14/08/11

Selecção Nacional de Futebol Sub-20: Argentina 0 vs Portugal 0 (4-5 após marcação de g.p.) - Portugal eliminou a poderosa Argentina, com muito sofrimento e muito querer!

«É verdade, Portugal está nas meias-finais


Portugal enviou a Argentina para casa no Mundial Sub-20 depois de ter batido a equipa sul-americana nas grandes penalidades por 5-4. Guarda-redes Mika acabou por ser o herói deste jogo que não teve golos durante os 120 minutos de jogo.
Portugal surpreendeu a favorita Argentina e garantiu um lugar nas meias-finais do Campeonato do Mundo de sub-20 de futebol, após vencer a equipa sul-americana na marcação de grandes penalidades, com Mika a ser o herói nacional.
Após o 0-0 verificado no tempo regulamentar e no prolongamento, num jogo em que as duas equipas arriscaram pouco ou nada, Portugal esteve com um pé fora do Mundial, devido à falta de pontaria de Danilo e Roderick na marcação de penaltis, mas Mika e o poste da baliza garantiram a vitória lusa por 5-4.
Em Cartagena, o guarda-redes recentemente contratado pelo Benfica voltou a ser decisivo, desta vez na lotaria dos penaltis com duas defesas do outro mundo: a primeira a impedir a eliminação de Portugal e a segunda a garantir a passagem à próxima ronda.
A equipa treinada por Ilidio Vale, que viajou para a Colômbia sem grandes esperanças de chegar longe na prova, deixou pelo caminho a mais que favorita Argentina, seleção que tem um grande historial nos sub-20 e se sagrou campeã mundial por seis vezes.
Nas “meias”, a seleção nacional vai encontrar o vencedor do jogo entre França e Nigéria, que jogam ainda hoje.
Após a má imagem deixada frente à Guatemala nos quartos de final, nada fazia prever que Portugal tivesse arte e engenho para fazer frente à Argentina, mas acabou por surpreender e muito.
A equipa lusa, que venceu pela última vez o Mundial de sub-20 em 1991, com a denominada “geração de ouro”, subiu ao relvado do Estádio Olímpico Jaime Morón León muito bem estruturada, não dando espaço às principais figuras dos argentinos, principalmente por culpa de Danilo e Pele.
Os dois médios criaram uma barreira intransponível em frente à defensiva portuguesa e fecharam todos os caminhos para a baliza de Mika.
Na frente, Nelson Oliveira e Caetano foram incansáveis e o pequeno avançado do Paços de Ferreira protagonizou mesmo a melhor oportunidade de todo o encontro, ainda na primeira parte, e só não marcou devido a uma fantástica defesa do guarda-redes Andrada.
As duas equipas arriscaram pouco e só na segunda parte é que se voltou a assistir a novo lance de perigo, desta vez com Iturbe, jogador do FC Porto, a obrigar Mika a uma defesa de recurso.
Com o passar o tempo, mais parecia que as duas equipas tinham assinado um acordo de “cessar fogo”, tal era o receio de sofrer um golo, aliado ao crescente cansaço físico de muitos dos jogadores.
Só no prolongamento é que Rafael Lopes, que entretanto rendeu o esgotado Caetano, quase que marcou, com o guarda-redes da Argentina, a meias com o poste, a impedir o sucesso luso.
Sem golos em 120 minutos, a decisão da eliminatória teve que passar pela marcação de grandes penalidades, que acabaram por ser dramáticas.
A Argentina colocou-se a vencer por 3-1, depois de Danilo e Roderick terem falhado, mas o poste impediu que Gonzalez Pirez fosse herói dos sul-americanos, passado logo a vilão. Depois Mika entrou em cena.
O guarda-redes com nome de cantor defendeu o remate de Ruiz, que daria também a qualificação à Argentina, e depois fez a vida negra a Tagliafico, carimbando a passagem de Portugal às “meias”.» in http://desporto.sapo.pt/futebol/seleccao/artigo/2011/08/14/_verdade_protugal_est_nas_mei.html

Portugal vs Argentina Mundial Sub 20 - (Penaltys Quartos Final - 13/08/11)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover