 2004 e esta noite.
O FC Porto começou muito bem o desafio no Mónaco, debaixo de uns 27º graus, exercendo muita pressão sobre os catalães. Os comandados de Vítor Pereira estiveram arrojados no ataque e competentes na defesa.
Os remates de João Moutinho (6’) e Hulk (11’) ainda assustaram a baliza de Valdés mas não passaram disso, um susto que serviu para os cerca de 6 mil adeptos portistas presentes no Estádio Louis II levarem as mãos à cabeça.
Com Cristian Rodriguez na equipa titular, o FC Porto mostrou algumas debilidades no corredor esquerdo do ataque, mas também não foi por isso que o FC Porto sofreu o primeiro golo.
Quando ninguém esperava, a cinco minutos do intervalo, Guarín, a meio-campo, faz um atraso de bola, não se sabe bem para quem, e Lionel Messi aproveitou a oferta do colombiano para fazer o primeiro golo do Barcelona, mas para isso teve ainda de fintar o guardião Helton, que fez o que pôde para travar o avançado argentino.
À saída para os balneários, os adeptos mostraram que não estavam zangados com o número 6 do FC Porto e ecoaram o seu nome à medida que ia entrando no túnel.
No segundo tempo, a equipa portuguesa entrou algo desconcentrada e desmotivada, até Hulk parecia não querer correr tanto como do costume. Valeram os remates perigosos de Cristian Rodríguez (51’) e Guarín (53’).
Em vantagem no Mónaco, o Barcelona começou a desenvolver o seu famoso “tiki-taka”, para irritar o adversário, e com sucesso, até porque a formação comandada por Vítor Pereira começou a perder fôlego.
Aos 78 minutos, os adeptos e jogadores do FC Porto ficaram a pedir penálti, por uma suposta falta sobre Guarín – que nesta altura ocupava a posição de ponta-de-lança no lugar de Kléber - na grande área catalã. Um lance que podia ter mudado o rumo da final.
A três minutos dos 90, Cesc Fàbregas, que saiu do banco de suplentes e que custou 29 milhões de euros ao Barcelona, fez o segundo para os catalães, após passe magistral de Messi, sentenciando o desafio. Mas ainda houve tempo para um descontrolado Guarín e Rolando serem expulsos.
Apito final no Estádio Louis II cheio, cerca de 18 mil espectadores, e foram os espanhóis a fazerem a festa no Principiado do Mónaco, deixando para o FC Porto um prémio de consolação já conquistado na época passada ao vencer quase tudo, mas nessa altura era André Villas-Boas o treinador.
Barcelona soma a sua quarta Supertaça Europeia, depois de ter conseguido em 1992, 1997 e 2009. FCF Porto deixa escapar o seu terceiro troféu do evento, que junta vencedor de Liga dos Campeões e Liga Europa de 2010/2011, pela terceira vez, tendo vencido apenas uma vez, em 1987.» in 
http://desporto.sapo.pt/futebol/liga_dos_campeoes/artigo/2011/08/26/s_o_11_contra_11_e_no_final_ganh.html

Barcelona vs Porto (2 - 0) - (Supercopa de Europa - Full Goals)
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Saímos derrotados, com a melhor equipa do Mundo, eles são excepcionais, nada a dizer, tudo certo! Como se vê também os árbitros de topo erram e foi uma grande penalidade grosseira aos 80 minutos que o árbitro perdoou ao Barcelona, que não precisa disso para vencer ao porto. Glória aos vencedores, honra aos vencidos! Os Dragões precisam de um ponta de lança, urgentemente! O Barcelona é o "Porto" de Espanha, por isso os admiro, com o declínio da ditadura Franquista, foram paulatinamente assumindo superioridade sobre o Real Madrid, da capital espanhola! Lá, tal como cá...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover